Primeiro de tudo por favor vamos meter o exemplo do Boavista na gaveta. acho que já somos (quase todos) maiores de idade e bichos papões turva o raciocínio.Se achas que as decisões tomadas foram, no geral, correctas. Se vês o percurso traçado pela anterior direcção como sustentável a longo prazo e, principalmente, quais as tuas opiniões sobre como a actual direcção (porque é a que está lá) deveria proceder para garantir que nos mantemos competitivos desportivamente (leia-se, lutar por títulos) e finaceiramente equilibrados (perceba-se, a não seguir o caminho do boavista).
Qual é a tua avaliação sobre o primeiro ano da nova direção. Qual a tua expectativa para o futuro?
Como ser cada vez mais competitivo e ser sustentável? Acho que o melhor que podes ambicionar é crescer, ser competitivo e não desperdiçar dinheiro em porcaria.
O futebol mundial não é regra geral sustentável. tentar ser o aluno certinho no meio da zorra não vai levar a lado nenhum.
O que se deve fazer: tentar seguir as seguintes regras:
1 - EBITDA (sem transações de jogadores) equilibrado - golden rule. com o máximo possível de dinheiro alocado a despesa futebol jogadores/tecnicos (estrutura o mais leve possível) - isto tem sido conseguido mesmo com muitas despesas questionáveis na ultima direção..
2 - gestão de activos equilibrada mas ambiciosa. desastroso na ultima direção
3 - parceiros investidores. Ithaka é bom exemplo
Mas acima de tudo manter a exigência da estrutura. primazia total no desportivo.
Primeiro ano da nova direção foi desastroso desportivamente, ótimo na gestão de ativos até ao mercado de inverno onde foi um desastre pela ausência de investimento que sacrificou a época. Na gestão financeira aguardemos pelo R&C mas não tenho razões para duvidar que foi muito positivo. Agora há duas fontes de positivismo. Uma é a gestão. Outra é a excepcionalidade do acordo com a Ithaka.
Porque é que a direção está lá? Fácil. ganhou as eleições. Uma vitória enorme do AVB em cima de um enorme descontentamento dos sócios.