As imobiliarias colocam as casas que tem em carteira a venda no idealista e imovirtual/olx , tal como qualquer pessoa que quer vender particularmente, se fores lá sabes quantas casas estão a venda em portugal.Opá, quando alguém diz "não são nada 350 mil, são 30 mil no Porto e outras tantas em Lisboa" convêm ir à fonte. Neste caso ao Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana.
Agora se queres acreditar que nos portais estão 150 mil a venda, e 200 mil em anuncios de jornais em cartazes ok..
Eu acho que é um desvaneio da extrema esquerda, não acho que o PS ou o PSD alguma vez vão propor tal coisa, não estava a falar de nenhuma proposta, estava só a falar do que tu estavas a falar.Eu não excluí. Tu dizes que achas absurdo alocar casas de férias a arrendamento coercivo e que é devaneio de extrema-esquerda. Eu digo que isso nunca esteve na proposta.
Estás-me a citar mal, eu não disse que para o ano era milhão e meio.Isto vem no seguimento de teres dito, "este ano é um milhão, para o ano é milhão e meio", nem sequer contando com quem sai e que o escalão etário de quem sai coincide maioritariamente com quem procura casa.
Este ano, por exemplo, já houve menos 80% de pedidos de residência do que no ano anterior. Haver dois anos ou três de imigração em massa não quer dizer que a tendência se mantenha.
Eu conto com quem sai, como contava antes, em que até saiam mais, é o ponto desde inicio, tinhas gente a sair de portugal e a baixar a procura, agora tens gente a entrar e a aumentar a procura, o diferencial é brutal. Os paises tem particularidades e Portugal tinha essa particularidade de as casas serem extremamente baratas.
Mas acho que isto é chover no molhado, acho que não consegue entender o conceito da oferta e procura.
Podes andar a falar de incêndios há 40 anos e todos os anos ser a mesma coisa.Também podes olhar para o incêndio e pensar "olha, deixa arder que se foda".
Se meteres um autotanque de prevenção, replantares com espécies nativas, identificares os donos dos terrenos e obrigares a limpar a mata e tiveres faixas de protecção pode ser que arda menos para a próxima.
Toda a gente sabe qual é o impacto do AL nas grandes cidade, por exemplo, o AL chega a Portugal com 10 anos de atraso e nada foi feito no sentido da prevenção.
Sim claro que o AL tem impacto porque faz aquela coisa estranha para ti que é aumentar a procura..
Há 10 anos construías a 700 euros m2, a euribor já estava a 0, conseguias t2 com poucos anos ou novos na maior parte das cidades por 70K e ficavas com uma prestação de 200-250 euros, casais a ganha pouco mais de 1000 euros compravam casas.Há 10 anos não digo. Há 20, talvez.
O que se observa é que os preços estão a aumentar muito mais rapidamente do que os rendimentos das famílias e isso tem a ver com inúmeros factores. A especulação imobiliária é um deles, comprar não com a perspectiva de utilizar mas com a perspectiva de valorizar. Os preços terem continuado a subir mesmo com a subida das taxas de juro não é um indicador muito bom.
O que me lixa mesmo são os cabrões que compraram S2000 para valorizar, queria comprar um e para encontrar um decente são 30K, há 10 anos por 15-20K já se compravam e com menos 10 anos.