A lógica não é nenhuma, mas é parte do futebol, nem tudo é bonito. Mas é assim em todo o lado, em Inglaterra cantam músicas jocosas para com jogadores - podemos começar a cantar que o VB é um wanker se isso parecer mais civilizado - em Espanha vemos o racismo em plenos pulmões em qualquer estádio, em Itália vai desde claques de extrema direita até aos insultos constantes. Recentemente um Ajax em crise acabou com um jogo interrompido. Existe em todo o lado, é o lado emocional do futebol. Para muita gente aqueles 90 minutos são o ponto alto da semana e com isso acaba por vir ao de cima atitudes que são irracionais, aliás, o que leva alguém a fazer 350 kms para ir ver um jogo de futebol em pleno inverno? A paixão pelo clube que arrasta essa irracionalidade com ela.
Eu não acho que o VB deva levar com garrafas ou o quer que seja, mas a contestação a mim não me choca honestamente, faz parte da paixão, no dia em que o FC Porto perder e os adeptos não quiserem saber, acho que será o pior cenário possível.
Queres mesmo ir por aí?
Em Espanha acabaram de proibir um adolescente de frequentar estádios por um insulto racista. Um adolescente!
Aqui ainda estamos na fase de defender grunhos, apenas porque são da nossa cor e até ofendem alguém com quem não simpatizamos.
Vivemos um oportunidade única no futebol português de fazer a vida num inferno às claques... os presidentes dos 3 grandes, cada um pelas suas razões, são alérgicos às claques e tem um claro desejo de as pôr na ordem ou mesmo de as exterminar (pelo menos nos moldes atuais).
Mas não pode ser só os presidentes... o governo tem de ter coragem e legislar à séria sobre o assunto. Eu sou pouco dado a legislar tudo o que mexe mas quando não vai lá de outra forma... só com lei e punição.
Amigos... não estamos anos 90! Esqueçam essa cultura. Hoje a coacção sobre técnicos, jogadores ou dirigentes é totalmente intolerável.
O futebol tem de deixar de ser um mundo sem leis e completamente à parte do resto... que vive acima do resto das atividades.
Nem numa cimeira da NATO se vê o esquema de segurança que a polícia monta a cada benfica vs Porto ou vice versa! É intolerável!
É expulsar, processar, indiciar e se for preciso prender quem ultrapassa as leis!
E ninguém está a falar de insultos nem cânticos... não venham com falsas equivalências e balelas!
Falamos de pontapés nos carros, objectos atirados e coacção física sobre indivíduos.
Acabem com as falinhas mandas, deixem ser tugas e tomem medidas sérias e drásticas a ver se isto se torna um país de primeiro mundo, pelo menos no futebol!