Agradecia que não gozassem aqui com o meu jornal de referência e o único jornal sério em PT, O Diabo.
O assunto não tem de ser debatido porque não faz qualquer sentido.Não concordar com as reparações é uma coisa (eu tb não concordo) mas chamar burrice acho que é um mau princípio. É nem aceitar debater o assunto à partida.
A maior falha nos livros de História neste momento é a quase omissão da escravatura, não é a auto-punição coletiva. Não sendo propriamente escravatura, por exemplo ninguém aprende nada sobre a dramática reformulação social nas colónias africanas pós-abolição. Porquê? Talvez porque como o nome não tem uma conotação tão forte, se pode fingir que não existiu.
A ideia dele é ser vereador e ganhar contactos e vantagens com isso. Coragem seria concorrer a uma junta.era muito mais facil não concorrer, é preciso dar-lhe mérito por se colocar nessa posição.
Acho que não se ganha grandes contactos com uma candidatura independente se levar a tareia que estás a prever.A ideia dele é ser vereador e ganhar contactos e vantagens com isso. Coragem seria concorrer a uma junta.
Quando é que andaste na escola? Nos anos quando eu andei 90 a escravatura era uma nota de rodapé e não havia qualquer tipo de auto-condenação (e bem). Hoje é pouco diferente, fala-se mas pouco.O assunto não tem de ser debatido porque não faz qualquer sentido.
Os filhos não pagam pelos pecados dos pais. Vamos imaginar que a escravatura era crime: ora, a prática desses crimes é pessoal, é intransmissível. A questão é que nem sequer era crime, era uma prática comum à época.
Além disso, que hipocrisia termos países chorões como o Brasil a falar em reparações, quando esse país, após a sua independência, continuou com a escravatura, inclusive em números bem maiores que os de Portugal.
Aliás, deitaram abaixo um imperador amado por todos, porquanto ameaçava acabar com a escravatura. O cúmulo!
Na minha altura, há muitos anos portanto, falámos bastante da escravatura. Hoje em dia, não sei, mas tendo em conta que quem faz o programa e os manuais são mormente professores de história de esquerda, se calhar é uma questão a colocar-lhes. Aliás, o insuspeito Fernando Rosas foi um dos principais responsáveis durante uns bons anos pelo programa de história, não me recordo se do ensino básico, se do ensino secundário ou de ambos.
Caso hodiernamente não falem mais da escravatura, acho mal. Muito mal.
Vai vai... é já a seguir.Visualizar anexo 36613
Um dia destes alguém nos vai explicar porque tiraram a referência a este grupo do relatório..
Eu aqui fico sempre na pior posição pá. Não acho que objectivamente haja grande espaço para reparações às nossas ex colónias. Pura e simplesmente não há nada para restituir que faça sentido. Mas por princípio não consigo dizer que "nada no mundo" pode ser restituido.Portugal também devia pedir reparações históricas aos espanhóis, franceses, italianos, mouros e mais uns quantos..
Ora...era muito mais facil não concorrer, é preciso dar-lhe mérito por se colocar nessa posição.
Também anos 90. Sendo assim, parece que dependia da escola.Quando é que andaste na escola? Nos anos quando eu andei 90 a escravatura era uma nota de rodapé e não havia qualquer tipo de auto-condenação (e bem). Hoje é pouco diferente, fala-se mas pouco.
Não acho nada que não deva ser debatido. Não vejo como é que, por exemplo, restituir os frisos do Parthenon a Atenas não seja debativel.
Não é tanto uma previsão quanto um desejo.Acho que não se ganha grandes contactos com uma candidatura independente se levar a tareia que estás a prever.
Portugal devia sim devolver todo o espólio histórico que foi retirado das ex-colónias. Quanto ao caso de Inglaterra aquilo é inenarrável, é tanta coisa roubada nos museus deles..Eu aqui fico sempre na pior posição pá. Não acho que objectivamente haja grande espaço para reparações às nossas ex colónias. Pura e simplesmente não há nada para restituir que faça sentido. Mas por princípio não consigo dizer que "nada no mundo" pode ser restituido.
Ponho a mesma questão. Os frisos do Parthenon, não deviam voltar? Para mim, sim, e já.
enquanto os Ayatollahs não vieram por aí montados num burro e roubarem a estátua do D.Afonso Henriques do à entrada do paço dos duques, a conversa da extrema-direita vai ser sempre "não vamos devolver nada às ex-colónias".Portugal devia sim devolver todo o espólio histórico que foi retirado das ex-colónias. Quanto ao caso de Inglaterra aquilo é inenarrável, é tanta coisa roubada nos museus deles..
E as ex-colónias vão devolver tudo o que ficou lá? Principalmente o Brasil.Portugal devia sim devolver todo o espólio histórico que foi retirado das ex-colónias. Quanto ao caso de Inglaterra aquilo é inenarrável, é tanta coisa roubada nos museus deles..
O problema é que ele é do PSD.Ora...
Ele podia ser um jovem com bons conects e ser candidato europeu de um partido para ir mamar 10k (antes teria que fazer o seu percurso como é óbvio, ou seja, ser comentador imparcial e sem cor politica, ate ao momento em que coisa e tal)...isso é que era para mostrar aos jovens do tugao que apenas com mérito pessoal se vai longe lol.
Também se não tivesse nos museus britânicos, estava tudo destruído lá no caralho mais velho onde foram gamarPortugal devia sim devolver todo o espólio histórico que foi retirado das ex-colónias. Quanto ao caso de Inglaterra aquilo é inenarrável, é tanta coisa roubada nos museus deles..
Vamos ignorar o facto de ele não valer a ponta de um corno.