75 mil euros de Escária no gabinete do PM e uma pen contendo dados secretos de dezenas de altas figuras do Estado português e de agentes da autoridade.Não consigo concordar com a primeira parte dessa frase.
Diria que os casos mais sérios desse governo foi a utilização das Secretas devido ao computador roubado, porque infringe a separação de poderes entre o Governo e a Justiça, e a morte da mulher grávida a caminho do hospital.
Muitos casos e casinhos, não todos, da altura foram apenas ruído. A indemnização e as viaturas da TAP, a escolha da localização do aeroporto à revelia, a Operação Influencer que deu em nada, provocaram muito desgaste devido à forma como foram geridos politicamente sem que configurassem ilegalidades formais.
Neste governo, tiveste 11 mortes devido a uma greve que a ministra optou por ignorar, e o facto de existirem pagamentos mensais à Spinumviva já quando o Montenegro era PM, em valores que ultrapassam em muito, por exemplo, o valor que encontraram no gabinete do Escário.
E tal como defendi na altura a continuação do governo de Costa, também não acho que este governo de Montenegro devesse ter caído. Se vamos mandar abaixo um governo sempre que há uma suspeita, teremos eleições de seis em seis meses, seja quem for que lá esteja.
Não, Montenegro nunca fez nada parecido com isso.
Como é que se pode negar a questão ética da Operação Influencer? Nem falo da parte legal. A questão da TAP suscita muitas questões éticas, mas é principalmente uma questão de incompetência.
Greve do INEM? O INEM não encontrou qualquer relação entre a greve e as mortes.
De todo o modo, uma vez que o governo Costa tem Pedrogão, nem sei como é comparável.
Depois: as avenças (o que é discutível legalmente, atenção) de Montenegro rondavam os 4 mil euros por mês. Em 1 ano de governo, daria um total de 48 mil euros. O que estava em São Bento, na residência do PM Costa, eram 75 mil euros. Portanto, não, não ultrapassa em muito o valor.
Eu defendo o oposto: caso Montenegro tenha uma situação parecida com a de Costa, isto é, uma quantidade abismal de casos e casinhos de todo o governo (não só do PM) ou algo tão grave como a questão de Escária, então deverá demitir-se.