01/02, 04/05, 13/14, 15/16, foram épocas terríveis a nível desportivo e em qualquer uma delas os plantéis eram incomparavelmente superiores aos atuais.
O plantel atual é de muito longe o mais fraco de que tenho memória, mas de muito longe.
Mesmo assim, o Couceiro "perde" Maniche, Costinha e Derlei no inverno (ainda antes de chegar). Recebe muito refugo, incluindo o cancro do Leo Lima. O melhorzito foi o Ibson... que acabou por flopar.
Os craques eram Diego (grande flop no Porto, e mesmo na juve e no patético esteve longe de justificar os pergaminhos), Carlos Alberto (sem cabeça, importante na Champions, mas acabou por ser um flop), Seitaridis (flop), Fabiano (com rapto da mãe e afins, teve época paea esquecer), Quaresma (antes do Adriaanse continuava a ser um júnior que queria uma bola só para ele), Jorge Costa a dar o berro, Pepe, Meireles e Bosingwa muito verdes.
No papel tinhamos um plantel do caralho... na prática, só se podia contar mesmo com o Baía, Nuno Valente e o McCarthy se não estivesse castigado.
O balneário actual precisa de alguma limpeza, mas não é um "fica Mora, Varela, Martim, Samu e despachar o resto". Acreditando que o Diogo Costa vai ser vendido e que FV regressa ao arse anal (contratação não faria qualquer sentido), ainda ficamos com os seguintes jogadores para compor plantel:
Cláudio Ramos e Samuel Portugal (já que gastamos o dinheiro, agora é ficar com ele até ao fim do contrato)
Nehuen (grande flop, mas lá terá de ser), Zé Pedro como opção (eu até acho mais certo que o Nehuen)... Marcano talvez?
Martim e João Mário para suplente.
Moura
Varela, Eustáquio (como opção, mas não é a libero), Tomás Perez...
Mora
William
Samu (o Gül parece ainda estar muito verde).
Ou seja, idealmente precisamos de 10 jogadores. Mas não descartava dar oportunidades ao Alarcon, Vonic (parece mais preparado que o Gül), Trofim (é um puto de 18 anos!!), André Oliveira e Domingos Andrade.
Mas dava jeito acertar finalmente num central patrão, num médio número 8 e num extremo de qualidade inquestionável. Mas não poderiam ser mais projectos de jogadores. Se desse ainda para um lateral esquerdo titular, também não seria mau...