FC Porto
2
SC Braga
1
Nov 02, 2025 at 08:30 PM

Ruben1893

Neste clube,é impossível pensar que não é possível
24 Julho 2019
98,045
236,901
Conquistas
33
  • Reinaldo Teles
  • Alfredo Quintana
  • Fernando "Bibota" Gomes
  • André Villas-Boas
O Hornicek, em momento algum, ataca a bola simultâneamente com o Bednarek. Deixou-se pregado ao relvado debaixo do travessão e quando saltou foi se enfiar no braço do Bednarek. Mas não vale a pena chover no molhado. É arbitragem à inglesa... de Gibraltar...
A mim, parece-me evidente

O redes tem que defender a sua zona
Se deixa que um adversário conquiste o seu espaço, não pode ser um árbitro a inventar uma infração

Não estamos a falar de um lance onde o redes sobe e é incomodado
Ele salta tarde e contra o adversário que já está no ar

Jorge_Bruno

Lugar Anual
7 Maio 2016
28,209
28,321
Conquistas
8
  • André Villas-Boas
  • José Maria Pedroto
  • Bobby Robson
  • Alfredo Quintana
Para quem nos quer mal e nos odeia, sim...
Ontem estava tudo com melão, andaram o jogo todo a lançar as canas e no fim apanharam melões. Mas sobre esse lance ninguém falou.

Sinceramente e fazendo a minha vida em Lisboa, ainda não vi ninguém comentar as arbitragens nos nossos jogos, só se queixam que não jogamos nada e que temos sorte. Que assim continue.

arichard

Tribuna Presidencial
1 Setembro 2016
11,220
12,720
Vendo a repetição, a do Gul é capaz de ainda ser mais falhanço que a do Navarro

Cum caralho
Qual o lance?
No do Veiga?

Graças a Deus ser o Navarro a ser Navarro, permitir situações daquelas é sofrer golo pela certa se o PdL não for um calhau com 2 olhos

• Like
Reações: mesenga

Ruben1893

Neste clube,é impossível pensar que não é possível
24 Julho 2019
98,045
236,901
Conquistas
33
  • Reinaldo Teles
  • Alfredo Quintana
  • Fernando "Bibota" Gomes
  • André Villas-Boas
Qual o lance?
No do Veiga?
Sim, tem muito mais espaço para finalizar do que parecia
Mas quis colocar demasiado

A do Navarro é um bocado falhanço mas também não é daquelas muito fáceis
A bola vem muito bombeada e ele pega-lhe mal; mas um craque fazia golo

Cherife

Fã de Geracionalo Borges, o pianista pedalante
8 Março 2012
11,076
19,374
Conquistas
7
63
Porto
Eh pá nao não hiperbolizes.

Ponto assente, a equipa foi confrangedora com bola, não conseguindo suster, temporarizar e fazer uma mera tabelinha ( temos de falar de Samu Cherife que não dá a merda de um apoio frontal em condições e não coloca os médios de frente para o jogo) mas falar de futebol sub Anselmiano?

O Anselmi contra o Benfica em casa foi goleado perante um Benfica pouco eficaz. A sia defesa era um queijo suíço, a equipa colectivamente era um desastre organizativo.

Pior, se é verdade que a equipa tem revelado pouca criatividade, também é too much dares este jogo como a confirmação de uma trend.

Penso que foi o primeiro jogo em que a equipa teve uma posse de bola abaixo de 45%.
Foi um mau jogo com bola não há como negar, foi um mau jogo nos duelos e nas segundas bolas. Mas chamar sub Anselmiano é extremamente exagerado.

A bola e os resultados não mentem.
Deixar claro que quando falei em futebol, referia-me ao nosso futebol de iniciativa, em posse. Sem bola estivemos relativamente competentes, ainda que dentro de um posicionamento competitivo de total cedência de controlo. Quando percebemos que a nossa pressão não estava a ser eficaz e os nossos triggers tinham counters bem afinados do Braga para saltar a nossa pressão, cedemos por completo o controlo da posse, abdicando sequer de fazer o Braga atirar-se para zonas de igualdade numérica, inicialmente com 3x3 na pressão aos centrais, com perseguições individuais aos alas que baixavam para sair a 5, e nós sem conseguir bloquear a entrada da bola lateral/médio ou bolas diretas a sair para Zalazar/Horta mais baixos a sair com apoio frontal dos dois médios.
E lá está, a partir dos 50 e tal minutos em bloco baixo, e mesmo que não permitindo grandes ações de penetração para dentro do nosso bloco, sem arte para meter o Braga em sentido na ativação de transições rápidas.

30% de posse no Dragão é algo que não tenho como aceitável, aconteça por falta de engenho ou estratégia, fora jogos frente a colossos onde a disparidade de qualidade individual e rotação é tal que nos subjuga no terreno tamanha a decalage competitiva. Não estou sequer seguro se contra o City aqui tivemos estes 30%. Para mim, mantenho, é inaceitável. Mas secalhar sou eu que sou um proponent excessivo de uma ideia de controlo pela posse.
Com bola, absolutamente vergonhoso e de cariz Anselmiano ou abaixo, mantenho o que disse, o que vi ontem. E já nem falo nos índices de criação miseráveis no último terço (mesmo com um golo a surgir em 1 para 0 num momento em que o Braga lá fechou o olho e permitiu um 4x4 em zona avançada, acabámos com um xG inferior a 1.0), mas na incapacidade em gerar vantagens posicionais, inaptidão total em ligar em progressão, em engrenar combinações, em sair em apoio a rasgar a pressão do Braga, em promover momentos de consolidação de posse no meio-campo adversário. Repito novamente este dado que para mim é revelador, o maior número de passes ligados no mc adversário foi de 4 passes aos 80 e tal minutos. Se a defender não houve caos Anselmiano e houve, pelo menos, solidez dentro de um papel, para mim, submisso, a atacar foi absolutamente desastroso.
E não contem comigo para passar um pano por cima da equipa e de uma exibição que considero indigna do FC Porto só porque o objetivo vitória foi conseguido, ou porque estamos em sequência muito positiva de resultados neste início de época.

• Like
Reações: Emanujor

arichard

Tribuna Presidencial
1 Setembro 2016
11,220
12,720
Sim, tem muito mais espaço para finalizar do que parecia
Mas quis colocar demasiado

A do Navarro é um bocado falhanço mas também não é daquelas muito fáceis
A bola vem muito bombeada e ele pega-lhe mal; mas um craque fazia golo
Está rodeado de jogadores e rematou ... Perfeitamente normal ...
Não concordo muito ...
Acho bem mais fahanço do Gabri ... O Gabri do Celta tinha marcado aquele golo ... ainda estou a espera desse Gabri

PEdorido

Bancada lateral
4 Junho 2014
585
419
46
Porque eu prefiro ver o Porto campeão do que ter o Mora no Porto
Será que podemos ter os dois? Nao me parecem mutuamente exclusivas. ;)

O que me está a causar alguma preocupacao é que me parece que a equipa mostra uma tendencia para um abrandamento exibicional. Várias vezes nos últimos jogos tem-me parecido que temos uma grande falta de criatividade e ideias, e somos muito rígidos na forma como abordamos os diferentes momentos do jogo. Mas que tem resultado, lá isso tem.

Tendo sido um controlo consentido ou nao, preocupa-me que tenhamos 1/3 de posse de bola a jogar em casa. Acho que temos que jogar melhor que isto.

De um ponto de vista mais positivo, é bom ver que finalmente voltamos a temos opcoes no banco que entram e conseguem mudar jogos. Também é muito bom de ver que apesar das exibicoes mais apagadas continuamos a ganhar, e isso é que é importante. Só um empate em 10 jogos é fenomenal.

Um colega que disse que tinha sido uma "vitória preocupante". Prefiro mil vezes estas, do que "derrotas procupantes".

É importantíssimo ganharmos todos os jogos até ao jogo entre Benfica e Sporting, para ganharmos ainda mais distancia para um destes dois, ou mesmo aos dois. Este ano nao vai ser fácil, e as arbitragens aos jogos dos rivais tem nivelado artificialmente a classificacao.

grandeFCP

Tribuna Presidencial
25 Maio 2014
8,278
9,998
Há que dar mérito ao Braga, já agora.

Se acho que o Porto no global é a melhor equipa do campeonato até agora, o Braga é a que mais gosto dá ver jogar.
É um facto que se nos anularem/pressionarem o Varela, o nosso meio campo perde o fulgor as dinamicas das primeiras jornadas, agora o NGC é o clube que mais gosto de ver.
Competitividade, conjunto solido e disponivel para defender, intenso e com rasgos individuais muito bons, capacidade de contrariar as armadilhas feitas pelos arbitros, etc..
Somos muito melhores que os outros apesar de reconhecer que os rivais têm bons planteis, equilibrados, inclusivamente o braga.
O braga ontem fez um bom jogo, concordo, mas lembro-me de uma unica jogada de perigo, na 2ª parte por parte do nosso antigo avancado.
O braga tem 15 ponto ou algo parecido.
Não falo do golo do braga porque para mim deveria ter sido anulado visto que nasce de uma falta sobre o Alberto Costo que foi impedido de dificultar a receção de bola do Zalasar.

Dexter2020

Tribuna Presidencial
21 Junho 2019
44,138
75,372
Conquistas
6
  • André Villas-Boas
Hoje perdi a ilusao. Vergonhoso levar baile do Braga em casa. Jogar fechadinho e com biqueiro para a frente. Expectativas baixinhas para o resto da epoca. Qualquer vitoria que vier sera boa. Mas vinho carrascao de novo?
Foda-se...que gente é esta e que jogos é que esta malta vê e que drogas toma?? Ácidos, LSD?

14 Janeiro 2025
2,883
4,362
Tal como fiz questão de frisar, não comparo Anselmo com Farioli. Comparo o que se falou no Fórum na altura, com pessoas a relativizarem o que era evidente apenas porque o campeonato não estava perdido. E não, o empate com o Sporting não foi visto como mau na altura, pelo contrário.

Mas esse não é o ponto. O ponto é que a equipa precisa de melhorar e a filosofia de que os jogos não contam, o que interessa é o lugar imediato onde estamos e a distância aos rivais, nunca se traduz em nada positivo. Essa era a mesma conversa na altura, até ser demasiado tarde e se perceber que realmente valia a pena ter olhado para os sinais evidentes dos jogos.

Para além da equipa a piorar preocupam-me as análises de Farioli, que tal como contra o Nottingham Forest parece satisfeito com o que vê.
Claro que o Farioli tem de estar satisfeito.
E eu como portista também estou muito satisfeito.
Com o Porto a ser roubado todas as jornadas (ainda ontem o resultado devia ter ficado 3-0), os 2 artolas de Lisboa a serem levados ao colo jornada sim jornada sim, e o Porto 3/4 pontos à frente deles, como não estar satisfeito?
O que conta é isto, mesmo quando não se joga bem, ganhar contra tudo e contra todos e estar à frente dos 2 do regime com eles a espumarem de raiva.
Comparar esta época com a passada é surrealismo puro.

• Like
Reações: grandeFCP e Roma

bad_person

Tribuna
30 Junho 2020
2,719
5,428
Conquistas
4
Portugal
Deixar claro que quando falei em futebol, referia-me ao nosso futebol de iniciativa, em posse. Sem bola estivemos relativamente competentes, ainda que dentro de um posicionamento competitivo de total cedência de controlo. Quando percebemos que a nossa pressão não estava a ser eficaz e os nossos triggers tinham counters bem afinados do Braga para saltar a nossa pressão, cedemos por completo o controlo da posse, abdicando sequer de fazer o Braga atirar-se para zonas de igualdade numérica, inicialmente com 3x3 na pressão aos centrais, com perseguições individuais aos alas que baixavam para sair a 5, e nós sem conseguir bloquear a entrada da bola lateral/médio ou bolas diretas a sair para Zalazar/Horta mais baixos a sair com apoio frontal dos dois médios.
E lá está, a partir dos 50 e tal minutos em bloco baixo, e mesmo que não permitindo grandes ações de penetração para dentro do nosso bloco, sem arte para meter o Braga em sentido na ativação de transições rápidas.

30% de posse no Dragão é algo que não tenho como aceitável, aconteça por falta de engenho ou estratégia, fora jogos frente a colossos onde a disparidade de qualidade individual e rotação é tal que nos subjuga no terreno tamanha a decalage competitiva. Não estou sequer seguro se contra o City aqui tivemos estes 30%. Para mim, mantenho, é inaceitável. Mas secalhar sou eu que sou um proponent excessivo de uma ideia de controlo pela posse.
Com bola, absolutamente vergonhoso e de cariz Anselmiano ou abaixo, mantenho o que disse, o que vi ontem. E já nem falo nos índices de criação miseráveis no último terço (mesmo com um golo a surgir em 1 para 0 num momento em que o Braga lá fechou o olho e permitiu um 4x4 em zona avançada, acabámos com um xG inferior a 1.0), mas na incapacidade em gerar vantagens posicionais, inaptidão total em ligar em progressão, em engrenar combinações, em sair em apoio a rasgar a pressão do Braga, em promover momentos de consolidação de posse no meio-campo adversário. Repito novamente este dado que para mim é revelador, o maior número de passes ligados no mc adversário foi de 4 passes aos 80 e tal minutos. Se a defender não houve caos Anselmiano e houve, pelo menos, solidez dentro de um papel, para mim, submisso, a atacar foi absolutamente desastroso.
E não contem comigo para passar um pano por cima da equipa e de uma exibição que considero indigna do FC Porto só porque o objetivo vitória foi conseguido, ou porque estamos em sequência muito positiva de resultados neste início de época.
Percebo a tua leitura, e concordo com a maior parte da caracterização factual do jogo.
Mas não consigo ver a exibição como “indigna” nem como um abandono de princípios. Para mim, o que se viu foi um ajuste consciente e premeditado, ainda que feio à vista, àquilo que o jogo "foi pedindo".

Sim, é verdade que o Porto abdicou da iniciativa com bola e passou a reagir ao Braga, mas para mim, isso foi menos “cedência” e mais adaptação estratégica. O Farioli percebeu que o Braga tinha preparado bem os nossos triggers de pressão (como disseste, a forma como eles conseguiam sair com Zalazar ou Horta a dar apoio frontal era estudada) e decidiu não continuar a bater de frente num jogo que estava a ser-lhes favorável nesse registo. Continuar teria sido suicídio.

A partir daí, o Porto baixou o bloco por decisão e não por impotência, o que é diferente. A entrada do Rosário foi o "joker" do jogo.
Controlou a profundidade, cortou linhas de passe interiores e reduziu o Braga a circulação estéril.
O jogo passou a estar “bloqueado”, sem brilho, mas controlado.

É inegável que faltou critério com bola, e o aparecem os 30% de posse. Mas para mim esse número não traduz submissão total, traduz a escolha de um modelo circunstancial, típico de equipas que começam a compreender diferentes “formas de ganhar”.
Não é bonito, não é o Porto que o pessoal gosta, mas é um Porto que se adapta, que lê o jogo e o momento.
E há aqui algo que não se pode ignorar.
Nos últimos anos, quantas vezes vimos o Porto cair precisamente por não ter a capacidade de ser pragmático? A época passada fomos goleados 2 vezes com o rival por não o termos sido. Contra o Estrela fomos "papados" assim, contra este mesmo Braga tivemos bola e não conseguimos fazer nada.
Por insistir no “controlo pela posse” quando o jogo pedia contenção e bloco compacto?

Em suma, não foi um jogo bonito, nem um Porto dominante, mas foi um Porto maduro, tático e eficaz, que percebeu que há dias em que os jogos também podem ser ganhos sem bola.
E isso, em termos de cultura competitiva, é crescimento.

Última edição:

Fyodor

Superior
3 Novembro 2025
63
203

Com todo o respeito que a opinião me merece (é tão válida como a minha) acho que isto reflecte um racionalismo excessivo de um jogo de futebol em que se ignora por completo a componente mais importante de todos, a humana, a complexidade do contexto e se perde noção do todo.

Eu também não gostei da exibição e acho que o treinador também não gostou, aliás, os próprios jogadores foram os primeiros a reconhecer que se encontraram em dificuldades e tiveram o jogo mais complicado da época. No entanto, este jogo não acontece isoladamente de todo o resto e quando apenas entramos nos aspetos técnicos e táticos do jogo e os separamos do todo, estamos a tirar ao jogo a sua essência e a fazer uma análise meramente superficial e artificial.

Manageiro de futból

Tribuna Presidencial
25 Julho 2007
12,743
17,700
Na primeira parte temos uma saída rápida onde o William está com imenso espaço na frente e o árbitro marca lançamento para o braga

Essa bola saiu mesmo? É que pareceu-me meio km dentro do campo, entrando em exagero
Não parece mas esse lance teve dois problemas, três vá. O fiscal de linha não saía da frente do WG e não o deixou controlar a bola, marca fora já bem depois e quando o WG já tinha a bola dominada. Foi logo a seguir ao golo anulado, o pessoal estava nervoso, logo a seguir foi essa jogada e o Veríssimo ainda expulsa alguém do banco do Porto. Tudo somado só deu para chatear ainda mais o pessoal. Acho que é um bocado Veríssimo trademark, quando o ambiente está quente arranja sempre uma merda qualquer para irritar ainda mais o pessoal

RuiDias

Tribuna
29 Abril 2013
2,682
1,053
Um jogo muito mau com diversos erros, nomeadamente a pressão sobre a construção do adversário que não foi nada concistente, ao contrário da pressão efetuada pelo adversário sobre nós. Outro erro foi a escolha do Mora para jogar com uma equipa que não joga recuada, pois o Mora joga melhor nesse tipo de jogo, ao contrário do Borja, que joga melhor contra estas equipas.
Também a não inclusão do Veiga foi também um erro.
O que tenho notado nos últimos jogos é que a nossa pressão sobre o início do jogo do adversário é muito inconsistente, ontem vimos o William a correr que nem um tolinho e nunca funcionava, assim como o Samu. Temos de ter mais critério na pressão alta ou apenas estamos a cansar os jogadores.
Apesar disto, esta vitoria foi espetacular, pois já jogamos os jogos mais difíceis (falta na próxima semana) e sempre com vitórias, e os nossos adversários diretos ainda vão jogar entre eles.

• Like
Reações: Jorge_Bruno

Dexter2020

Tribuna Presidencial
21 Junho 2019
44,138
75,372
Conquistas
6
  • André Villas-Boas
A mim, parece-me evidente

O redes tem que defender a sua zona
Se deixa que um adversário conquiste o seu espaço, não pode ser um árbitro a inventar uma infração

Não estamos a falar de um lance onde o redes sobe e é incomodado
Ele salta tarde e contra o adversário que já está no ar
Foi a ideia com que fiquei. Em Inglaterra seria validado. Como se fosse a favor do regime.

• Like
Reações: Panda Azul e Branco

Tiagotg999

Tribuna Presidencial
19 Maio 2016
14,430
26,147
34
Vila Das Aves
Não parece mas esse lance teve dois problemas, três vá. O fiscal de linha não saía da frente do WG e não o deixou controlar a bola, marca fora já bem depois e quando o WG já tinha a bola dominada. Foi logo a seguir ao golo anulado, o pessoal estava nervoso, logo a seguir foi essa jogada e o Veríssimo ainda expulsa alguém do banco do Porto. Tudo somado só deu para chatear ainda mais o pessoal. Acho que é um bocado Veríssimo trademark, quando o ambiente está quente arranja sempre uma merda qualquer para irritar ainda mais o pessoal
O Veríssimo é daqueles árbitros que tenta impor respeito, mas com aquele penteado impõe merda nenhuma.

Há sempre merda com os bancos nos jogos dele.

Eu pessoalmente gosto mais do estilo descontraído com que muitos árbitros apitam em Inglaterra por exemplo.

Jorge_Bruno

Lugar Anual
7 Maio 2016
28,209
28,321
Conquistas
8
  • André Villas-Boas
  • José Maria Pedroto
  • Bobby Robson
  • Alfredo Quintana
Fdx já viram aquela imagem do golo que o Veríssimo valida num Porto Panelas de crianças no ano passado? 😂😂😂😂

E comparar com esta do Bednarek que ele anula em 5 segundos
Porto que exponha isso até ao tutano!
Hoje ou amanhã temos o Godinho destacado para o nosso jogo, temos de nos mexer antes disso