Não continuas não. Ou estás com dificuldade em ler o que estou a a escrever de certeza.
A discrepância não era tão grande. O Barça do Pep é muito mais equipa que o Bayern do Pep, mais do que o Porto do AVB é em relação ao Porto do Lopetegui. Tu estás a falar da melhor equipa da história. Achas que podíamos competir com eles. Eu acho que não. A única amostra estatística que tens para provar isso foi um jogo em que perdemos 2-0 roubados. Na Supertaça Europeia. Se usas esse argumento, então também tens de admitir que o Shaktar e o Sevilla podem competir com o Barça de 2009 e Barça de 2015 respetivamente. Se acreditas nisso é problema teu. O que é certo é que o Shaktar vai-se ficando pelos oitavos, e o Sevilla ganha Ligas Europas (sempre com muito mérito) e fica em 5º na mesma competição em que o Barça fica em primeiro. Numa amostra larga, não numa amostra de um jogo.
Eu não estou a ver o futebol de uma forma matemática. Agora se me vens dizer que se o André Villas Boas e os jogadores se mantivessem, e que se jogássemos da mesma forma, teríamos hipótese de ganhar a Champions ou de competir contra aquele Barça e aquele Madrid, então cabe-te a ti apresentares algum argumento forte em favor disso. Porque estatisticamente falando, a razão está do meu lado evidentemente. Se me dizes que tínhamos equipa para ganhar a Liga Europa novamente? Sem dúvida. Para ser campeões novamente? Sem dúvida. Para passar aos quartos da Champions? Sem dúvida. Até podíamos passar às meias finais, mas mesmo isso era muito improvável.
Ainda bem que falas do Chelsea porque é a esse tipo de coisas que me refiro: podíamos ter um jogo feliz (como tivemos no Dragão vs Bayern), ou poderíamos ter um jogo em que o Barça remata 40 vezes à baliza, manda não sei quantas ao poste, falha um penalty. Poderia acontecer. Mas é muito improvável. O que acontece normalmente não é isso. Repara, mesmo o Atlético e o BVB, equipas bem superiores a esse Porto, não ganharam, e mesmo assim chegaram lá perto. E de resto? Tens o Chelsea que enfim, nem dos quartos merecia passar, e foi autenticamente bafejado pela sorte. Ganhou literalmente sem saber como. Depois eles dominam sempre.
Lol tu estás a comparar a prestação de jogadores na Liga BBVA e Champions, com a prestação de jogadores no Tugão e Liga Europa. Mas querias o quê? Que o Hulk não fosse melhor que o Pedro a jogar contra Tondelas? Mas ainda assim continuas a ignorar a minha questão: se são/eram tão bons, porque razão não estão nos clubes Top? Explica-me lá este facto (que é um facto). Porque razão o Di Maria fez Madrid, Utd., Psg, e o Hulk está no Zenit? E o Pedro, Barça-Chelsea? E atenção eu já disse que sou grande fã do Hulk e pagava-lhe 5M para ele voltar de olhos fechados.
Claro que não daria pulos de alegria, mas tu estás a ver o futebol como se fosse o Fifa em que trocas de jogadores e o rendimento colectivo é igual ou semelhante. O Falcão não calçava no Barça do Pep. Continuas a não me explicar como ia ser o Falcão titular. Tiravas o Messi? O Falcão ia jogar na linha como o Villa? E a carreira do Falcão empalidece um pouco quando comparada com a do Villa.
O que te custa a entender é que é muito diferente teres 8 jogos de elevado grau de dificuldade por ano, e por outro lado, teres para aí uns 16. E jogares contra rivais como o Naval, ou então contra o Sevilla. São pequenas diferenças. Mas o Falcão, nos 4 anos que esteve Porto e Pateti, esteve muito bem, é inegável, era um PDL Top. Continuava a não calçar no Barça. Calçava no Madrid, mas não sentava o Benzema para mim (eu não estou a falar no Higuain).
E acho piada dizeres que o Pinto da Costa não trocava. Não sei. Mas sabes qual é a diferença? É que o Porto não tinha capacidade financeira para contratar Pedros, Villas, etc. Mas o Madrid e Barça tinham capacidade financeira para contratar qualquer jogador do Porto, e não contrataram nenhum. Isso também não consegues explicar.