Sim, claro, não estou a discutir a qualidade ou falta de qualidade dos reforços. Deixa-me então dar um pouco mais de contexto sobre algumas coisas.
1. O Osório foi outro reforço de janeiro
2. O Gonçalo chegou a ser importante, inclusive num clássico contra o Sporting
3. Falava-se na altura que o Bruno Fernandes vinha para cá, já estava acordado e tudo e não chegou a vir porque preferimos dar 11M + 4M em comissões pelos restantes 60% do Aboubakar quando tínhamos na altura uma oferta de 18M do Marselha pelo mesmo. Bruno que acabou por custar 9M ao Sporte de Lisboa.
De resto, acho que cobriste tudo.
Sempre se falou do Bruno Fernandes... até antes do SC... mas, não será outro Pastore ou outro (como se chamava o gajo do Trabzonspor?)...?
Quanto ao Aboubakar... o treinador convence-o a vir, o gajo começa a render, e querias despacha-lo logo para Marselha, se tinhas uma equipa que só tinha recebido o Vaná? De resto, como é que o Marselha oferecia 18M em Outubro? Isto já para não falar que, caso a direcção tivesse aceitado e ele rendesse como rendeu cá, iria tudo apelidar de gestão danosa. De qualquer maneira ninguém iria prever que ele iria foder os ligamentos cruzados 1 ano mais tarde... embora a probabilidade de problemas físicos fosse grande e já se pudesse identificar o padrão "Dr. Jekyll and Mr Hyde".
Quanto ao Gonçalo ser importante... o Adrian Lopez e o Fernando Andrade também foram em eliminatórias frente à Roma... e essas passagens renderam bom dinheiro ao Porto! Isso faz deles bons jogadores? Deixam de ser flops por isso? E o Zaidu também marcou o golo que selou a conquista do campeonato no galinheiro!!! De qualquer forma, o Gonçalo não foi uma contratação... já era nosso. E o Paulinho, se não estou em erro, foi empréstimo... e acabamos por comprar no final da época... mas como vinha de Portimão, é óbvio que não era uma escolha do treinador. Mais uns movimentos para pagar favores ao Theodoro...
De resto, a comparar com as melancias... vejo sempre outros clubes a pedirem-nos mais dinheiro por jogadores, e os nossos jogadores a nunca aceitarem cláusulas altíssimas!!! É inexplicável, porque segundo a imprensa, pagamos salários mais altos que o chupoting. Por isso, não me admira que os italianos pedissem mais a nós pelo Bruno Fernandes, do que ao chupoting. O Feyenoord, por exemplo, não aceitou 5M nossos pelo Hesselink, e depois vendeu-o por esse valor ao Celtic (mas aí também havia os casos do Bomfim e do outro puto turco/belga). De qualquer forma, era sabido que nesse verão não tínhamos dinheiro e estavamos sob controlo da uefa, por isso nem vale a pena falar em jogadores que poderiamos ter comprado... e até tinhamos vendido bem o André Silva, o Boly e (muito mal vendido) o Rúben Neves, mas a nossa situação financeira era tão grave, e a possibilidade de uma exclusão das competições europeias tão séria, que só gastamos um milhão no Vaná, e os outros 18/20M (para completar os 22) para cumprir com o acordado com o patético um ano antes.
O FC Porto comprou 60% do passe de Vincent Aboubakar, passando a deter a totalidade dos direitos económicos do jogador. O avançado renovou até 2021 e tem agora uma cláusula de 50 milhões de euros.
observador.pt