Actualidade Internacional

tocoolant

Bancada central
7 Abril 2016
1,086
955
Tendo a concordar que há sociedades que não querem ou melhor não sabem, nem estão habilitadas culturalmente ou em dimensionamento, para a democracia como nós a conhecemos.
E como tal o melhor que têm a fazer é ir tentando contruir melhores instituições e sim, não desistir e ir tentando que alguns elementos das suas tomadas de decisões sejam mais democráticas para que um dia a tenham democracia num sentido mais amplo.

Quanto à questão de que a "cultura deles" pode não dar para a democracia é daquelas afirmações que eu simplesmente não concordo por n motivos. Para além do factor de resignação e fatalismo têm um certo toque de "coitados eles são atrasados" ou pior, parece que há algo intrínseco na sua humanidade e na sua cultura de malévolo que rejeita algo que não seja a tirania.

Isso já foi dito sobre Portugal e desculpem, não é por ouvirmos fado ou comermos batatas a murro, ou termos tido reis e um catolicismo pudico e retragrado, uma sociedade em que o papel da mulher era o que era por séculos que não houve revoluções liberais, queda da monarquia ou o 25 de Abril. Rejeito esse retrato absurdo que se alguém rezar ao Cristo pode ser democrático mas se rezar ao Buda ou acreditar no Zodiaco do Maomé já não pode.

A democracia tem premissas terrivelmente exigentes para ser posta em prática. Necessita de uma imprensa livre e relativamente equilibrada, actores políticos que vejam o lado oposto como adversários e não como inimigos, um modelo rotativo e que dê a possibilidade de quem tem o poder possa sair com dignidade, divisão de funções e responsabilidades, um processo eleitoral transparente e que seja aceite por todos, etc. Nada disto me parece que seja contrário a qualquer texto divino ou a qualquer prática cultural. E se o é teremos que aceitar que a religião tem que ser vista num plano diferente e separar as águas como nós próprios as tivemos que separar da igreja.

Há exemplos de ditaduras e democracias de todos os credos e culturas e não, uma coisa não impede a outra.

Edgar Siska

Presidente da Associação Ódio Eterno ao Panelas
9 Julho 2016
83,930
147,636
Conquistas
8
Ao pé da praia
  • Alfredo Quintana
  • Maio/21
  • Junho/22
  • Agosto/22
E como tal o melhor que têm a fazer é ir tentando contruir melhores instituições e sim, não desistir e ir tentando que alguns elementos das suas tomadas de decisões sejam mais democráticas para que um dia a tenham democracia num sentido mais amplo.

Quanto à questão de que a "cultura deles" pode não dar para a democracia é daquelas afirmações que eu simplesmente não concordo por n motivos. Para além do factor de resignação e fatalismo têm um certo toque de "coitados eles são atrasados" ou pior, parece que há algo intrínseco na sua humanidade e na sua cultura de malévolo que rejeita algo que não seja a tirania.

Isso já foi dito sobre Portugal e desculpem, não é por ouvirmos fado ou comermos batatas a murro, ou termos tido reis e um catolicismo pudico e retragrado, uma sociedade em que o papel da mulher era o que era por séculos que não houve revoluções liberais, queda da monarquia ou o 25 de Abril. Rejeito esse retrato absurdo que se alguém rezar ao Cristo pode ser democrático mas se rezar ao Buda ou acreditar no Zodiaco do Maomé já não pode.

A democracia tem premissas terrivelmente exigentes para ser posta em prática. Necessita de uma imprensa livre e relativamente equilibrada, actores políticos que vejam o lado oposto como adversários e não como inimigos, um modelo rotativo e que dê a possibilidade de quem tem o poder possa sair com dignidade, divisão de funções e responsabilidades, um processo eleitoral transparente e que seja aceite por todos, etc. Nada disto me parece que seja contrário a qualquer texto divino ou a qualquer prática cultural. E se o é teremos que aceitar que a religião tem que ser vista num plano diferente e separar as águas como nós próprios as tivemos que separar da igreja.

Há exemplos de ditaduras e democracias de todos os credos e culturas e não, uma coisa não impede a outra.
Não entendeste. Na parte cultural não é uma visão de "são atrasados".
É mais uma visão histórica, da forma como os povos foram desenvolvendo as suas relações com o poder de quem os governava.
Não estou só a falar de países ditos do terceiro mundo, ou do médio oriente.
Incluo aqui países e culturas como a russa da qual tenho bom conhecimento historico.
Entre outros.
Nada tem a ver com ser melhor ou pior.
Só para te explicar que não é nada do que entendeste.

SUPERMLY

Tribuna Presidencial
14 Setembro 2017
8,733
7,065
Estava?
Ainda era vivo esse cara*** em meados dos 70's?
Morreu em 1974 em Beirute.
Esse animal durou 78 anos.
Quando foram expulsos da Jordânia, os árabes da Palestina alegaram genocídio do Rei Hussein

Tipo da escória: tentam sublevações, levam nos cornos e depois " aí coitadinhos de nós"

• Like
Reações: Dragon Lonis

tocoolant

Bancada central
7 Abril 2016
1,086
955
Não entendeste. Na parte cultural não é uma visão de "são atrasados".
É mais uma visão histórica, da forma como os povos foram desenvolvendo as suas relações com o poder de quem os governava.
Não estou só a falar de países ditos do terceiro mundo, ou do médio oriente.
Incluo aqui países e culturas como a russa da qual tenho bom conhecimento historico.
Entre outros.
Nada tem a ver com ser melhor ou pior.
Só para te explicar que não é nada do que entendeste.
Entendi perfeitamente. Super teorias a la Kraut de que tudo advém dum modelo de sistema que provém de ramificações histórico sociológicas do camandro. Em que a cultura "que não é inferior" não consegue atingir o estado democrático.

Não me faças rir

Edgar Siska

9 Julho 2016
83,930
147,636
Conquistas
8
Ao pé da praia
  • Alfredo Quintana
  • Maio/21
  • Junho/22
  • Agosto/22
Entendi perfeitamente. Super teorias a la Kraut de que tudo advém dum modelo de sistema que provém de ramificações histórico sociológicas do camandro. Em que a cultura "que não é inferior" não consegue atingir o estado democrático.

Não me faças rir
Então ri.
Nem a explicar.

Não falei uma unica vez em inferioridade.
Tu é que deduzes que é esse modelo. Por ti.
O pessoal invariavelmente leva isto para a ideologia, chega a ser cansativo.

SUPERMLY

Tribuna Presidencial
14 Setembro 2017
8,733
7,065

Não me faças rir
Pelo contrário! Segundo consta os krauts gostavam bastante os árabes.
Ao ponto de terem uma unidade das waffen SS, logo não as consideravam inferiores.

Só consideravam inferiores os pretos, os mestiços e os hebreus

Hendrix

Lugar Anual
31 Março 2025
1,094
2,220
Nunca fui à China mas eu duvido que a vida de um gajo com algum guito seja muito diferente entre a China e qualquer país ocidental
Mesmo que aquilo seja uma ditadura

Mas posso estar enganado
Tenho um amigo que esteve 15 dias lá em trabalho e diz que é um mundo.
Não podes aceder é a Internet à vontade. Diz ele que a primeira coisa que lhe disseram foi para não trocar mensagens com ninguém a falar da China pois corria riscos.

Edgar Siska

9 Julho 2016
83,930
147,636
Conquistas
8
Ao pé da praia
  • Alfredo Quintana
  • Maio/21
  • Junho/22
  • Agosto/22
Chegou ao ponto em que finalmente, lá me conseguiram chamar nazi disfarçadamente.

É um chamado para fazer férias deste tópicos das atualidades que estão transformados em manifs da ala tresloucada do Berloque, onde o mais moderado cidadão liberal, que até tem um certo (grande) gosto e interesse por outras culturas, que veio aqui defender não se fazerem generalismos de povos, que tenta ser aberto e explicar as coisas que pensa, dar contexto histórico, sociológico, humano até (os seres humanos e sociedades por vezes não têm as mesmas necessidades ou prioridades uma das outras go figure)...para acabar a ser um "kraut", levar com a gasta, suja e insignificante "lei de goodwin", amigos não tenho paciência para isto. Diria mesmo, não gosto de banhos de lama.

Fiquem meus caros amigos revolucionários com a "ditadura" da vossa opinião, melhor, mais elevada, mais limpa, mais humana, mais catita do que a de todos o que não forem da militância.
Esse são todos, basicamente o Hitler.

Quando nem o mais tépido e moderado cidadão escapa, sabe que é deixar montarem a barraca do circo e ficar a ver das sidelines.

Edgar Siska

9 Julho 2016
83,930
147,636
Conquistas
8
Ao pé da praia
  • Alfredo Quintana
  • Maio/21
  • Junho/22
  • Agosto/22
Nunca fui à China mas eu duvido que a vida de um gajo com algum guito seja muito diferente entre a China e qualquer país ocidental
Mesmo que aquilo seja uma ditadura

Mas posso estar enganado
Também depende um pouco do local da China em que estás, mas no geral sim.
Tem as suas idiossincrasias obviamente, há coisas que sabes à partida que tens manga curtinha.

patitu

Bancada central
1 Junho 2007
1,618
446
Viana do Castelo
Tenho um amigo que esteve 15 dias lá em trabalho e diz que é um mundo.
Não podes aceder é a Internet à vontade. Diz ele que a primeira coisa que lhe disseram foi para não trocar mensagens com ninguém a falar da China pois corria riscos.
Estive lá 15 dias, e regressava na hora.
Se vivia lá não sei.
WhatsApp e afins só com VPNs

É sim um mundo a parte.
Segurança top, somos monitorizados sim é verdade, mas quem não deve não teme.
Situações do dia a dia resolvidas à primeiro mundo.

Isso de falar da china esquece, mentira!

Estive em 4 cidades cada uma com 10/20M pessoas.

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Di Charis

Tribuna Presidencial
23 Abril 2012
8,353
6,519
Acham que, se alguém vos perguntar 'Digam aí um país onde o comunismo tenha funcionado', podemos responder 'China'?"
Tendo em conta os milhões de mortos, obviamente que a resposta é não.

Acrescento: A China só passa a ser uma potência quando abandona a doutrina Maoista e se abre ao comércio mundial, mantendo o regime totalitário que, promovendo a iniciativa individual, o faz debaixo do controle estatal.

Última edição:
  • Like
Reações: Edgar Siska

Hendrix

Lugar Anual
31 Março 2025
1,094
2,220
Estive lá 15 dias, e regressava na hora.
Se vivia lá não sei.
WhatsApp e afins só com VPNs

É sim um mundo a parte.
Segurança top, somos monitorizados sim é verdade, mas quem não deve não teme.
Situações do dia a dia resolvidas à primeiro mundo.

Isso de falar da china esquece, mentira!

Estive em 4 cidades cada uma com 10/20M pessoas.

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
Jorge?