Actualidade Nacional

Moradona

Bancada central
18 Maio 2025
1,157
4,042
O sol nem se vê.
Parece um eclipse parcial.

E o ar?
Pesado, abafado e fumarento.
À hora de almoço estava na zona da Maia e via-se uma nuvem de fumo gigantesca a vir do leste e do sul.

Mas aqueles incêndios de Setembro do ano passado foram bem piores, pelo menos até ver (esperemos que a situação não se agrave), acordei de madrugada com a casa a cheirar a fumo, até pensei que estava alguma coisa a arder, e vivo na zona de Leça da Palmeira.

• Like
Reações: Edgar Siska

wolfheart

Tribuna Presidencial
30 Novembro 2015
6,633
7,938
Bragança
Quando falo do 1%, e coloquei dentro de aspas exatamente para evitar associações fáceis com teorias de conspiração, refiro-me concretamente a grupos económicos que têm controlo efetivo sobre setores estratégicos e têm capacidade real de influenciar decisões políticas e legislativas. Não por manipulações secretas, mas através de lobby formal, financiamento de campanhas ou presença institucional nos centros de decisão.

Obviamente têm interesse que as transformações estruturais, como a transição energética, digitalização, descarbonização, etc, ocorram de forma previsível e a uma velocidade que permitam manter os setores sob o seu controlo. Ou seja, mantêm as alterações ao ritmo que os seus modelos de negócio precisam para se ajustar sem perder margens ou quotas de mercado.

A polarização da opinião pública serve apenas para isso. Podem prolongar os processos de decisão e manter os ritmos de mudança dentro de parâmetros confortáveis. Enquanto houver resistência social, independentemente de que lado (geralmente do conservador, mas nem sempre), existe margem para adiar essas medidas e evitar transições disruptivas que poderiam alterar equações de poder.

Quando Milei foi eleito, suspendeu o financiamento às cozinhas comunitárias e deixou as pessoas mais necessitadas à fome. E a pobreza até aumentou antes de começar a baixar.

Convém também referir que o limiar da pobreza na Argentina não é calculado da mesma maneira que na Europa. Baseia-se num método de rendimento absoluto, comparando o rendimento dos agregados com o custo de um cabaz básico de bens essenciais, uma espécie de peso relativo da alimentação nos gastos das famílias. Com a redução da inflação e com o aumento dos stocks (já chego aqui), foi possível estabilizar essa parte e reduzir estatisticamente a taxa de pobreza. Não significa que as pessoas estejam a viver melhor.

O aumento dos stocks tem também a ver com a renegociação com o FMI que foi feita no final do ano passado, e que se recuares milhares de páginas aqui, verás que foi algo que defendi que tivesse sido feito imediatamente após a eleição. A Argentina esteve vários meses à la Venezuela com um colapso de abastecimento, porque a liberalização abrupta do câmbio e o fim dos controlos de importação tornaram inviável a reposição de produtos. As pessoas iam ao supermercado, mesmo com dinheiro, e só encontravam prateleiras vazias.

Nunca na vida me viste a defender o Lula. Mas já estou habituado aos teus whataboutisms...
Tu não defendes o Lula ...mas defendes o modelo economico dele á frente do de Milei.
Se quiseres negar nega.

sirmister

Tribuna Presidencial
21 Março 2008
76,653
52,340
Conquistas
2
  • Março/22
  • Abril/19
Quando falo do 1%, e coloquei dentro de aspas exatamente para evitar associações fáceis com teorias de conspiração, refiro-me concretamente a grupos económicos que têm controlo efetivo sobre setores estratégicos e têm capacidade real de influenciar decisões políticas e legislativas. Não por manipulações secretas, mas através de lobby formal, financiamento de campanhas ou presença institucional nos centros de decisão.

Obviamente têm interesse que as transformações estruturais, como a transição energética, digitalização, descarbonização, etc, ocorram de forma previsível e a uma velocidade que permitam manter os setores sob o seu controlo. Ou seja, mantêm as alterações ao ritmo que os seus modelos de negócio precisam para se ajustar sem perder margens ou quotas de mercado.

A polarização da opinião pública serve apenas para isso. Podem prolongar os processos de decisão e manter os ritmos de mudança dentro de parâmetros confortáveis. Enquanto houver resistência social, independentemente de que lado (geralmente do conservador, mas nem sempre), existe margem para adiar essas medidas e evitar transições disruptivas que poderiam alterar equações de poder.
Em Portugal o 1% é dominado por setores de baixo valor e com pouca industria, e isso tem sido alimentado pelo governo, e isso faz com que Portugal nunca possa sair da cepa torta. Os 1% dos países não são todos iguais.. Numa tesla os salários são bem maiores que numa Sonae.

Vai ser interessante no final desta década analisar como ficou Portugal e comparar com o que foi prometido e comparar tambem com uma Polonia ou Republica Checa.

Cheue

‎ ‎ ‎ ‎
12 Maio 2016
27,904
44,490
Conquistas
7
109
os burgessos nem sequer sabem que eles nem são muçulmanos, "são confundidos com grupos extremistas islâmicos" diz-se na reportagem.
cena da cabeça = é tudo do islão...
de qualquer forma são castanhos, por isso é para odiar.

Captura de ecrã 2025-07-30 205826.png

Panda Azul e Branco

Bancada central
14 Janeiro 2025
1,707
2,792
Quando eram outros que estavam no governo era assim:

Agora, não se pode acusar de "incompetência só", quem antes disparava acusações de incompetência massiva? São inimputáveis agora, os que antes não deixavam nenhuma acusação bombástica por fazer?

Ou será que, 1 meio aéreo a combater 1 incêndio enorme, é sinal de competência?

Vamos ver se a área ardida neste verão, no final, não será a maior área ardida de sempre em Portugal.
Depois, a culpa da catástrofe até é capaz de ser dalgum governo anterior, de outra cor, segundo os que governam agora embora não pareça.

• Like
Reações: Dragão D'Ouro

Raba

Tribuna Presidencial
13 Junho 2013
22,574
30,565
Conquistas
4
  • André Villas-Boas
  • Fernando "Bibota" Gomes
  • Alfredo Quintana
  • Campeão Nacional 19/20
Para quem é asmático este tempo é uma valente merda

Pqp a minha sorte
Consigo relacionar-me com isso.
Também andei em tratamentos da asma, prai desde os 5 aos 11 anos.
Eram vacinas semanais, ao início, depois de 15 em 15 dias e no fim já eram mensais.

Ali aos 9/10 anos fui para o futebol e posso dizer que o desporto realmente mudou a minha vida para melhor...

Cheue

‎ ‎ ‎ ‎
12 Maio 2016
27,904
44,490
Conquistas
7
109

Agora, não se pode acusar de "incompetência só", quem antes disparava acusações de incompetência massiva? São inimputáveis agora, os que antes não deixavam nenhuma acusação bombástica por fazer?

Vamos ver se a área ardida neste verão, no final, não será a maior área ardida de sempre em Portugal.
Depois, a culpa da catástrofe até é capaz de ser dalgum governo anterior, de outra cor, segundo os que governam agora embora não pareça.
o aproveitamento político de Pedrógão foi nojento.

mas estar a dizer que há fogos porque as autarquias são da AD também é ridículo.

Teófilo Cubillas

Tribuna Presidencial
25 Maio 2013
6,509
5,243

Este governo tem um problema com meios aéreos. Veja-se os helicópteros do INEM.

Panda Azul e Branco

Bancada central
14 Janeiro 2025
1,707
2,792
o aproveitamento político de Pedrógão foi nojento.

mas estar a dizer que há fogos porque as autarquias são da AD também é ridículo.
Parece-me que o que a Poeiras quis dizer, foi que os fogos que por coincidência estão a lavrar em concelhos AD, continuam a arder porque é a AD que é governo.

Quis ela com isso dizer, que é a política de combate aos fogos deste governo AD (exiguos meios aéreos, por exemplo), que está a ser responsável por os fogos continuarem a arder em vez de serem extintos mais rápidamente.

Ela é um bocado estabanada mas acho que foi mal interpretada por alguns foristas.

Dagerman

Tribuna Presidencial
1 Abril 2015
5,952
6,521
Consigo relacionar-me com isso.
Também andei em tratamentos da asma, prai desde os 5 aos 11 anos.
Eram vacinas semanais, ao início, depois de 15 em 15 dias e no fim já eram mensais.

Ali aos 9/10 anos fui para o futebol e posso dizer que o desporto realmente mudou a minha vida para melhor...
Olha afinal a cura não estava na medicação, mas na prática do desporto. Quem diria!