Pois mas há aqui uma pequena questão pelo meio, que é a relação de poder. Quem tem mais poder (a polícia neste caso) não pode usar desse poder de forma discriminatória com base na etnia (ou noutra característica qualquer).
Obviamente que não, mas também não podemos generalizar e dizer que toda a polícia é racista.
Acima de tudo há-que esclarecer o que efetivamente se passou e está a ser investigado.
Depois mesmo que se entenda que a agente teve culpa, tem que se fazer uma investigação para se saber se tem antecedentes racistas, qual a motivação que produziu o resultado.
Eu tive um colega universitário que era PSP e que me contou que a primeira patrulha apeada que fez foi precisamente durante a noite na Cova da Moura.
Contou-me ele que teve medo e que tinha literalmente urinado pernas abaixo.
Este meu colega era negro.
Deixemos ver o resultado da investigação e logo tiremos conclusões, eu profissionalmente já fiz queixa de um PSP junto da PSP e ele foi efetivamente afastado, e nunca mais me esqueci das palavras do super intendente quando o meu cliente foi ouvido, "agradecemos a queixa que efetuaram porque existem pessoas que não têm lugar na PSP", e não tinha nada a ver com racismo.