Actualidade Nacional

sirmister

Tribuna Presidencial
21 Março 2008
76,473
52,023
Conquistas
2
  • Março/22
  • Abril/19
Sinceramente não entendo qual o problema de se ter Educação Sexual no ensino, especialmente no ensino secundário ( no 7 ano, os alunos já tem normalmente pelo menos 12 anos e já começam a ficar expostos a esses temas ). Também é claro que se deve abordar outros temos, como civismo, e conceitos básicos de literacia financeira, e outros assuntos do dia a dia ( regras de transito, uso da internet, etc ). Não se trata de doutrinar e tentar espetar uma ideologia, mas sim conceitos básicos que o comum cidadão deve estar informado.
O Ministério da Educação, Ciência e Inovação (MECI), tutelado por Fernando Alexandre, garante que é "falso que a sexualidade tenha sido eliminada da disciplina" de Cidadania e Desenvolvimento, no entanto, numa nota explicativa, dá conta de que, "a nível internacional, a sexualidade não é um tema habitualmente abordado no âmbito das disciplinas de Cidadania", servindo esta, " sobretudo, o objetivo de promoção dos valores democráticos e da participação cívica, combatendo comportamentos discriminatórios".

Manageiro de futból

Tribuna Presidencial
25 Julho 2007
11,688
16,028
Cheue

Cheue

‎ ‎ ‎ ‎
12 Maio 2016
27,781
44,223
Conquistas
7
109
o termo 'ideologia de género' começou em grupos ultraconservadores e de extrema direita e já ne normalizou completamente em todo o lado...

agora até temos comentadores a usar esse termo nas tv's a toda a hora, também a propósito desta questão da cidadania nas escolas,

é preciso ter mesmo uma lata do caralho para dizer que isto é retirar ideologia da disciplina e não perceber que o querer retirar é ainda mais ideológico - é até pior que isso, é não querer reconhecer a realidade.

aliás, normalmente, mesmo os políticos, quando referem o quere retirar a ideologia das politicas, estão simplesmente a defender uma ideologia contrária enquanto se armam em pseudo-isentos.

31 Julho 2024
3,900
6,215

É assim mesmo, caralho. Mais folhas de Excel e menos dessas tretas de sexualidade que não interessam para nada.
Em termos de sexualidade, basta ensinar o básico. Não é preciso mais nada.

Ou queres que os professores ensinem o significado de cada letra da palavra LBTQ+?

Dava jeito era criarem uma disciplina literacia financeira.

• Like
Reações: liebe_fcp

Manageiro de futból

Tribuna Presidencial
25 Julho 2007
11,688
16,028
Em termos de sexualidade, basta ensinar o básico. Não é preciso mais nada.

Ou queres que os professores ensinem o significado de cada letra da palavra LBTQ+?

Dava jeito era criarem uma disciplina literacia financeira.
Não digo as letras todas da sigla mas também não vão aprender o POC.

Eu acho piada que se diga que os putos são muito novos para saber o que é respeitar e aceitar a diversidade sexual mas já não são muito novos para aprender coisas como “contas bancárias, cartões de crédito, seguros e outros produtos e serviços financeiros para tomar decisões informadas” ou “Compreender como os impostos são calculados e como o sistema financeiro funciona para participar ativamente na sociedade”

os impostos são mais importantes do que a sexualidade? Conhecer produtos e serviços financeiros exige menos maturidade do que aceitar que uma rapariga pode gostar de outra rapariga sem que isso seja um problema? Querem tirar a ideologia das aulas de cidadania e acabam eles próprios por impor a sua ideologia com a sua obsessão com a importância da economia sobre o afecto.

Dagerman

Tribuna Presidencial
1 Abril 2015
5,897
6,422
virtue signal para grunhos.
ideologia de género não existe.
Se transmites a crianças de 10 ou 12 anos a ideia de que o sexo delas não corresponde necessariamente com um género estás a incutir-lhes uma ideologia. Porque isso de ciência não tem nada. Uma coisa é admitir que numa ínfima minoria da população há pessoas que não se identificam com o sexo com que nasceram, e não há mal nenhum nisso, outra coisa é dizer que isso é normal. Se fosse normal (estatisticamente) os trans não seriam 1% ou menos da população. A única coisa que se deve ensinar às crianças é a aceitar a diferença. Quando o que se faz é PROMOVER a diferença, está-se a agredir psicologicamente a imensa maioria dos que não são "diferentes". E isso para mim é violência infantil.

Dagerman

Tribuna Presidencial
1 Abril 2015
5,897
6,422
o termo 'ideologia de género' começou em grupos ultraconservadores e de extrema direita e já ne normalizou completamente em todo o lado...

agora até temos comentadores a usar esse termo nas tv's a toda a hora, também a propósito desta questão da cidadania nas escolas,

é preciso ter mesmo uma lata do caralho para dizer que isto é retirar ideologia da disciplina e não perceber que o querer retirar é ainda mais ideológico - é até pior que isso, é não querer reconhecer a realidade.

aliás, normalmente, mesmo os políticos, quando referem o quere retirar a ideologia das politicas, estão simplesmente a defender uma ideologia contrária enquanto se armam em pseudo-isentos.

Tiagotg999

Tribuna Presidencial
19 Maio 2016
13,612
23,516
34
Vila Das Aves
Geração de conas.

"Coitadinhos dos meninos, não vão para a escola falar da sexualidade, não senhor, isso é promover ideologias de género e propaganda de esquerda"

5 minutos depois.

"oh Maria Francisca como é que me foste aparecer grávida!?"

Este pessoal que agora vai aparecendo como cogumelos não deve pinar só pode, ficam tão melindrados quando o tema é sexualidade, será que foram feitos em laboratório?

Vlk

Tribuna Presidencial
3 Junho 2014
17,531
7,894
46
Lisboa
Se transmites a crianças de 10 ou 12 anos a ideia de que o sexo delas não corresponde necessariamente com um género estás a incutir-lhes uma ideologia. Porque isso de ciência não tem nada. Uma coisa é admitir que numa ínfima minoria da população há pessoas que não se identificam com o sexo com que nasceram, e não há mal nenhum nisso, outra coisa é dizer que isso é normal. Se fosse normal (estatisticamente) os trans não seriam 1% ou menos da população. A única coisa que se deve ensinar às crianças é a aceitar a diferença. Quando o que se faz é PROMOVER a diferença, está-se a agredir psicologicamente a imensa maioria dos que não são "diferentes". E isso para mim é violência infantil.
Os trans?? Mas achas que cá em Portugal os professores passam o tempo da disciplina de cidadania a falar de trans??
Mesmo que essa percentagem tivesse essa relevância toda, para além de trans há muitas outras tendências sexuais que na realidade são mais do que 1%. E isto numa sociedade que ainda é culturalmente condicionada. Ou seja, sem qualquer condicionamento cultural muito provavelmente a quantidade de pessoas que não são exclusivamente heterossexuais é muito superior a 10%.

Mas eu digo-te porque é que faz falta a inclusão da sexualidade na cidadania. Porque na turma do meu filho mais novo que anda na primária ainda se chamam gays uns aos outros como ofensa. Porque nessa mesma turma um miúdo que está sempre com miúdas é tratado por "Joana". Porque na da minha filha mais velha se uma miúda andar com muitos miúdos é uma puta e um gajo filmar uma miúda despida é um herói. É preciso que alguém ensine aos miúdos que ninguém é melhor ou pior porque tem mais ou menos namorados deste ou daquele género, e que é ok foderem com quem querem as vezes que quiserem desde que tenham os cuidados necessários.

Vlk

Tribuna Presidencial
3 Junho 2014
17,531
7,894
46
Lisboa
Então tb se devia proibir os adultos de perguntarem aos rapazes da primária "quantas namoradas tens?"

Ao contrário do que muita gente acha a sexualidade existe e manifesta-se nas crianças desde a infância. Não têm que ser forçadas a usar uma bandeira mas também não têm que ser proibidas de usá-la. Para além disso atualmente essa bandeira não é só identificativa da orientação sexual, também é um símbolo da luta pelos direitos da comunidade LGBT.

Última edição:
  • Like
Reações: Costinha

Vlk

Tribuna Presidencial
3 Junho 2014
17,531
7,894
46
Lisboa
Não digo as letras todas da sigla mas também não vão aprender o POC.

Eu acho piada que se diga que os putos são muito novos para saber o que é respeitar e aceitar a diversidade sexual mas já não são muito novos para aprender coisas como “contas bancárias, cartões de crédito, seguros e outros produtos e serviços financeiros para tomar decisões informadas” ou “Compreender como os impostos são calculados e como o sistema financeiro funciona para participar ativamente na sociedade”

os impostos são mais importantes do que a sexualidade? Conhecer produtos e serviços financeiros exige menos maturidade do que aceitar que uma rapariga pode gostar de outra rapariga sem que isso seja um problema? Querem tirar a ideologia das aulas de cidadania e acabam eles próprios por impor a sua ideologia com a sua obsessão com a importância da economia sobre o afecto.
E como se a literacia financeira fosse impermeável a conceitos ideológicos....logo esta área onde as opiniões são tão ""unânimes"", lol....

Última edição:

grandeporto

Tribuna Presidencial
25 Agosto 2006
33,531
27,647
Gaia
50 minutos por semana. Em muitas escolas, por ser disciplina semestral, apenas durante metade do ano lectivo.
----------------------------

Andei a ver os conteúdos, até pensei que era só sexo e rock em rol. No fundo o programa tem muito mais coisas, a literacia financeira já se vem a falar há muito tempo, mas até podia ser incluida na Matemática ou Economia.

• Like
Reações: Mike_Walsh

dragoneye

Bancada central
3 Setembro 2012
1,234
609
Conquistas
3
Póvoa
  • André Villas-Boas
  • Deco
Sou só eu que acho que um dos grandes problemas são os professores que metem a dar este tipo de assuntos?

Principalmente a educação sexual tem de ser alguém com carisma e vibrante, senão os miúdos ignoram.

Moradona

Bancada central
18 Maio 2025
1,055
3,780
Sou só eu que acho que um dos grandes problemas são os professores que metem a dar este tipo de assuntos?

Principalmente a educação sexual tem de ser alguém com carisma e vibrante, senão os miúdos ignoram.
O problema é o sistema de ensino que é um completo desastre ambulante. A disciplina de cidadania é propaganda política. No meu tempo chamava-se formação cívica, não tenho qualquer tipo de memória do que era falado na aula. Era uma vez por semana, 45 minutos e lecionada pela diretora de turma.

Tens um sistema que desde o início põe os miúdos a competir uns com os outros independentemente do contexto social de cada um. Os miúdos são incentivados a decorar para fazer um teste para determinada disciplina, acabou o teste esqueces aquela informação porque o objetivo agora é decorar para outro teste, e assim sucessivamente. A finalidade é a competição uns com os outros para entrarem no sistema universitário como gado. Uns seguem para academia, outros para o mercado de trabalho comum, em fiel servidão para com o sistema.

Não é na sua essência um sistema de ensino, mas um sistema de formatação de pessoas para uma determinada finalidade de servidão ao sistema.

Cheue

‎ ‎ ‎ ‎
12 Maio 2016
27,781
44,223
Conquistas
7
109
ideologia de género não existe, é a mesma coisa que dizer ideologia de alterações climáticas ou ideologia de a terra não é plana.

Moradona

Bancada central
18 Maio 2025
1,055
3,780
No meu trabalho, temos dias abertos onde recebemos miúdos desde escolas primárias ao 12º ano. Não há melhor forma de perceber o que o ensino faz aos miúdos do que ver as diferenças entre um miúdo de 6/7 anos e um de 17 no 12º ano. Os miúdos do 12º ano não fazem perguntas, têm medo de fazer perguntas, não têm nenhuma curiosidade, salvo se houver um ou outro interessados na área. Os miúdos da primária são de longe os que mais interagem e os que mais perguntas fazem, as melhores perguntas. É impressionante o que 10 anos de sistema de ensino faz às crianças.

Dagerman

Tribuna Presidencial
1 Abril 2015
5,897
6,422
Os trans?? Mas achas que cá em Portugal os professores passam o tempo da disciplina de cidadania a falar de trans??
Mesmo que essa percentagem tivesse essa relevância toda, para além de trans há muitas outras tendências sexuais que na realidade são mais do que 1%. E isto numa sociedade que ainda é culturalmente condicionada. Ou seja, sem qualquer condicionamento cultural muito provavelmente a quantidade de pessoas que não são exclusivamente heterossexuais é muito superior a 10%.

Mas eu digo-te porque é que faz falta a inclusão da sexualidade na cidadania. Porque na turma do meu filho mais novo que anda na primária ainda se chamam gays uns aos outros como ofensa. Porque nessa mesma turma um miúdo que está sempre com miúdas é tratado por "Joana". Porque na da minha filha mais velha se uma miúda andar com muitos miúdos é uma puta e um gajo filmar uma miúda despida é um herói. É preciso que alguém ensine aos miúdos que ninguém é melhor ou pior porque tem mais ou menos namorados deste ou daquele género, e que é ok foderem com quem querem as vezes que quiserem desde que tenham os cuidados necessários.
Volto a repetir o que para mim é importante: Uma coisa é ensinar as crianças a respeitar quem é diferente, outrra coisa é transmitir-lhes a ideia de que o género e até o sexo delas são uma cena opcional, que podem decidir ou "corrigir" mais tarde. Isto para mim é terrorismo psicológico. Porque a última coisa que uma criança ou adolescente precisa é que lhe criem dúvidas sobre a sua identidade (ou mais dúvidas do que as que ela já tem). E não digo que isso se faça em Portugal, mas em sítios como UK ou EUA sim.

É normal as crianças e adolescentes insultarem-se e usarem qualquer mínima diferenças para fazerem dela um insulto. Se já tiveste 12 anos deves-te lembrar. Faz parte da estupidez juvenil e acho que não vale a pena fazer grandes dramas com isso. Eu fui insultado e judiado, outra vezes fui eu a insultar e a judiar, e olha sobrevivi e não fiquei traumatizado. O confronto ensina-nos coisas, ajuda-nos a crescer e torna-nos mais fortes.. O que não nos ensina nada é fecharem-nos numa bolha de "alta segurança" (ou seja, em casa a olhar para o telemóvel)

• Like
Reações: liebe_fcp

Dagerman

Tribuna Presidencial
1 Abril 2015
5,897
6,422
Então tb se devia proibir os adultos de perguntarem aos rapazes da primária "quantas namoradas tens?"

Ao contrário do que muita gente acha a sexualidade existe e manifesta-se nas crianças desde a infância. Não têm que ser forçadas a usar uma bandeira mas também não têm que ser proibidas de usá-la. Para além disso atualmente essa bandeira não é só identificativa da orientação sexual, também é um símbolo da luta pelos direitos da comunidade LGBT.
As crianças da primária não devem andar com bandeiras a não ser a do FCP.

• Like
Reações: Czarli9 e Vlk