Nos últimos 30 anos, o PS governou 22 (se contarmos os meses, até acho que foi mais, mas enfim). Também podia dizer que, ao contrário do PS, o PSD Madeira de facto desenvolveu imenso a região. O PSD-M ganhou por várias razões: fator histórico de boa governação (AJJ); controlo total da ilha; monopolização dos bons quadros (que se prende com o anterior fator); oposição fraca ou mesmo igualmente corrupta (Cafofo).
Eu sei que já se passaram 20 anos, mas o Socas tinha o caso freeport no bolso quando ganhou as eleições de 2005. Em 2009, o governo Socas era nesse momento o governo mais corrupto da história democrática, e ganhou novamente. Em 2011, após afundar o país, conseguiu 1.5 milhões de votos.
O governo do Passos não foi o governo mais impopular dos últimos 30 anos. Esqueces-te do Sócrates. É que as pessoas normalmente ou adoram o Passos ou odeiam-no; os que gostam do Socas não passam de um punhado de filhos da puta.
De todo o modo, a PaF conseguiu 1.9 milhões de votos. Uma coligação. Ou muito me engano ou o PSD sozinho conseguiria os mesmos 1.5 milhões de votos do Socas (menos, diria até).