Actualidade Internacional

Edgar Siska

Presidente da Associação Ódio Eterno ao Panelas
9 Julho 2016
78,402
137,168
Conquistas
8
Ao pé da praia
  • Alfredo Quintana
  • Maio/21
  • Junho/22
  • Agosto/22
Não foi uma coisa lá muito bonita de se ver, mas as guerras de conquista nunca foram muito bonitas de ver, e não há país colonizador que não tenha cometido os seus massacrezitos. Mas aqui entre nós, os aztecas eram uns bárbaros do caralho, com prácticas que fariam corar de vergonha os nossos medievais, e embora soubessem muito de astronomia, não me parece que a perda cultural tenha sido de fazer chorar as pedras (sou um cínico do crl, eu sei)
Só não achei bem terem fodido os monumentos de ouro pá, mas convém que para nós europeus aquilo era divisa e não pedras que brilhavam.
Hoje gostava de ver e tal, mas se lá estivesse naquele tempo era tudo igual, ia a derreter para fazer girar a economia.

Sim os aztecas eram para lá de bárbaros e faziam coisas que já não tinham uso ou costume entre a humanidade não é na era medieval, é desde a proto-civilização.
Nem os sumérios faziam daquilo, já tinham passado isso.

• Like
Reações: Dagerman

Dagerman

Tribuna
1 Abril 2015
4,803
4,697
Muito daquele Extremo Leste foi reclamado em expedições e não em guerras.
Muitas delas feitas por estrangeiros contratados pelo czar.
Um pouco à imagem da expedição dos Bandeirantes no Brasil ou de Brito Capelo no leste de Angola. Caminhavas 1000 km por território "virgem", punhas lá a bandeira e declaravas: propriedade da Coroa portuguesa.

• Like
Reações: Edgar Siska

Dagerman

Tribuna
1 Abril 2015
4,803
4,697
O @Ripas como eu não gosta de tanquismos.
De pessoal que se curva a ditadorzecos do Kremlin, muito menos se for por um saudosismo da velha Soyuz.

Admirar o povo ou a cultura o que tem a ver com "marxismo"?

Eu admiro o Tchaikovski, que eu saiba o homem não era "marxista".
E Glinka, Prokofiev, Rachmaninoff, Mussorgsky, Stravinski, Shostakovich, Rubinstein, Rimsky-Korsakov, Arensky...nada disto tem a ver com "marxismo"
Admiro Tolstói, Dostoiévski, Pushkin, Kuzmin, Tchekhov, Pasternak, Turgenev, ...não preciso do marxismo para nada disso, até Gorki que era efetivamente marxista-leninista, ou melhor estalinista na verdade.
Admiro Malevich, Kliun, Repin, Kandinsky, Rublev, Aivazovsky, Kabakov...

Até icones do "moderno" como Tarkovsky ou Viktor Tsoi dos Kino.

Olha também gosto dos Molchat Doma e dos Dlina Volny mas essas bandas post-punk são bielorrussas, o que não quer dizer que não tenha repulsa ao senhor Lukashenko.
Russos actuais gosto dos Ploho.

E não preciso do marxismo para nada.
Eu fiz muitos juízos políticos errados durante a minha vida, mas há um que não me pesa na consciência, que é o de alguma vez ter simpatizado com o marxismo ou o comunismo. Já aos 18 anos era demasiado libertário para simpatizar com autoritarismo, fossem de direita ou de esquerda. O que não impede que tenha dois bons amigos comunistas, daqueles ferrenhos com cartão de sócio e tudo!
Mas não cometo o erro básico de confundir a Rússia com o comunismo, nem sequer a Rússia de Putin (seria estar a confundir autoritarismo nacionalista com comunismo, e não saõ bem a mesma coisa) e muito menos esqueço o que a Rússia deu ao mundo.
Aos grandes nomes que citas eu acrescentaria ainda Gogol, Gontcharov, Isaac Babel, o desgraçado poeta Mandelstam, Chagall, Nabokov... já para não falar de meia dúzia de grandes cientistas e a cadela Laika.

• Love

Edgar Siska

Presidente da Associação Ódio Eterno ao Panelas
9 Julho 2016
78,402
137,168
Conquistas
8
Ao pé da praia
  • Alfredo Quintana
  • Maio/21
  • Junho/22
  • Agosto/22
Eu fiz muitos juízos políticos errados durante a minha vida, mas há um que não me pesa na consciência, que é o de alguma vez ter simpatizado com o marxismo ou o comunismo. Já aos 18 anos era demasiado libertário para simpatizar com autoritarismo, fossem de direita ou de esquerda. O que não impede que tenha dois bons amigos comunistas, daqueles ferrenhos com cartão de sócio e tudo!
Mas não cometo o erro básico de confundir a Rússia com o comunismo, nem sequer a Rússia de Putin (seria estar a confundir autoritarismo nacionalista com comunismo, e não saõ bem a mesma coisa) e muito menos esqueço o que a Rússia deu ao mundo.
Aos grandes nomes que citas eu acrescentaria ainda Gogol, Gontcharov, Isaac Babel, o desgraçado poeta Mandelstam, Chagall, Nabokov... já para não falar de meia dúzia de grandes cientistas e a cadela Laika.
Eu o Chagall não sei se o hei de considerar russo, francês ou simplesmente judeu .

Esqueci-me do Gogol, que falha.

E também gosto muito da Oksana, uma funcionária de um café ali na zona de Matosinhos, mas isso já são motivos libidinosos :LOL:

• Haha
Reações: Dagerman

Dagerman

Tribuna
1 Abril 2015
4,803
4,697
Eu o Chagall não sei se o hei de considerar russo, francês ou simplesmente judeu .

Esqueci-me do Gogol, que falha.

E também gosto muito da Oksana, uma funcionária de um café ali na zona de Matosinhos, mas isso já são motivos libidinosos :LOL:
Verdade seja dita, há pelo menos dois desportos em que os russos não têm rival, pelo menos para o meu gosto: Beleza Feminina e Literatura do Século XIX.

• Love

PDuarte

Tribuna Presidencial
16 Maio 2017
11,081
8,277
Na Batalha de Diu, Portugal, sozinhos, com 18 navios e pouco mais de 800 soldados e 400 milicianos malabares mal armados contra 116 navios e 6000 soldados, uma coligação de Gujarates, Mamelucos, Reino de Calecute e Venezianos.
Do lado deles só sobriveveram 22 gajos.
E provavelmente foi porque se esconderam ou fugiram.
O Flash Point History tem excelentes documentários , mais na vertente militar, sobre a carnificina feita na Índia... Mas que povo que alguma vez foi grande não cometeu atrocidades (numa visão actual)?

• Like

jorgebest

Lugar Anual
2 Junho 2020
4,849
5,301
O @Ripas como eu não gosta de tanquismos.
De pessoal que se curva a ditadorzecos do Kremlin, muito menos se for por um saudosismo da velha Soyuz.

Admirar o povo ou a cultura o que tem a ver com "marxismo"?

Eu admiro o Tchaikovski, que eu saiba o homem não era "marxista".
E Glinka, Prokofiev, Rachmaninoff, Mussorgsky, Stravinski, Shostakovich, Rubinstein, Rimsky-Korsakov, Arensky...nada disto tem a ver com "marxismo"
Admiro Tolstói, Dostoiévski, Pushkin, Kuzmin, Tchekhov, Pasternak, Turgenev, ...não preciso do marxismo para nada disso, até Gorki que era efetivamente marxista-leninista, ou melhor estalinista na verdade.
Admiro Malevich, Kliun, Repin, Kandinsky, Rublev, Aivazovsky, Kabakov...

Até icones do "moderno" como Tarkovsky ou Viktor Tsoi dos Kino.

Olha também gosto dos Molchat Doma e dos Dlina Volny mas essas bandas post-punk são bielorrussas, o que não quer dizer que não tenha repulsa ao senhor Lukashenko.
Russos actuais gosto dos Ploho.

E não preciso do marxismo para nada.
Não esquecer Shishkin, Levitan, Leskov, os TATU… também o grande Dimitry Alenitchev..

Mas sim é um povo com uma cultura incomparável, não só connosco como praticamente qualquer outro país.. então com os EUA nem se fala. Um dos maiores arquitetos americanos por exemplo é Russo (Louis Khan, nasceu na União Soviética)..

Portugal enfim, é um pequeno paraíso, bom tempo, mar, comida, mas historicamente de pouca capacidade económica fruto duma percentagem reduzida de solo fértil. Tens o Minho, Ribatejo, planalto transmontano e Algarvio pouco mais..

Obviamente que o Putin é um rosto mau e ainda mais vilificado pelos media ocidentais. Na Rússia por exemplo, sobretudo os Boomers param sempre para o ouvir falar na TV. É preciso conhecer esse outro lado da moeda e não se refugiar no que os media nos dão de comer às colheres. Se são a merda que sabemos no futebol o que os impede de o ser no resto?

O assassinato do Navalny ainda me está atravessado e é muito triste mas na realidade não sabemos se de facto veio do Kremlin ou alguém interessado em destruir a imagem do regime de Putin no Ocidente. Mas também não me parece que Putin tivesse grandes problemas em fazê-lo na verdade.

O que sei é que é muito redutor e uma falta de mundividência achar que tudo isto se baseia nas tendências expansionistas de um pequeno lunático.. é viver numa bolha, é ignorar o que se tem passado na história recente, ignorar o medio oriente, Israel, Síria..

O que vai acontecer na Ucrania é o que muitos previam já faz tempo, que é pagar a paz com os seus riquíssimos recursos naturais e hipotecar qualquer possibilidade de crescimento económico do País e da seu povo. Por outro lado, Musk e companhia ficarão cada vez mais gordos...

Claro que também nao seriam rosas ficar subjugado à Rússia, com o risco de se otrnar outra Bielorússia (mas com muito mais recursos) mas não creio, mais uma vez, que essas tenham sido alguma vez as intenções de Putin e seus aliados, mas sim uma jogada de antecipação aos próprios Americanos.

Não esquecer que estes últimos já andavam por lá a cheirar algo pouco antes de Zelensky chegar ao poder e estalar o conflito com a Rússia...

Mas é complicado para nós povo compreender todas as dinâmicas da geopolítica atual, é importante é manter um espírito crítico e aberto, sempre na busca da verdade.

• Like

cccmonteiro

"No futebol, o pior cego é o que só vê a bola."
3 Junho 2014
40,349
38,864
52
Moimenta do Douro