Óbvio que é mão humana. Mas onde estão as dúvidas?
Isto lembra-me uma cena triste de ha uns anos. Penso que foi no Verao 2008.
Estava de férias em Portugal e num certo dia de agosto estava com uns amigos e uns primos a beber umas cervejas e a andar a sair da aldeia de onde a minha familia é. Iamos até à vila para um bar/discoteca e tal. Quando chegamos na estrada à saida da aldeia (iamos a pé pra festa nessa noite), decidimos parar para mandar mais uns goles. Estavamos jeitosinhos. Era meia noite/uma da manha. Nao me recordo com precisao.
A dada altura, ao longe, vejo uma pessoa com uma t-shirt branca atravessar a estrada de um lado para o outro em passo digamos que acelerado. Estava para ai a uns 200m mais acima na estrada. So eu o vi porque estava virado para esse lado. Naquele instante, um gajo nem faz grande caso embora tenha tido um feeling momentaneo de estranheza por aparecer um gajo assim sozinho do nada a essa hora.
Passam uns minutos a malta continua a conversar e tal e começo a ver uma luzinha ao longe no lugar onde uns minutos antes tinha vista aquela pessoa de branco. Inicialmente achei que fosse um poste de luz noturno. Ao longe e de noite aquilo parecia um ponto branco.
Como sou muito observador e de feelings, mal larguei o olhar dali porque estava a achar bizarro. Aquilo ao longe parecia estar a "mexer" um bocado.
Até que passados uns 2 minutos, aquilo começa a alastrar de forma clara. Ai percebi que era o inicio de um foco de incendio.
Berrei para um primo meu "olha ali" e desatamos a correr até lá. Batemos à porta da casa que estava mesmo ao lado do foco para acordar aquela gente (que salvo erro até sao primos distantes ou nao sei quê) e pedir uma mangueira ou o crl. E lá acabamos por apagar aquilo porque ainda era pequeno.
Nao houve desgraça porque por pura sorte paramos sem razao nenhuma ali perto em vez de seguirmos caminho e depois topei aquilo ao longe por puro feeling por conta da pessoa que tinha visto minutos antes atravessar a estrada assim do nada.
E depois? Coincidencia das coincidiencias, aparece um carro (o unico que passou naqueles 10/15 minutos) e lá dentro estava um gajo que era/é da aldeia (pessoa que de resto nao inspira grande confiança), com uma t-shirt branca vestida e a perguntar com um ar quase abatido "está tudo bem por aqui? que é que aconteceu?".
Essa merda ficou-me na retina na altura. So falei com os meus pais e com uns primos muito chegados e nem sequer foi logo nesse verao salvo erro. E foi so mesmo assim conversa trivial. Um "contar de historias". No final aquilo ficou por ali porque logicamente eu nao fui à esquadra dizer aos gajos "olha esse gajo tentou chegar fogo esta noite ali em tal lugar". Embora eu tenha a convicçao absoluta de quem foi o autor a verdade é que nao tinha provas cabais. E aquilo morreu logo ali, nao houve incendio. Mas foi por um triz...
Entretanto, muitas historias ouvi e é bastante obvio que a maioria dos incendios sao fogo posto. Ha interesses atrás disso. E nao sao necessariamento "obscuros". Muitas vezes é gente que quer/precisa de trabalhar para ganhar o dele...
O problema é profundo infelizmente.