O que se passou entre Costa e Pedro Nuno Santos?
Devem saber do que estou a falar.
Amanhã (hoje António Costa ainda está em Madrid na Cimeira da Nato) vai ser um dia efervescente no Governo.
Um tipo acorda, liga a tv e ouve isto - inimaginável mas foi real.
Até concordava com o PNS quando, durante a última legislatura, andou a pressionar o Costa para maior investimento na Carris e CP.
Mas tentar fazer aprovar a construção de um aeroporto nas costas do chefe, quando este está fora do país... Esta gente nunca trabalhou no privado e não sabe o que é despedimento por justa causa, certamente.
Concordo contigo.
Comparar o Musk e o Milhão era uma piada (tb so o conheci ontem).
Mas até fui ver o que é o "Rob vs Wade" em resultado desta histeria toda.
Está tudo revoltado, quando a própria lei portuguesa não cumpriria o Rob vs Wade que foi abolido nos USA.
Portugal o aborto é até as 10 semanas, o "Rob vs Wade" defende a opção de abortar até á viabilidade o que é por volta das 20 e tal semanas, por isso a grande maioria dos estados permite até as 20-24 semanas. Depois há meia dúzia que vão proibir e meia dúzia que não tem limite (podes abortar até ao nascimento, coisa que me chocou e desconhecia).
A própria UE não tem uma "lei federal" sendo os paises que decidem e até tem um estado membro que proibe o aborto voluntário, a Polónia.
Se estão tão exaltados com o que se passa nos USA, não fazia mais sentido lutarem por uma lei federal europeia e/ou aumentarem o limite do aborto das 10 semanas para as 20 e tal semanas? Se isto não é hive mentality e fuck logic... A maior parte dos portugueses acha que o aborto foi proibido nos USA.
Tem a ver com a influência cultural dos EUA na maior parte dos países da Europa Ocidental.
Mas vamos por partes:
1) O aborto em Portugal é legal até às 10 semanas, com várias exceções: violação (16 semanas), má formação do feto (24 semanas), entre outros casos;
2) Até na Polónia, abortos em caso de violações e risco para a mulher são permitidos;
3) O aborto foi parcialmente proibido nos EUA. Metade dos estados americanos, com esta reversão, aprovaram ou estão a aprovar imediatamente leis contra o aborto, que envolvem até controlo dos períodos menstruais e recompensas para denúncias de mulheres que viajem para fora do estado quando estão grávidas (Texas);
O problema é, no entanto, mais profundo do que isso. Falamos dum país completamente mergulhado numa crise social de décadas, entre progressistas e conservadores.
Um país que, não sendo uma teocracia, tem uma influência evangelista imensa, que procura ativamente reduzir os direitos humanos em prol das suas crenças religiosas. Um país que, tendo das melhores universidades do mundo, tem uma grande percentagem da população absolutamente inculta e voluntariamente cega a factos, porque acham que todas as respostas que precisam encontram-se no único livro que alguma vez leram, escrito por pessoas que os queimariam numa fogueira por bruxaria se os vissem a usar um telemóvel, conduzir um carro ou o raio de um corta-relvas.
Falamos de um país à parte, o interior dos EUA, desligado da atualidade mundial, que utiliza os argumentos dados pelos lobbies na defesa das suas "liberdades" e da suprema constituição, ignorando que a constituição foi criada por um grupo de pessoas racistas, misóginas, donas de escravos, preocupados essencialmente com a perda da sua independência numa possível invasão britânica. Se nós temos razão de queixa da nossa constituição com menos de 5 décadas, fará os EUA...
Eu não tenho fortes sentimentos relativamente ao aborto. Sou homem, nunca tive, na minha família ou conhecidos, quem tivesse necessitado de o fazer. Mas consigo ver o quão socialmente regressivo é esta reversão. Até porque não querem parar aqui. Alguns dos juízes do Supremo são contra o uso de contracetivos, casamentos do mesmo sexo, adoção para casais do mesmo sexo. E podemos continuar: A constituição dos EUA não defende em lado nenhum o direito da mulher votar, nem o fim da escravatura. Até onde poderão eles ir, e quanto apoio terão dos estados conservadores?