Invadem com fanatismoÉs uma comédia. Quando foi a última vez que esses países "mais agressivos" invadiram alguém?
Invadem com fanatismoÉs uma comédia. Quando foi a última vez que esses países "mais agressivos" invadiram alguém?
Essas crenças têm a ver com a necessidade irracional de explicar aquilo que não se controla.Vives num mundo a preto e branco. Laicismo=good, religião=bad. Quando as maiores atrocidades dos últimos cem anos foram cometidas em nome da "razão" e do ateísmo.
Dizer que a "religião perde influência quando começas a pensar e questionar" é não saber nada de psicologia humana. As crenças irracionais nunca vão desaparecer porque muitas vezes são as únicas que dão sentido à vida. Não importa que sejam "mentira", só importa é que ajudem a viver.
Eu conheço pessoas muito inteligentes, com carreiras profissionais e intelectuais com que tu nem poderias sonhar, que acreditam em Deus. Até tive um amigo, já falecido, professor universitário e esquerdista, que aos 70 anos teve um cancro e acabou a converter-se ao catolicismo. Vou dizer que ele ficou burro de repente? Não, vou dizer que poucas pessoas conseguem enfrentar transes desses sem o apoio de crenças irracionais.
Eu não sou crente, mas sempre achei que se um grupo de crianças de cinco anos fossem deixadas sozinhas numa iilha, iam acabar por inventar a ideia de Deus.
Aliás, nunca houve sociedade nenhuma sem crenças espirituais ou sobrenaturais. Por alguma razão há-de ser.
Duvido que a paz que eles queiram negociar inclua uma cedência de todos os territórios ocupados e fingir que a Russia nunca os atacou. Se assim for podemos simplesmente dizer que o que está a ser negociado é uma capitulação.Não devias falar dessa maneira, tu não és voluntario para ir para lá.. acho que a maior parte dos Ucranianos quer negociar a paz.
Sim, mas o ponto é que estamos juntos.. quer dizer se para ti estarmos juntos for dizer força nisso, e dar uns 10 euros por anos dos nosso impostos para apoiar, pode ser.Duvido que a paz que eles queiram negociar inclua uma cedência de todos os territórios ocupados e fingir que a Russia nunca os atacou. Se assim for podemos simplesmente dizer que o que está a ser negociado é uma capitulação.
Não sou Ucraniano mas duvido que queiram render-se. Agora há um ponto que mesmo não concordando posso entender. Este mundo não está para lirismos e é pura e simplesmente a lei do mais forte. E se assim o é e sendo a Russia mais forte que a Ucrânia teremos que deixar de pensar no que é "justo" ou "injusto" e minimizar o número de baixas. Eu entendo este pragmatismo, simplesmente só acho que não é lirismo pensar que todos juntos somos mais fortes que a Russia. É só isto.
Mas porque carga de água é que havemos de ser "todos juntos" contra a Rússia? Que mal fez alguma vez a Rússia a Portugal e aos portugueses? E porque é que não somos "todos juntos" contra os Israelitas que praticam genocídio em Gaza? Quem mata mais civis indefesos, a Russia ou Israel?Duvido que a paz que eles queiram negociar inclua uma cedência de todos os territórios ocupados e fingir que a Russia nunca os atacou. Se assim for podemos simplesmente dizer que o que está a ser negociado é uma capitulação.
Não sou Ucraniano mas duvido que queiram render-se. Agora há um ponto que mesmo não concordando posso entender. Este mundo não está para lirismos e é pura e simplesmente a lei do mais forte. E se assim o é e sendo a Russia mais forte que a Ucrânia teremos que deixar de pensar no que é "justo" ou "injusto" e minimizar o número de baixas. Eu entendo este pragmatismo, simplesmente só acho que não é lirismo pensar que todos juntos somos mais fortes que a Russia. É só isto.
Podemos discordar relativamente ao quão envolvidos devemos estar. Ou até o dinheiro que estamos dispostos a dar. Agora aliviar sanções à Russia e tentar sacar um negócio de minérios raros a um país desesperado (o que seria pura e dura extorsão) é a todos os títulos deplorável.Sim, mas o ponto é que estamos juntos.. quer dizer se para ti estarmos juntos for dizer força nisso, e dar uns 10 euros por anos dos nosso impostos para apoiar, pode ser.
Uma coisa não impede a outra. Sim a Europa mais do que "condenar Israel" deve fazer um embargo em toda a linha e, da parte que me toca, até mais do que isso.Mas porque carga de água é que havemos de ser "todos juntos" contra a Rússia? Que mal fez alguma vez a Rússia a Portugal e aos portugueses? E porque é que não somos "todos juntos" contra os Israelitas que praticam genocídio em Gaza? Quem mata mais civis indefesos, a Russia ou Israel?
Sim, mas como Portugues ias para lá lutar? a questão é essa..Podemos discordar relativamente ao quão envolvidos devemos estar. Ou até o dinheiro que estamos dispostos a dar. Agora aliviar sanções à Russia e tentar sacar um negócio de minérios raros a um país desesperado (o que seria pura e dura extorsão) é a todos os títulos deplorável.
Eu já dou de barato que os EUA têm na melhor das hipóteses indiferença e na pior hipótese desdém pela Europa. Assim sendo a Europa terá que fazer a sua parte e seguir o seu caminho. E sim, apoiar com mais do que 10€ cabeça, acelerar a produção e o R&D militar, rever as cadeias logísticas e a dependência das redes de comunicação militar dos EUA.
Como português e como europeu já estou farto de ver todos os actores políticos europeus a dizerem amen ao que quer que seja que os EUA façam e mesmo custando-me admiti-lo... sim... é para rearmar.