Sim, é óbvio que o Trump tenta constantemente desviar atenções e culpar os outros, mas o Trump está limitado por regras democráticas que impedem que ele consiga distorcer a informação ao ponto de evitar a critica dos media, que aliás estão contra ele tanto com ou sem razão, portanto se existe escrutinio constante é na sociedade americana.
Eu tenho mais ou menos uma ideia aproximada do que se passa nos EUA independentemente do que o Trump diz ou quer, eu consigo objectivamente perceber daquilo que ele é realmente responsável ou não, tal como vários outros (tanto dentro como fora dos EUA) adiou e desvalorizou no principio mas depois disso fechou e geriu a coisa normalmente fora as suas imbecilidades nas conferências de imprensa, na prática a qualidade da sua gestão na crise médica está na mediania dos paises ocidentais.
E até acho que a sua gestão económica da crise arrisca-se a ser bem superior à europeia, muito por culpa desta última, mas isso ainda falta confirmar.
Ou seja, eu não acho no meio disto tudo o Trump relevante, foi apenas um dirigente internacional que geriu de forma mediana o seu pais quando a pandemia lá chegou, e se depois tentou responsabilizar a China e a WHO é preciso também ser objectivo o suficiente para perceber o que faz sentido ou não nessas criticas, independentemente de percebermos a forma como ele está a tentar se desviar dos ataques dos media.
No caso da WHO eu tenho evitado criticar, já referi que existem erros iniciais por demasiada proximidade com a retórica chinesa, mas a dado momento que a pandemia se torna um fenómeno global é algo que a organização não tem condições para fazer muito mais, e acho mal que o Trump tenha cortado o financiamento, embora suspeite que na prática isso não vai acontecer porque aparentemente eles já tinham pago a sua quota deste ano em Janeiro, até ao próximo ano ou outro presidente vai retroceder ou até o próprio Trump arranjará uma desculpa para fazer isso, é só show off.
As minhas criticas ou estimativas em relação à China existem à margem de tudo isto, tenho sérias dúvidas em relação a sequer uma versão aproximada dos dados oficiais, e acredito que mesmo com toda a censura do mundo mais tarde ou mais cedo vamos todos realmente começar a ter uma ideia do que se passou (e ainda anda a passar) dentro desse país no que à pandemia diz respeito.