Actualidade Nacional

bluemonday

Tribuna
4 Maio 2024
3,502
4,714
Conquistas
2
  • Reinaldo Teles
  • José Maria Pedroto
Mas ele não negou a existência de um problema em relação a imigrantes de certas culturas no mesmo âmbito. Negou a relação entre imigração e aumento da criminalidade, são coisas diferentes.
Negou sim, recusou absolutamente qualquer problema. De todo o modo, é um gajo que apresenta dados truncados e fora de contexto para fazer valer o seu ponto, para mim vale 0 o que ele diz.

E a questão de imigração e criminalidade só se coloca, a meu ver, em certos tipos de crimes.

bluemonday

Tribuna
4 Maio 2024
3,502
4,714
Conquistas
2
  • Reinaldo Teles
  • José Maria Pedroto
Se é isso que ele quer está a apostar no cavalo errado.

Neste momento um cargo mais elevado só mesmo relacionando imigração com todo o mal que veio a Portugal e evitar por tudo, mas mesmo por tudo, irritar o eleitorado do chega, que como sabemos, é praticamente 80% da população nacional.
O pessoal do Chega vê wokismo em tudo, logo não gostam dele por ser woke. Eu não vejo nada de woke no Neves.

Imaginemos um Luís Neves que faria declarações em que associaria a imigração e a criminalidade, criticando a inação nesse domínio. Ou seja, o inverso do que ele fez. Eu criticaria na mesma, porque não acho que um diretor da PJ deva proceder a esse tipo de conclusões.

• Like
Reações: Edgar Siska

Manageiro de futból

Tribuna Presidencial
25 Julho 2007
11,081
14,799
Esmoriz
Não concordo, acho que os efeitos dos dois são altamente lesivos para a sociedade e para as mulheres e, nesse sentido, bastante comparáveis.

Concordo com a necessidade de estatísticas.
Em vez de nos distrairmos com debates sobre a nacionalidade dos agressores, devíamos prestar atenção a isto com muito mais seriedade:

Violência doméstica: poder judicial em Portugal aplica "sanções brandas e desproporcionadas" | Euronews

Não consigo compreender por que razão a justiça portuguesa continua a tratar a violência doméstica com tanta leveza — como se ainda vivêssemos numa sociedade em que a culpa, de forma implícita ou explícita, recai frequentemente sobre a vítima: 'ela provocou', 'se quisesse, já tinha saído', 'algo deve ter feito para merecer'. Esta lógica perversa perpetua um sistema judicial que desvaloriza a gravidade do crime e protege o agressor mais do que a vítima.

É grave quando este tipo de discurso aparece em redes sociais — mas é inaceitável quando encontra eco nas decisões dos tribunais. A justiça devia ser factual, rigorosa e centrada na proteção das vítimas. Infelizmente, parece mais zelosa quando o agressor é indostânico e desconhecido da vítima. Nesses casos, o país inteiro acorda indignado. Quando o agressor é nacional e íntimo? Volta tudo ao silêncio e à banalização. Entre marido e mulher, ninguém mete a colher etc etc

bluemonday

Tribuna
4 Maio 2024
3,502
4,714
Conquistas
2
  • Reinaldo Teles
  • José Maria Pedroto
Em vez de nos distrairmos com debates sobre a nacionalidade dos agressores, devíamos prestar atenção a isto com muito mais seriedade:

Violência doméstica: poder judicial em Portugal aplica "sanções brandas e desproporcionadas" | Euronews

Não consigo compreender por que razão a justiça portuguesa continua a tratar a violência doméstica com tanta leveza — como se ainda vivêssemos numa sociedade em que a culpa, de forma implícita ou explícita, recai frequentemente sobre a vítima: 'ela provocou', 'se quisesse, já tinha saído', 'algo deve ter feito para merecer'. Esta lógica perversa perpetua um sistema judicial que desvaloriza a gravidade do crime e protege o agressor mais do que a vítima.

É grave quando este tipo de discurso aparece em redes sociais — mas é inaceitável quando encontra eco nas decisões dos tribunais. A justiça devia ser factual, rigorosa e centrada na proteção das vítimas. Infelizmente, parece mais zelosa quando o agressor é indostânico e desconhecido da vítima. Nesses casos, o país inteiro acorda indignado. Quando o agressor é nacional e íntimo? Volta tudo ao silêncio e à banalização. Entre marido e mulher, ninguém mete a colher etc etc
Os Tribunais aplicam penas brandas em tudo, não é só em relação à violência doméstica. Não podemos fazer nada quanto a isso exceto alterar as componentes de formação de novos juízes, fazer mais alterações à lei de modo a diminuir o espaço de decisão deles e aumentar os limites mínimos e máximos das penas - "burro velho não aprende línguas".

De um modo geral, o nosso sistema é muito garantístico, isto é, oferece demasiadas garantias ao arguido. O in dubio pro reo é levado a um nível extremo.

O que tu dizes é facto - quando o agressor é nacional, muita gente se cala. Acho isso condenável. No entanto, parto de um lugar de genuína preocupação pelas mulheres. No que toca à violência doméstica, cheguei a trabalhar com deputados (que eram, inclusive, de esquerda) tendo em vista a alteração de uma lei nesse âmbito. Excetuando a questão das penas, as leis nesse domínio são boas, o problema é que não são implementadas de forma correta. Podemos e devemos ir mais longe.

LuisFreitas

Tribuna
24 Maio 2008
3,834
3,358
Vila Nova de Gaia, 1981
Mas na primeira situação ele não esteve preso por 25 anos, acho eu.
Não esteve mas devia.Se tivesse ficado a bater com os costados nas grades 25 anos já não tinha feito a segunda vez, pelo menos tão rápido

Há um perfil psicológico claro e concreto nestes casos de crimes passionais , ciumes e fim de relações.Vão repetir seja com quem for..

Última edição:

Vlk

Tribuna Presidencial
3 Junho 2014
17,161
7,462
46
Lisboa
Não esteve mas devia.Se tivesse ficado a bater com os costados nas grades 25 anos já não tinha feito a segunda vez, pelo menos tão rápido

Há um perfil psicológico claro e concreto nestes casos de crimes passionais , ciumes e fim de relações.Vão repetir seja com quem for..
Devia. Mas não esteve por isso o teu comentário anterior não faz sentido em relação ao meu porque eu nunca disse que a pena máxima devia ser menor que 25 anos.

• Like
Reações: LuisFreitas

bluemonday

Tribuna
4 Maio 2024
3,502
4,714
Conquistas
2
  • Reinaldo Teles
  • José Maria Pedroto
Alguém sabe a razão pela qual o governador do Banco de Portugal anda a falar sobre a imigração? Não se entende o motivo de o mestre das cativações andar numa senda de ataques flagrantes, terá alguma coisa que ver com o facto de terminar o seu mandato em breve?

Quanto às suas projeções, não têm qualquer credibilidade, porquanto já foi incrivelmente pessimista no ano passado e a realidade refutou os seus delírios. A única previsão que me parece fidedigna, e até é do FMI, é a do crescimento menor da economia.

Não obstante, a verificar-se um défice desses, seria altamente negativo e condenável.

• Haha
Reações: Tails

LuisFreitas

Tribuna
24 Maio 2008
3,834
3,358
Vila Nova de Gaia, 1981
Devia. Mas não esteve por isso o teu comentário anterior não faz sentido em relação ao meu porque eu nunca disse que a pena máxima devia ser menor que 25 anos.
Relativo ao humanismo: Prisão perpétua ou agravamento das penas.Não há humanismo possível para este e outros casos semelhantes.Usar tempo e recursos das instituições, para tentar tirar algo de positivo de pessoas como esta.....

Em medicina os médicos pagam pelos erros. Na justiça,quem liberta uma pessoa destas, homicida, antes do tempo, devia tambem pagar de algum modo, em caso de reincidência.

Última edição:

SUPERMLY

Tribuna Presidencial
14 Setembro 2017
8,532
6,997
Eu não faria aquela figura mas acho que até esteve bem.

A posição de Portugal sobre este tema é olhar para os lados e avançar com o reconhecimento do estado da Palestina no dia em que os nossos aliados disserem que sim. O que é que o Marcelo ia dizer que já não está toda a gente farta de saber?
Antes de avançar para o Estado da Palestina, há muitas coisas a ser definidas

• Like
Reações: Dragon Lonis

sirmister

Tribuna Presidencial
21 Março 2008
75,289
49,604
Conquistas
2
  • Março/22
  • Abril/19
Alguém sabe a razão pela qual o governador do Banco de Portugal anda a falar sobre a imigração? Não se entende o motivo de o mestre das cativações andar numa senda de ataques flagrantes, terá alguma coisa que ver com o facto de terminar o seu mandato em breve?

Quanto às suas projeções, não têm qualquer credibilidade, porquanto já foi incrivelmente pessimista no ano passado e a realidade refutou os seus delírios. A única previsão que me parece fidedigna, e até é do FMI, é a do crescimento menor da economia.

Não obstante, a verificar-se um défice desses, seria altamente negativo e condenável.
Porque está a pensar a longo prazo, atualmente há muita gente contra a imigração, e daqui a 5 anos os efeitos da imigração vão ser mais evidentes.

como graças a imigração o país está a ficar melhor, as reformas vão ser pagas os serviços tem melhorado as cerejas baratas etc. Defender isso agora contra alguma corrente que se vai ouvindo vai ser um trunfo que pode decidir para o lado dele as eleições presidenciais daqui a 5 anos.

Cheue

12 Maio 2016
26,499
41,773
Conquistas
7
109

o que acham destas declarações? '🤭

"Sem imigração, a economia não cresce", avisa Centeno

“A sustentabilidade da trajetória de crescimento está assente nos seguintes parâmetros: na possibilidade de prolongar o ciclo de imigração. Parar o ciclo de imigração significa parar o crescimento económico em Portugal. Que ninguém tenha dúvidas sobre isto”

"Nada do que se está a passar de positivo na economia aconteceria se não fosse o inestimável contributo da imigração para a nossa sociedade”,

Dragon Lonis

Bancada central
19 Julho 2006
1,973
1,437

“A sustentabilidade da trajetória de crescimento está assente nos seguintes parâmetros: na possibilidade de prolongar o ciclo de imigração. Parar o ciclo de imigração significa parar o crescimento económico em Portugal. Que ninguém tenha dúvidas sobre isto”

"Nada do que se está a passar de positivo na economia aconteceria se não fosse o inestimável contributo da imigração para a nossa sociedade”,
Delírios ideológicos.

31 Julho 2024
3,368
5,450

Em que é que a imigração melhorou o país?

Eu nao vejo melhorias nenhumas.

A imigração só piorou a saude, a habitação, acentuou um economia de baixos salários devido a vir imigrantes não qualificados para empresas de baixo produtos de valor acrescentado, a idade da reforma continua a aumentar.

O que é que melhorou mesmo? Eu já dou de barato a questão da segurança e as fraturas culturais de ter vindo para cá gente com cultura completamente diferente.

Agora eu nao vejo vantagens nenhumas desta imigração que começou acentuadamente em 2017.

Cheue

12 Maio 2016
26,499
41,773
Conquistas
7
109
Delírios ideológicos.
Em que é que a imigração melhorou o país?

Eu nao vejo melhorias nenhumas.

A imigração só piorou a saude, a habitação, acentuou um economia de baixos salários devido a vir imigrantes não qualificados para empresas de baixo produtos de valor acrescentado, a idade da reforma continua a aumentar.

O que é que melhorou mesmo? Eu já dou de barato a questão da segurança e as fraturas culturais de ter vindo para cá gente com cultura completamente diferente.

Agora eu nao vejo vantagens nenhumas desta imigração que começou acentuadamente em 2017.
será?...
está só a dizer isso por uma questão de ideologia?...
ou há dados que corroboram o que diz?...

Manageiro de futból

Tribuna Presidencial
25 Julho 2007
11,081
14,799
Esmoriz
Porque está a pensar a longo prazo, atualmente há muita gente contra a imigração, e daqui a 5 anos os efeitos da imigração vão ser mais evidentes.

como graças a imigração o país está a ficar melhor, as reformas vão ser pagas os serviços tem melhorado as cerejas baratas etc. Defender isso agora contra alguma corrente que se vai ouvindo vai ser um trunfo que pode decidir para o lado dele as eleições presidenciais daqui a 5 anos.
É a consequência do neo-liberalismo.

Substituíram contratos de trabalho efectivos por empresas de subcontratação de trabalho temporário que recorrem à imigração para maximização dos lucros e agora é isto.

Continuem a votar nos partidos tradicionais de centro-direita em vez de votar nos partidos de esquerda que são os únicos que têm soluções para este problema (contra o fim da precariedade laboral, pelo aumento dos salários, pelo reforço dos serviços públicos em áreas como a escola e a saúde) e depois não se queixem. E o pior de tudo é que a cereja está cada vez mais cara.

• Like
Reações: Czarli9 e Tails

Dragon Lonis

Bancada central
19 Julho 2006
1,973
1,437
será?...
está só a dizer isso por uma questão de ideologia?...
ou há dados que corroboram o que diz?...
"Nada do que se está a passar de positivo na economia aconteceria se não fosse o inestimável contributo da imigração para a nossa sociedade”
Nada? Também achas? Há aspetos positivos da imigração e há também negativos, eu nem estou a quantificar ou fazer o balanço dos prós e contras, mas achar que é a imigração que nos está a salvar é um delírio e é um delírio com causas puramente ideológicas e uma maneira de se justificar daqueles que dizem que esta política de portas abertas (diria escancaradas) é uma política muito criticável com consequências (também) muito negativas (preços da habitação à cabeça).