Actualidade Nacional

Cheue

12 Maio 2016
24,033
38,173
Conquistas
7
108
Última edição:

Devenish

Tribuna Presidencial
11 Outubro 2006
25,226
16,018
Conquistas
2
Porto
  • Reinaldo Teles
  • Março/19

Manageiro de futból

Tribuna Presidencial
25 Julho 2007
8,966
11,594
Esmoriz

deco macau

Tribuna Presidencial
29 Outubro 2014
6,209
5,365
Conquistas
1
  • Campeão Nacional 19/20
Só uma pergunta simples. Quantos de vocês conviviam alegremente com comunidades ciganas como vizinhos?

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Raba

Tribuna Presidencial
13 Junho 2013
20,539
27,114
Conquistas
4
  • André Villas-Boas
  • Fernando "Bibota" Gomes
  • Alfredo Quintana
  • Campeão Nacional 19/20
Só uma pergunta simples. Quantos de vocês conviviam alegremente com comunidades ciganas como vizinhos?

Não é uma comunidade inteira, mas perto de minha casa tem lá uma habitação de uma família cigana muito numerosa.
Nunca tive qualquer problema com eles, e até me parecem ciganos trabalhadores/feirantes. Não são dos que passam o dia à espera que chegue o cheque do RSI.
Há ciganos que são boa gente, como há caucasianos/africanos/asiáticos que são más peças...

wolfheart

Tribuna Presidencial
30 Novembro 2015
5,191
6,923
Bragança

Ginjeet

Tribuna Presidencial
11 Março 2018
6,281
7,769

O meu novo vizinho da frente é indiano, mas conduz um 911 Carrera. Não sei se encaixa no perfil português de cigano.

deco macau

Tribuna Presidencial
29 Outubro 2014
6,209
5,365
Conquistas
1
  • Campeão Nacional 19/20
Não é uma comunidade inteira, mas perto de minha casa tem lá uma habitação de uma família cigana muito numerosa.
Nunca tive qualquer problema com eles, e até me parecem ciganos trabalhadores/feirantes. Não são dos que passam o dia à espera que chegue o cheque do RSI.
Há ciganos que são boa gente, como há caucasianos/africanos/asiáticos que são más peças...
Não duvido do que dizes. Eu admito que posso estar enviesado por uma muita má experiência que tive com eles.
Só por estar no sítio errado na hora errada. Uma clavícula partida a fugir de ciganos todos cheirados

• Wow
Reações: Raba

jamesrodriguez2011

Bancada central
31 Julho 2024
2,324
3,853
Não duvido do que dizes. Eu admito que posso estar enviesado por uma muita má experiência que tive com eles.
Só por estar no sítio errado na hora errada. Uma clavícula partida a fugir de ciganos todos cheirados

Obviamente existe um problema com a comunidade cigana. Sempre existiu.

O marreta do chega usa esse problema da comunidade cigana, para ganhar votos. É uma hiena, tal como quando vai a manifestações dos bombeiros e policia, fingir que esta preocupado com os problemas deles.

Obviamente existe problemas com essa comunidade, que vão muito para além apenas da segurança.

É uma comunidade que não se integra, nem se quer integrar. O papel das mulheres nessa comunidade é basicamente de vassalagem aos homens. É de uma misogínia brutal.

Aquilo que fazem com as meninas é assustador. Obrigar as meninas a sair cedo da escola, não deixam que prossigam os estudos, e obrigam a casar cedo com outros jovens mesma etnia, muitas vezes sem consentimento. É uma vergonha, algo desse género ainda acontecer no nosso país. É surreal ver meninas de 15/16 anos, já com 2 filhos.

Mas destes problemas, o bloco da canhota e a esquerda woke, ja nao quer saber.

Tiagotg999

Tribuna Presidencial
19 Maio 2016
12,304
19,299
33
Vila Das Aves

Tenho é uma amiga que ao sair de uma rotunda, teve o azar de bater numa carrinha com 2 ciganitos (que contornaram mal a rotunda) e no tempo em que ela vai buscar o colete refletor ao porta-luvas, o carro dela é imediatamente rodeado de ciganos aos abanões e pontapés.

Em pânico só teve tempo de trancar o carro e chamar a policia que apareceu...50 minutos depois.

Escusado será dizer que ficou com o prejuízo no carro e um trauma de todo tamanho...

joaovilasboas

Bancada central
4 Maio 2024
1,648
2,324
Conquistas
2
  • Reinaldo Teles
  • José Maria Pedroto
A questão com a comunidade cigana não é a existência ou não de um problema - que decerto existe. Quem o negar, ou é burro ou desonesto intelectualmente.

O grande imbróglio é saber como resolver isso.

É um grande ciclo: o patrão português não dá emprego a um cigano e o português médio não quer a sua integração e nutre desprezo, enquanto o cigano médio sente-se perseguido (por motivos históricos e não só), é pobre e foi abandonado por vários anos à sua sorte (conforme se vê na alfabetização da comunidade), mas concomitantemente muitos se aproveitam da "impunidade" de que gozam, seja na prática de atividades criminosas, seja no aproveitamento das benesses concedidas pelo Estado, além de também possuírem desdém pelos não ciganos.

Como quebrar este ciclo, eis um dos desafios maiores da sociedade portuguesa.

wolfheart

Tribuna Presidencial
30 Novembro 2015
5,191
6,923
Bragança

Se este senhor tem vindo com a Declaração de Intenção, nunca seria encaminhado para a outra fila de incumprimento Schengen. Possivelmente estendiam-lhe uma passadeira. Ali revistaram-no.
Os Governos não têm, noção que ao alterar Leis, podem estragar o empreendedorismo individual ?

Última edição:

Manageiro de futból

Tribuna Presidencial
25 Julho 2007
8,966
11,594
Esmoriz
Acho que ninguém tem dúvidas que há muitos ciganos a causar problemas (no meu caso foram assaltos quando era miúdo e ia a pé para a escola e aquela promessa de porrada a sério) e que a proporção de ciganos a cometer crimes é maior do que em outras etnias.

A questão aqui é como evitar o racismo e o preconceito que o português comum tem com a comunidade cigana e a melhor estratégia para resolver os problemas de integração. Pessoalmente acho que uma estratégia de repressão, tipo "prendê-los a todos com penas exemplares", não vai resultar. Já se viu que isso apenas torna a comunidade mais solidária entre si e isolada para o exterior. Como se viu ontem, onde, a acreditar nas notícias, o pai que expulsa o filho de casa é a mesma pessoa que o ajuda a fugir.
Agora claro que também há muita resistência da parte comunidade cigana (por cultura, por desconfiança), muita tradição desadequada da vida em sociedade (para usar um eufemismo) e que não há uma solução simplista para isso.

Do meu lado tento contrariar o meu próprio preconceito. Olho para a pessoa, para o contexto, para os seus comportamentos e tento não segmentar por etnias. De certeza que não é o estrito facto de serem ciganos que fez com que partissem para a violência de forma desproporcionada. Não faltam por aí pessoas de outras etnias com o mesmo tipo de comportamentos.

• Like
Reações: Yggyfcp

Manageiro de futból

Tribuna Presidencial
25 Julho 2007
8,966
11,594
Esmoriz
Tenho é uma amiga que ao sair de uma rotunda, teve o azar de bater numa carrinha com 2 ciganitos (que contornaram mal a rotunda) e no tempo em que ela vai buscar o colete refletor ao porta-luvas, o carro dela é imediatamente rodeado de ciganos aos abanões e pontapés.

Em pânico só teve tempo de trancar o carro e chamar a policia que apareceu...50 minutos depois.

Escusado será dizer que ficou com o prejuízo no carro e um trauma de todo tamanho...
Tenho uma história do género com duas semanas no máximo, no Pingo Doce em Espinho.

Pessoal na boa na zona da restauração com miúdos, de repente um casal começa a mudar a fralda em cima de uma mesa, um cheiro a merda no sitio onde toda a gente estava a comer, alguém se queixa e diz para usar a casa de banho e, pronto, está o caldo entornado. Seguem-se 10 minutos de ameaças, de insultos, de promessas que qualquer dia te apanho na rua e fodo-te, garrafas de água pelo ar e só não roubaram o telemóvel e os óculos de sol a quem se queixou porque entretanto o segurança e duas ou três pessoas intervieram, porque já iam bazar com o telemóvel e os óculos de sol, só porque sim. A pessoa a quem isto aconteceu (não, não fui eu) foi aconselhada a não fazer queixa à polícia porque pronto, "teve azar com a pessoa com quem se meteu".

Não eram ciganos.

Raba

Tribuna Presidencial
13 Junho 2013
20,539
27,114
Conquistas
4
  • André Villas-Boas
  • Fernando "Bibota" Gomes
  • Alfredo Quintana
  • Campeão Nacional 19/20

Eu próprio já tive as minhas quezílias com ciganos em tempos de escola, na juventude.
Havia um que costumava abordar os miúdos à saída da escola secundária para lhe darem "voluntariamente" dinheiro. Também o tentou comigo duas vezes, embora não tenha conseguido nada porque nessa altura a rua estava cheia de gente e ele não quis esticar-se muito.
Curiosamente parou de me chatear porque meteu o filho dele a jogar futebol no clube onde eu jogava (o puto nos escolinhas e eu nos juniores/seniores) e então já me tratava como um amigo...

90% das minhas experiências com ciganos são más. Mas por acaso, até ver, os que moram ao pé de mim até parecem boa gente. Não queiro agoirar, mas não tenho nada que dizer deles.

• Like
Reações: deco macau

Cheue

12 Maio 2016
24,033
38,173
Conquistas
7
108
Obviamente existe um problema com a comunidade cigana. Sempre existiu.

O marreta do chega usa esse problema da comunidade cigana, para ganhar votos. É uma hiena, tal como quando vai a manifestações dos bombeiros e policia, fingir que esta preocupado com os problemas deles.

Obviamente existe problemas com essa comunidade, que vão muito para além apenas da segurança.

É uma comunidade que não se integra, nem se quer integrar. O papel das mulheres nessa comunidade é basicamente de vassalagem aos homens. É de uma misogínia brutal.

Aquilo que fazem com as meninas é assustador. Obrigar as meninas a sair cedo da escola, não deixam que prossigam os estudos, e obrigam a casar cedo com outros jovens mesma etnia, muitas vezes sem consentimento. É uma vergonha, algo desse género ainda acontecer no nosso país. É surreal ver meninas de 15/16 anos, já com 2 filhos.

Mas destes problemas, o bloco da canhota e a esquerda woke, ja nao quer saber.
é verdade, mas não se resolve o que quer que seja a dizer que ciganos = bad como faz o ventura...

os casamentos arranjados são tradições, entre outras, que ainda vêm dos antepassados indianos...

é lixado saírem daquilo...

• Like
Reações: MiguelDeco