Professor Rui Pereira, Exmo. ex Ministro, catedrático conceituadíssimo de Direito....
O PNS devia-o ter consultado antes.
Por acaso já não me recordo bem, mas até acho que era ministro de um Governo PS (José Sócrates, talvez???)
Eu não sei o que diz a lei, não sou da área. Também achei duvidoso, em primeiro lugar, a venda de quotas à mulher casada em comunhão de bens. Se a lei diz que é possível, quem sou eu para questionar? A passagem das quotas para os filhos já me parece aceitável e pacífica, acho que LM devia ter ido logo por aí.
Houve quebra do regime de exclusividade? O LM tomou decisões executivas na SpinumViva enquanto já empossado como PM? Acho difícil de provar.
Achei um bocado shady o pagamento dos apartamentos em tranches de 40k, para evitar a comunicação à Entidade da Transparência. E digo um bocado, para ser simpático... Neste ponto, não há justificação que o LM possa dar que me convença. Ele quis esconder a compra dos imóveis, parece-me factual.
Dou o benefício da dúvida ao Montenegro numas coisas, noutras não... Agora, não tenho a certeza de que fosse necessário chegar a este ponto. Nem da parte do PS (de pedir uma CPI) nem da parte do Governo (moção de confiança). Pessoalmente considero ambos os partidos culpados desta crise. Ninguém sai bem na fotografia.
PS - Não coloco o Chega nestas discussões porque o único intuito desse partido é criar confusão. Não era da parte deles que se esperava uma atitude sensata, o comportamento deles não surpreende ninguém.
PPS - Se o PSD conseguir replicar no Continente o que fez na Madeira, acho que o PNS não chega às Autárquicas. Bem ou mal, os Governos sendo minoritários permite à oposição ter algum controlo e uma palavra a dizer. Se os Governos passam a maioritários é uma derrota em toda a linha. A oposição na Madeira ainda tinha algum ascendente/controlo sobre o PSD. Agora isso foi-se. O PNS tem muito a ganhar (pode chegar a Governo) mas também tem muito a perder...