FC Porto
2
SC Braga
1
Nov 02, 2025 at 08:30 PM

bad_person

Tribuna
30 Junho 2020
2,772
5,525
Conquistas
4
Portugal
Deixar claro que quando falei em futebol, referia-me ao nosso futebol de iniciativa, em posse. Sem bola estivemos relativamente competentes, ainda que dentro de um posicionamento competitivo de total cedência de controlo. Quando percebemos que a nossa pressão não estava a ser eficaz e os nossos triggers tinham counters bem afinados do Braga para saltar a nossa pressão, cedemos por completo o controlo da posse, abdicando sequer de fazer o Braga atirar-se para zonas de igualdade numérica, inicialmente com 3x3 na pressão aos centrais, com perseguições individuais aos alas que baixavam para sair a 5, e nós sem conseguir bloquear a entrada da bola lateral/médio ou bolas diretas a sair para Zalazar/Horta mais baixos a sair com apoio frontal dos dois médios.
E lá está, a partir dos 50 e tal minutos em bloco baixo, e mesmo que não permitindo grandes ações de penetração para dentro do nosso bloco, sem arte para meter o Braga em sentido na ativação de transições rápidas.

30% de posse no Dragão é algo que não tenho como aceitável, aconteça por falta de engenho ou estratégia, fora jogos frente a colossos onde a disparidade de qualidade individual e rotação é tal que nos subjuga no terreno tamanha a decalage competitiva. Não estou sequer seguro se contra o City aqui tivemos estes 30%. Para mim, mantenho, é inaceitável. Mas secalhar sou eu que sou um proponent excessivo de uma ideia de controlo pela posse.
Com bola, absolutamente vergonhoso e de cariz Anselmiano ou abaixo, mantenho o que disse, o que vi ontem. E já nem falo nos índices de criação miseráveis no último terço (mesmo com um golo a surgir em 1 para 0 num momento em que o Braga lá fechou o olho e permitiu um 4x4 em zona avançada, acabámos com um xG inferior a 1.0), mas na incapacidade em gerar vantagens posicionais, inaptidão total em ligar em progressão, em engrenar combinações, em sair em apoio a rasgar a pressão do Braga, em promover momentos de consolidação de posse no meio-campo adversário. Repito novamente este dado que para mim é revelador, o maior número de passes ligados no mc adversário foi de 4 passes aos 80 e tal minutos. Se a defender não houve caos Anselmiano e houve, pelo menos, solidez dentro de um papel, para mim, submisso, a atacar foi absolutamente desastroso.
E não contem comigo para passar um pano por cima da equipa e de uma exibição que considero indigna do FC Porto só porque o objetivo vitória foi conseguido, ou porque estamos em sequência muito positiva de resultados neste início de época.
Percebo a tua leitura, e concordo com a maior parte da caracterização factual do jogo.
Mas não consigo ver a exibição como “indigna” nem como um abandono de princípios. Para mim, o que se viu foi um ajuste consciente e premeditado, ainda que feio à vista, àquilo que o jogo "foi pedindo".

Sim, é verdade que o Porto abdicou da iniciativa com bola e passou a reagir ao Braga, mas para mim, isso foi menos “cedência” e mais adaptação estratégica. O Farioli percebeu que o Braga tinha preparado bem os nossos triggers de pressão (como disseste, a forma como eles conseguiam sair com Zalazar ou Horta a dar apoio frontal era estudada) e decidiu não continuar a bater de frente num jogo que estava a ser-lhes favorável nesse registo. Continuar teria sido suicídio.

A partir daí, o Porto baixou o bloco por decisão e não por impotência, o que é diferente. A entrada do Rosário foi o "joker" do jogo.
Controlou a profundidade, cortou linhas de passe interiores e reduziu o Braga a circulação estéril.
O jogo passou a estar “bloqueado”, sem brilho, mas controlado.

É inegável que faltou critério com bola, e o aparecem os 30% de posse. Mas para mim esse número não traduz submissão total, traduz a escolha de um modelo circunstancial, típico de equipas que começam a compreender diferentes “formas de ganhar”.
Não é bonito, não é o Porto que o pessoal gosta, mas é um Porto que se adapta, que lê o jogo e o momento.
E há aqui algo que não se pode ignorar.
Nos últimos anos, quantas vezes vimos o Porto cair precisamente por não ter a capacidade de ser pragmático? A época passada fomos goleados 2 vezes com o rival por não o termos sido. Contra o Estrela fomos "papados" assim, contra este mesmo Braga tivemos bola e não conseguimos fazer nada.
Por insistir no “controlo pela posse” quando o jogo pedia contenção e bloco compacto?

Em suma, não foi um jogo bonito, nem um Porto dominante, mas foi um Porto maduro, tático e eficaz, que percebeu que há dias em que os jogos também podem ser ganhos sem bola.
E isso, em termos de cultura competitiva, é crescimento.

Última edição:
F

Fyodor

Guest
Deixar claro que quando falei em futebol, referia-me ao nosso futebol de iniciativa, em posse. Sem bola estivemos relativamente competentes, ainda que dentro de um posicionamento competitivo de total cedência de controlo. Quando percebemos que a nossa pressão não estava a ser eficaz e os nossos triggers tinham counters bem afinados do Braga para saltar a nossa pressão, cedemos por completo o controlo da posse, abdicando sequer de fazer o Braga atirar-se para zonas de igualdade numérica, inicialmente com 3x3 na pressão aos centrais, com perseguições individuais aos alas que baixavam para sair a 5, e nós sem conseguir bloquear a entrada da bola lateral/médio ou bolas diretas a sair para Zalazar/Horta mais baixos a sair com apoio frontal dos dois médios.
E lá está, a partir dos 50 e tal minutos em bloco baixo, e mesmo que não permitindo grandes ações de penetração para dentro do nosso bloco, sem arte para meter o Braga em sentido na ativação de transições rápidas.

30% de posse no Dragão é algo que não tenho como aceitável, aconteça por falta de engenho ou estratégia, fora jogos frente a colossos onde a disparidade de qualidade individual e rotação é tal que nos subjuga no terreno tamanha a decalage competitiva. Não estou sequer seguro se contra o City aqui tivemos estes 30%. Para mim, mantenho, é inaceitável. Mas secalhar sou eu que sou um proponent excessivo de uma ideia de controlo pela posse.
Com bola, absolutamente vergonhoso e de cariz Anselmiano ou abaixo, mantenho o que disse, o que vi ontem. E já nem falo nos índices de criação miseráveis no último terço (mesmo com um golo a surgir em 1 para 0 num momento em que o Braga lá fechou o olho e permitiu um 4x4 em zona avançada, acabámos com um xG inferior a 1.0), mas na incapacidade em gerar vantagens posicionais, inaptidão total em ligar em progressão, em engrenar combinações, em sair em apoio a rasgar a pressão do Braga, em promover momentos de consolidação de posse no meio-campo adversário. Repito novamente este dado que para mim é revelador, o maior número de passes ligados no mc adversário foi de 4 passes aos 80 e tal minutos. Se a defender não houve caos Anselmiano e houve, pelo menos, solidez dentro de um papel, para mim, submisso, a atacar foi absolutamente desastroso.
E não contem comigo para passar um pano por cima da equipa e de uma exibição que considero indigna do FC Porto só porque o objetivo vitória foi conseguido, ou porque estamos em sequência muito positiva de resultados neste início de época.
Com todo o respeito que a opinião me merece (é tão válida como a minha) acho que isto reflecte um racionalismo excessivo de um jogo de futebol em que se ignora por completo a componente mais importante de todos, a humana, a complexidade do contexto e se perde noção do todo.

Eu também não gostei da exibição e acho que o treinador também não gostou, aliás, os próprios jogadores foram os primeiros a reconhecer que se encontraram em dificuldades e tiveram o jogo mais complicado da época. No entanto, este jogo não acontece isoladamente de todo o resto e quando apenas entramos nos aspetos técnicos e táticos do jogo e os separamos do todo, estamos a tirar ao jogo a sua essência e a fazer uma análise meramente superficial e artificial.

Manageiro de futból

Tribuna Presidencial
25 Julho 2007
12,992
18,241
Na primeira parte temos uma saída rápida onde o William está com imenso espaço na frente e o árbitro marca lançamento para o braga

Essa bola saiu mesmo? É que pareceu-me meio km dentro do campo, entrando em exagero
Não parece mas esse lance teve dois problemas, três vá. O fiscal de linha não saía da frente do WG e não o deixou controlar a bola, marca fora já bem depois e quando o WG já tinha a bola dominada. Foi logo a seguir ao golo anulado, o pessoal estava nervoso, logo a seguir foi essa jogada e o Veríssimo ainda expulsa alguém do banco do Porto. Tudo somado só deu para chatear ainda mais o pessoal. Acho que é um bocado Veríssimo trademark, quando o ambiente está quente arranja sempre uma merda qualquer para irritar ainda mais o pessoal

RuiDias

Tribuna
29 Abril 2013
2,768
1,114
Um jogo muito mau com diversos erros, nomeadamente a pressão sobre a construção do adversário que não foi nada concistente, ao contrário da pressão efetuada pelo adversário sobre nós. Outro erro foi a escolha do Mora para jogar com uma equipa que não joga recuada, pois o Mora joga melhor nesse tipo de jogo, ao contrário do Borja, que joga melhor contra estas equipas.
Também a não inclusão do Veiga foi também um erro.
O que tenho notado nos últimos jogos é que a nossa pressão sobre o início do jogo do adversário é muito inconsistente, ontem vimos o William a correr que nem um tolinho e nunca funcionava, assim como o Samu. Temos de ter mais critério na pressão alta ou apenas estamos a cansar os jogadores.
Apesar disto, esta vitoria foi espetacular, pois já jogamos os jogos mais difíceis (falta na próxima semana) e sempre com vitórias, e os nossos adversários diretos ainda vão jogar entre eles.

• Like
Reações: JRSB

Dexter2020

Tribuna Presidencial
21 Junho 2019
45,612
76,963
Conquistas
6
  • André Villas-Boas
A mim, parece-me evidente

O redes tem que defender a sua zona
Se deixa que um adversário conquiste o seu espaço, não pode ser um árbitro a inventar uma infração

Não estamos a falar de um lance onde o redes sobe e é incomodado
Ele salta tarde e contra o adversário que já está no ar
Foi a ideia com que fiquei. Em Inglaterra seria validado. Como se fosse a favor do regime.

• Like
Reações: Panda Azul e Branco

Tiagotg999

Tribuna Presidencial
19 Maio 2016
14,711
26,867
34
Vila Das Aves
Não parece mas esse lance teve dois problemas, três vá. O fiscal de linha não saía da frente do WG e não o deixou controlar a bola, marca fora já bem depois e quando o WG já tinha a bola dominada. Foi logo a seguir ao golo anulado, o pessoal estava nervoso, logo a seguir foi essa jogada e o Veríssimo ainda expulsa alguém do banco do Porto. Tudo somado só deu para chatear ainda mais o pessoal. Acho que é um bocado Veríssimo trademark, quando o ambiente está quente arranja sempre uma merda qualquer para irritar ainda mais o pessoal
O Veríssimo é daqueles árbitros que tenta impor respeito, mas com aquele penteado impõe merda nenhuma.

Há sempre merda com os bancos nos jogos dele.

Eu pessoalmente gosto mais do estilo descontraído com que muitos árbitros apitam em Inglaterra por exemplo.

JRSB

Lugar Anual
7 Maio 2016
28,898
28,879
Conquistas
8
  • André Villas-Boas
  • José Maria Pedroto
  • Bobby Robson
  • Alfredo Quintana
Fdx já viram aquela imagem do golo que o Veríssimo valida num Porto Panelas de crianças no ano passado? 😂😂😂😂

E comparar com esta do Bednarek que ele anula em 5 segundos
Porto que exponha isso até ao tutano!
Hoje ou amanhã temos o Godinho destacado para o nosso jogo, temos de nos mexer antes disso

Hendrix

Lugar Anual
31 Março 2025
2,167
5,205
Ontem estava tudo com melão, andaram o jogo todo a lançar as canas e no fim apanharam melões. Mas sobre esse lance ninguém falou.

Sinceramente e fazendo a minha vida em Lisboa, ainda não vi ninguém comentar as arbitragens nos nossos jogos, só se queixam que não jogamos nada e que temos sorte. Que assim continue.
Nós nunca jogamos nada.

Quando é o Benfica a praticar o melhor futebol, todos dizem que é o Benfica a praticar o melhor futebol.
Quando é o Sporting a praticar o melhor futebol, todos dizem que é o Sporting a praticar o melhor futebol.
Quando é o Porto a praticar o melhor futebol, todos dizem que é o Gil Vicente ou o Braga ou o Moreirense a praticar o melhor futebol.

Já nem dou para esse peditório.

JRSB

Lugar Anual
7 Maio 2016
28,898
28,879
Conquistas
8
  • André Villas-Boas
  • José Maria Pedroto
  • Bobby Robson
  • Alfredo Quintana
Nós nunca jogamos nada.

Quando é o Benfica a praticar o melhor futebol, todos dizem que é o Benfica a praticar o melhor futebol.
Quando é o Sporting a praticar o melhor futebol, todos dizem que é o Sporting a praticar o melhor futebol.
Quando é o Porto a praticar o melhor futebol, todos dizem que é o Gil Vicente ou o Braga ou o Moreirense a praticar o melhor futebol.

Obvio. Só lhes tenho dito para jogarem metade do que joga o Porto para ver se deixam de ter tanto colinho.

• Like
Reações: Hendrix

Terry Malloy

Bancada central
7 Outubro 2024
1,157
2,654
Nós nunca jogamos nada.

Mas ontem o Calado disse que o Porto tinha um futebol avassalador e atractivo.

Tinha. Mas na altura não disse nada.

Disse agora, para dizer que já não tem...

• Like
Reações: mesenga e Hendrix

jusTiNO AZUL

Bancada central
22 Agosto 2012
1,379
534
Vocês desculpem, mas sabem a regra? Acabei de enviar um email para a sportv para ilucidar o Faustino. Não que valha de grande coisa, mas mandei na mesma. A regra diz que um jogador fora de campo é considerado como estando em cima da linha. Ora se estava o Frodo e um jogador do Braga fora, estavam os 2 como se estivessem em cima da linha. Mais o guarda redes, pelas regras há 2 jogadores em linha com o nosso, logo não há fora de jogo nenhum.
Não comam aquilo que estes gajos vos dizem. Pensem pela vossa cabeça.

Enviado do meu BRP-NX1M através do Tapatalk
É mandar isso para todo o lado

Enviado do meu SM-A226B através do Tapatalk

Jared Miller

Bancada central
30 Julho 2007
1,997
931
Na repetição vê-se claramente que o Bednarek salta na vertical e primeiro que o GR do Braga. Em Inglaterra temos assistido a golos validados onde o contacto com o GR é muito mais forte e evidente. Não foi o diretor técnico de arbitragem que disse que queria uma arbitragem à inglesa?
Há muitos anos atrás, há um golo do Domingos (julgo que contra o Sporting) igualzinho e também o invalidaram. Não percebo essa regra de não se poder respirar ao pé do guarda-redes na pequena área... o tipo vai lá com as mãos e ainda é protegido pelo ar que o rodeia...

Para mim, é um golo limpinho, nabice total do guarda-redes.

F

Fyodor

Guest
Há muitos anos atrás, há um golo do Domingos (julgo que contra o Sporting) igualzinho e também o invalidaram. Não percebo essa regra de não se poder respirar ao pé do guarda-redes na pequena área... o tipo vai lá com as mãos e ainda é protegido pelo ar que o rodeia...

Para mim, é um golo limpinho, nabice total do guarda-redes.
Para mim também não há falta absolutamente nenhuma, o Bednarek fixa a sua posição, salta na vertical sem fazer qualquer movimento que afete a ação do GR, ainda por cima salta primeiro, as repetições são claras. Eu estava no Estádio, bem perto do lance e nem festejei porque já sabia que iam anular, ainda para mais a nosso favor.

A questão depois do fora-de-jogo do Froholdt tem muito que se lhe diga. Ele está a entrar no campo, já praticamente em cima da linha e está um jogador do Braga também fora do campo, em cima dos painéis publicitários, quando assim é considera-se para efeitos de fora de jogo que os jogadores estão em cima da linha, na repetição também se vê que o Hornicek está em cima da linha.

Naturalmente, que os ex-árbitros que seguem uma cartilha tentam influenciar no sentido que todos conhecemos.

• Like
Reações: mesenga