Mustaine disse:
Disseste que seríamos goleados. Mas, mesmo desfalcados, com os jogadores num estado psicológico impróprio, com um golo oferecido pelo Guarín, terminando o jogo com 9 elementos e roubadinhos por um artista no papel de árbitro, perdemos 2-0.
É óbvio que conseguiríamos competir. Não seríamos os favoritos, mas seríamos um candidato, não há que ter complexos quanto a isso. E, claro está, estas questões são muito subjetivas, mas dizer que Hulk, Falcao e Moutinho nào calçavam naquelas equipas, na minha ótica, é uma piada tua.
Aquele Hulk e aquele Falcao fumavam o Pedro e o Villa. Alguém faria a troca com o Barça? É quem nem há comparação! Quanto ao Moutinho, aceito a titularidade de Iniesta e do Xavi, mas seria um um jogador de luxo para aquele meio-campo. Em relação aos mesmos jogadores no Real Madrid, acho que também ninguem trocaria Moutinho por Diarra, Hulk por Di Maria, ou Falcao por Higuain. Não calçavam? Por favor.
Parece-me claro que desvalorizas aqueles jogadores.
Nesse jogo: merecíamos ganhar? Mas fomos roubados sim senhora. Adiante, faltava o Falcão, o Álvaro e o Fernando. E a eles? O Busquets? Piqué? Abidal teve de jogar no meio...E de qualquer dos modos: o Barça em 2009 ganhou ao Shaktar no prolongamento. Ganhou este ano 5-4 ao Sevilla. Isso quer dizer que essa equipas, no curto prazo, numa eliminatória da Champions, vão conseguir competir em termos com o Barça/Madrid? Nem sequer é close. Estamos a falar de uma competição muito específica.
Adiante, não vejo onde é que o Falcão calcava no Barça. Tirava o lugar ao Messi? E o Hulk, achas mesmo que tirava o lugar ao Villa/Pedro? O Guardiola ia mudar a forma de jogar da equipa por causa do Hulk? No Madrid, o Falcão sentava aquele Higuain ou o Benzema (e eu odeio o Higuain)? O Moutinho sentava o Lass (é um jogador melhor) mas não naquele Madrid porque o que fazia o Lass o Moutinho nunca na vida faria. No Barça seria um bom suplente, atrás do Thiago. Ia jogar muito pouco. Todos eles teriam lugar no plantel. Mas nenhum deles seria titular.
Depois eu acho piada quando se fala do Hulk do Falcão e do Moutinho. São dos melhores jogadores da história do Porto, e nunca escondi que adoro o Hulk especialmente e que gostava de os ter cá novamente. Mas podes sempre olhar a duas coisas: como foi a carreira do Hulk depois do Porto? E do Moutinho? E do Falcão? Jogaram em algum clube top com consistência? Não. O Tia Maria, gostando ou não do gajo, o certo é que fez grandes épocas num dos dois melhores clubes do mundo, e é titular absoluto da Argentina (que foi as duas últimas finais das duas últimas grandes competições). Porque é que o Hulk não foi para o Madrid? O Moutinho, porque não foi para o Barça? O Falcão, ainda se admite, mas mesmo assim, fez duas épocas boas no Pateti (que ainda não era este Pateti atenção). Se eram/são tão bons, se fumavam um Pedro (carreira fala por si) ou um Villa (carreira fala por si), porque não estão (excepção do Falcão) em clubes Top?
Eu acho que se cria um bocado o mito que os nossos jogadores, por serem nossos, e por termos alguma ligação emocional a eles, são logo overrated. O Mangala ia ser o melhor central do mundo. O Moutinho até diziam que era melhor que o Xavi. O Iturbe era o novo Messi. Quantos jogadores que cá passaram são realmente de top na sua posição hoje em dia? O Danilo, Alex, Otamendi, Jackson e James. 5 jogadores nos últimos 5 anos. Por exemplo, os dois laterais tinham lugar em qualquer equipa do mundo (não titulares no Barça, por exemplo, no Bayern idem, e o Alex em Madrid era banco), o Jackson a titular não, mas mesmo a titular para mim ia para a maioria das equipas top (tira City, Bayern, Barça, Madrid, PSG, Utd com Rooney a jogar a PDL). O Otamendi está no City e eventualmente vai ganhar o lugar porque é mesmo muito bom. E o James só não calcava no Barça a titular. O Hulk? Em que clube top jogava hoje? O Moutinho? O Alvaro? O Guarin? Ou seja, pegas nessa equipa, e tens o James que sim senhor.
E sim, não tinhamos hipótese contra esse Barça e esse Madrid. Eu lembro-me bem dessa época foi a melhor época de sempre, acredita, não tinhamos hipótese.