Basicamente a diferença faz-se entre um documento que seja usado a nível federal e um a nível estadual, os republicanos exigem que haja qualquer tipo de identificação federal e eu concordo com eles, mesmo percebendo porque o fazem.John Wick disse:Na grande maioria dos países civilizados toda a gente tem direito ao voto, não és obrigado a registar-te com um documento que não tens nem tens capacidade para vir a ter. Aqui em Portugal, tens registo automático, só tens que apresentar o BI, mas dantes tinhas o cartão eleitoral. Não havia qualquer tipo de dificuldade, fosses muito pobre ou muito rico, pedias o teu cartão eleitoral e podias ir votar. Não tinhas que ir tirar a carta de condução ou pagar para ter um passaporte para poderes votar.
Não estou a dizer que Portugal é um exemplo perfeito de democracia, mas há muitos anos que não tens qualquer entrave ao voto.
Nos EUA, em alguns estados como no Oregon, tens registo automático, vais votar, apresentas uma identificação que pode ser o certificado de nascimento e está feito. Noutros estados, principalmente republicanos, para votares, apresentares um documento que te identifique como o certificado de nascimento, não chega, tens que ter uma carta de condução, um passaporte, a cédula do exército ou então seres trabalhador de uma entidade governamental e teres um cartão com foto. Não basta teres identificação, tens que ter uma identificação restrita e que não está acessível aos menos favorecidos. Eu não acho isto regras normais, nem acho que assegure credibilidade às eleições, bem pelo contrário.
Repara numa coisa se implementasses o sistema português (onde toda a gente é obrigada a ter identificação nacional) lá quem se oporia seriam os democratas e não os republicanos, diriam que estás a obrigar as pessoas a provarem que são cidadãos, isto no fundo é tudo por causa dos emigrantes ilegais e pelo medo que esse processo seria usado para os perseguir (o que era provável), mas isso são preocupações que em nada se referem ao direito ao voto dos cidadãos americanos, quem está lá ilegalmente é outro problema.