Eu quando referi favorecia os democratas era partindo do principio que era alterado para uma comissão nacional de eleições para desenhar os distritos, a partir daí sim, favoreceria os democratas, neste momento favorece os republicanos.John Wick disse:Na questão do gerrymandering, temos pontos de vista parecidos, acho que querias dizer que favorece os republicanos e não os democratas. Só corrigir uma coisa, eu não fiz um enquadramento histórico, disse apenas que actualmente favorecia os republicanos e cheguei mesmo a referir que noutros anos foram os democratas que mais abusavam desta prática e mais tarde, quando tu falaste sobre quem tinha celebrizado o termo eu apresentei a origem do termo "gerrymandering" nada mais. Na questão da segregação racial, já na segunda metade do século XX, existiam cláusulas no registo eleitoral feitas propositadamente para limitar o direito ao voto dos afro-americanos e dos emigrantes como as "grandfather clauses", etc., e aqui os dois partidos têm igual responsabilidade.
Já na questão dos documentos, acho que estás a fazer uma interpretação errada porque essa não é a realidade dos EUA. É uma forma, tal como as "grandfather clauses", de retirar a possibilidade de voto de uma minoria. Aqui o que mais assusta é a motivação, porque em termos de efectividade, não acho que tenha grande efeito prático no resultado final das eleições. Apenas acho que é uma motivação que vai contra aquilo que é a democracia cujo o seu pilar mais forte é o exercício do direito ao voto.
Em relação à identificação para voto, é uma questão complicada, porque aquilo que os republicanos defendem (a obrigação do BI) é ao mesmo tempo perfeitamente razoável e necessário para garantir a integridade das eleições, mas também diminui o voto das minorias porque as obriga a tratarem do processo para garantir essa identificação.
E eu aqui embora perceba como isso deprime o voto das minorias sou obrigado a me questionar o que defenderia se isso não fosse questão, e a verdade é que acharia muito mal que se pudesse votar sem identificação fidedigna, acho que a credibilidade e integridade do processo eleitoral a isso obriga, e por muito que isso seja negativo para as minorias não podemos criar um regime de excepção.
E depois também penso o seguinte, e não estou a exagerar, em muitos paises bem mais pobres e sem recursos que os EUA as pessoas dão-se ao trabalho de se recensear e arranjar documentação para poderem votar, muitas vezes conseguem ter taxas de abstenção bem menores que muitos paises ocidentais, mas nos EUA isso é apresentado como uma barreira intransponivel e na prática nunca foi.
Eu creio que o que ninguém quer encarar, é que a maioria da população incluindo as minorias desvaloriza as eleições, essa é uma tendência que se vê cada vez mais no mundo ocidental, mas o direito ao voto não pode apenas ser encarado como um direito mas também como um dever, quem não vota, tal como quem não fala, consente.