Actualidade Internacional

Devenish

Tribuna Presidencial
11 Outubro 2006
24,854
15,499
Conquistas
2
Porto
  • Reinaldo Teles
  • Março/19
Os Jeovás costumavam ir lá a casa tentar convencer o meu pai. Mas ele era ainda mais chato do que eles e a certa altura eram eles que queriam ir embora.
Esses já não aparecem há muito tempo, uma vez disse-lhes que era a reencarnação de satanás e fugiram, devem ter eliminado a minha morada das visitas.

joaovilasboas

Bancada central
4 Maio 2024
1,283
1,709
Conquistas
2
  • Reinaldo Teles
  • José Maria Pedroto
Isto é mentira, não existe consenso em relação ao jesus histórico ainda.
Mentira é o que estás a dizer. Existe certamente um consenso de que Jesus existiu.

O que ele fez ou deixou de fazer é que é motivo de debate. Agora não venhas dizer que não existe um consenso - vê o que o Bart Ehrman, insuspeito de ser cristão, diz sobre esse assunto.

Além disso, tens fontes da época. Não percebo esta celeuma.

Ginjeet

Tribuna Presidencial
11 Março 2018
6,131
7,585
claro que o respeito pode existir.
o que estou a dizer é que me parece que esse respeito é uma questão de educação, mas com alguma condescendência pelo meio.
Três premissas base para um não crente não se chatear com o que os outros acreditam ou deixam de acreditar:

1. Como na lei, a liberdade de um indivíduo termina onde a liberdade do outro começa.
2. Manter crenças afastadas da política e dos órgãos de decisão sociais.
3. Não tentar converter.

Infelizmente isto parece ser muito difícil de compreender.

• Like
Reações: Mike_Walsh

Cheue

12 Maio 2016
23,651
37,516
Conquistas
7
108
Mentira é o que estás a dizer. Existe certamente um consenso de que Jesus existiu.

O que ele fez ou deixou de fazer é que é motivo de debate. Agora não venhas dizer que não existe um consenso - vê o que o Bart Ehrman, insuspeito de ser cristão, diz sobre esse assunto.

Além disso, tens fontes da época. Não percebo esta celeuma.
existiu, era judeu e, provavelmente, castanho.

o que eu gostava de saber, mas nunca vou saber, é quem inventou que era 'filho de deus', os milagres de 'andar na água', 'transformar água em vinho' , etc
se foi o próprio e isso foi mais tarde relatado - o que significaria que era um con man
ou se foi alguém que inventou em seu nome mais tarde para o endeusar.

e já agora a 'virgem Maria'...
...essa história surgiu logo no momento ou só mais tarde?

Última edição:
  • Wow
Reações: Raba

joaovilasboas

Bancada central
4 Maio 2024
1,283
1,709
Conquistas
2
  • Reinaldo Teles
  • José Maria Pedroto
"O ateu é, em si mesmo e de certa forma, um religioso."
Por exemplo era assim Saramago mas não convém generalizar. Saramago tinha trauma de ter sido cristão e procurava desmontar as incongruências da Biblia citando-a frequentemente.
Eu não sigo esse caminho, para mim a Biblia ou qualquer outro não me diz nada e li-a e outros diversas vezes e não encontrei neles nada que me fizesse duvidar que a crença num criador é absurda, teríamos que questionar então o criador do criador e por aí fora.
A posição do agnóstico, e existem diversas variedades, é fácil e agrada a quase todos mas a mim não, por exemplo um agnóstico pode ser maçónico e um ateu não. Rictos ou ritos nunca me agradaram.
Eu não tenho explicação para a existência do Universo e da humanidade mas quem tem de o explicar são aqueles que professam qualquer religião, o ónus da prova têm que ser eles a provar e não eu.
Chamarem-me religioso é uma ofensa!
Eu sei que há ateus chatos mas remeto-te para o 1º parágrafo.
A posição mais fácil em toda a filosofia é ser ateu. A lógica indica que devemos rejeitar a existência de uma divindade, porquanto não a vemos.

O ónus da prova recai sobre todo aquele que fizer uma asserção. Quando um ateu diz que "Deus não existe", tem também de comprovar a sua afirmação.

Peço desculpa, mas os ateus conseguem ser tão pedantes como um religioso fundamentalista. Um Christopher Hitchens era tão pedante como um bispo ultraconservador.

Eu, pelo menos, não consigo ouvir um "acredito em Deus" ou "não acredito em Deus" e ter um impulso fortíssimo para tentar refutar a contraparte.

E devo dizer que não são poucos ateus que são assim, até é bastante frequente.

Debates como este são muito mais produtivos, porque é uma mera exposição de argumentos sem tentar enfiar as nossas convicções pela goela abaixo. Aliás, permite-me jogar com os argumentos de ambas as partes.

• Like
Reações: Edgar Siska

Edgar Siska

藍白軍最強
9 Julho 2016
73,483
126,909
Conquistas
8
Ao pé da praia
  • Alfredo Quintana
  • Maio/21
  • Junho/22
  • Agosto/22
Isto é mentira, não existe consenso em relação ao jesus histórico ainda.
Existe sim.
Lamento ter de puxar um bocadinhos dos galões, mas como se diz, a verdade acima de tudo.

O consenso académico é a sua existência.
O "Jesus Myth" é uma teoria de franjas, ou seja é uma forma gira de dizer que é uma coisa sem suporte histórico.
Quase todos os historiadores da antiguidade confirmam a existência do mesmo.
Os estudiosos contemporâneos da antiguidade concordam que Jesus existiu, e os estudiosos da Bíblia e os historiadores clássicos consideram as teorias de sua inexistência como sendo efetivamente refutadas.

Tens aqui alguns dos escolares e estudiosos mais consagrados, até te vou dar o Bart D. Ehrman que não é cristão ou religioso,:

"Ele certamente existiu, como concordam praticamente todos os estudiosos competentes da antiguidade, cristãos ou não-cristãos, com base em evidências claras e certas."

Robert E. Van Voorst - "Estudiosos bíblicos e historiadores clássicos consideram as teorias da inexistência de Jesus como efetivamente refutadas"

James D.G. Dunn - "As teorias da inexistência de Jesus são uma tese completamente morta."

Aliás a não historicidade de Jesus nunca ganhou nenhuma força no campo académico. O míticismo é rejeitado por praticamente todos os principais estudiosos da antiguidade e é considerada uma teoria marginal há mais de 200 anos.

joaovilasboas

Bancada central
4 Maio 2024
1,283
1,709
Conquistas
2
  • Reinaldo Teles
  • José Maria Pedroto

o que eu gostava de saber, mas nunca vou saber, é quem inventou que era 'filho de deus', os milagres de 'andar na água', 'transformar água em vinho' , etc
se foi o próprio e isso foi mais tarde relatado - o que significaria quera um con man
ou se foi alguéum que invetou em seu nome mais tarde para o endeusar.

...essa hisória surgiu logo no momento ou só mais tarde?
Sim, é assim que o Bart Ehrman o define. Um pregador judeu apocalíptico.

Negar a sua existência é que me parece...far-fetched.

Tudo parece fazer crer que era o próprio Jesus que invocava o que mencionas no segundo parágrafo. O resto da mensagem dele é que era inovadora e completamente antagónica ao pensamento e aos costumes religiosos da época. Advém daí a adesão à religião.

Quanto à Virgem Maria: existe uma grande divergência no que toca à virgindade de Maria no mundo cristão.

• Like
Reações: Edgar Siska e Cheue

Edgar Siska

藍白軍最強
9 Julho 2016
73,483
126,909
Conquistas
8
Ao pé da praia
  • Alfredo Quintana
  • Maio/21
  • Junho/22
  • Agosto/22
Como apontou o @joaovilasboas a única questão de debate sobre Jesus no contexto histórico é o que ele fez da vida para lá daquilo que é historicamente consensual, que é ter existido, no 1 Século, na região da Judeia Romana, que foi um profeta/filósofo, que teve seguidores e pregou, que foi baptizado e que foi crucificado.
Tudo o resto, ou seja os detalhes da sua vida para lá disto que disse isso sim é que há discussão.

Última edição:

joaovilasboas

Bancada central
4 Maio 2024
1,283
1,709
Conquistas
2
  • Reinaldo Teles
  • José Maria Pedroto
Três premissas base para um não crente não se chatear com o que os outros acreditam ou deixam de acreditar:

1. Como na lei, a liberdade de um indivíduo termina onde a liberdade do outro começa.
2. Manter crenças afastadas da política e dos órgãos de decisão sociais.
3. Não tentar converter.

Infelizmente isto parece ser muito difícil de compreender.
A conversão religiosa é uma prerrogativa conferida pela lei da liberdade religiosa, desde que obedeça ao princípio da proporcionalidade.

Coisa distinta será uma insistência exacerbada por parte dos pregadores.

• Like
Reações: Edgar Siska

Edgar Siska

藍白軍最強
9 Julho 2016
73,483
126,909
Conquistas
8
Ao pé da praia
  • Alfredo Quintana
  • Maio/21
  • Junho/22
  • Agosto/22

se foi o próprio e isso foi mais tarde relatado - o que significaria que era um con man
ou se foi alguém que inventou em seu nome mais tarde para o endeusar.

...essa história surgiu logo no momento ou só mais tarde?
Castanho não era. Não era indostânico de Kerala, nem mixed :LOL:
Era muito provavelmente moreno do tipo como habitualmente vês em pessoal do Levante e da zona Mediterrânica (naquela altura também face a que todos andavam ao sol, toda a gente parecia mais morena :LOL:)
Se estivesse aliás a passear pelas ruas da tua cidade ou minha, vestido em roupas actuais ia parecer como um qualquer outro gajo autóctone com uma compleição que íamos considerar banal no nosso contexto.

Cheue

12 Maio 2016
23,651
37,516
Conquistas
7
108
Castanho não era. Não era indostânico de Kerala, nem mixed :LOL:
Era muito provavelmente moreno do tipo como habitualmente vês em pessoal do Levante e da zona Mediterrânica (naquela altura também face a que todos andavam ao sol, toda a gente parecia mais morena :LOL:)
Se estivesse aliás a passear pelas ruas da tua cidade ou minha, vestido em roupas actuais ia parecer como um qualquer outro gajo autóctone com uma compleição que íamos considerar banal no nosso contexto.
cor de cigano, algo assim, se aparecesse agora diziam que era monhé e mandavam-no para a terra dele
e devia ter tipo 1,20m.

Edgar Siska

藍白軍最強
9 Julho 2016
73,483
126,909
Conquistas
8
Ao pé da praia
  • Alfredo Quintana
  • Maio/21
  • Junho/22
  • Agosto/22
cor de cigano, algo assim, se aparecesse agora diziam que era monhé e mandavam-no para a terra dele
e devia ter tipo 1,20m.
Monhé não, lá está, isso é indostânico de Kerala e isso não existia ali no Mediterrâneo.
Usando actuais e antigos elementos do nosso clube, iria estar algures entre o que vês num Diogo Costa no mais "claro", num SC num ponto médio, ou um Alan Varela ou Taremi no mais melanístico.
Tudo gajos morenos com tons um pouco mais caros uns mais escuros outros. É só imaginares os ditos de grande barba e cabelos compridos que eram o comum na população masculina judia do Sec I.
Altura devia ser algures entre 1,60m a 1,70m.

Paulo de Tarso é que era pequenino, devia ter menos de 1,50m, mas ele tinha uma doença na coluna e sofria de má postura na velhice.

Mike_Walsh

Bancada central
4 Janeiro 2024
2,252
5,515
É bom tipo, o amigo Devenish...
Apenas não é o tipo de pessoa que fica a fazer um frete que não lhe apeteça, como aturar testemunhas de Jeová
Eu sei que é bom tipo. É das poucas pessoas do Portal que conheço pessoalmente.
E é provavelmente a única pessoa mais velha do que eu.

• Haha
Reações: Raba