Paginas e paginas de coisas repetidas.O Portal esta em completo Loop, como e que nao se fartam De estar sempre a repetir as mesmas coisas?
É uma canseira.
Paginas e paginas de coisas repetidas.O Portal esta em completo Loop, como e que nao se fartam De estar sempre a repetir as mesmas coisas?
Ainda se fossem users diferentes… mas sao quase sempre os mesmos de um lado e do outroPaginas e paginas de coisas repetidas.
É uma canseira.
Repetem as coisas para tentar influenciar o pensamento de outros foristas.Ainda se fossem users diferentes… mas sao quase sempre os mesmos de um lado e do outro
Mas continuem, so fico mesmo a pensar como nao se fartam de escrever o mesmo, deve ser copy paste…
Vou ser polémico. A maior parte das pessoas que vão ao Dragão, ao galinheiro ao WC etc. hoje não são verdadeiramente adeptos, são simpatizantes. Vão ao futebol porque o estádio é cool e instagramável, mas não puxam pela equipa, esperam que seja a equipa a puxar por eles, e quando as coisas começam a correr mal, são capazes de assobiar a equipa durante o jogo, como se isso ajudasse os jogadores.A maioria está acomodada e calada. Parece que vão para ali passear as putas das camisolas para fazeres fotos para as redes sociais. Que merda e está ? No que é que nos tornamos? Está tudo bem?
se isso tudo que dizes é verdade então porque é que o nº de socios do FC Porto subiu o que subiu nos ultimos meses? Não há propriamente um jogador como os que enumeras no clube, na verdade não há um unico jogador que nos fizesse voltar a ser socios, ou ser socios de novo...Vou ser polémico. A maior parte das pessoas que vão ao Dragão, ao galinheiro ao WC etc. hoje não são verdadeiramente adeptos, são simpatizantes. Vão ao futebol porque o estádio é cool e instagramável, mas não puxam pela equipa, esperam que seja a equipa a puxar por eles, e quando as coisas começam a correr mal, são capazes de assobiar a equipa durante o jogo, como se isso ajudasse os jogadores.
Os adeptos de hoje são muito diferentes dos de há 20 ou 30 anos, e a relação quem têm com o futebol e com a sua equipa já não é a mesma. Muitos jovens hoje nem sequer são adeptos de equipas, mas de jogadores. Gostam do CR7 ou do Mbappé e torcem pela equipa em que ele estiver a jogar, mesmo que seja contra a sua (isso vê-se claramente nos jogos de selecções que envolvam o cr7). Outros dizem-se do Porto ou do Trafica, mas na verdade só vêem os jogos do City ou do PSG ou do Liverpool, porque é aí que jogam os jogadores que eles admiram. O clubismo, neste futebol globalizado dos últimos 20 anos, parece cada vez mais uma coisa do passado.
Fim de off-topic
É incrível, são conversas totalmente circulares.O Portal esta em completo Loop, como e que nao se fartam De estar sempre a repetir as mesmas coisas?
Ser sócio não significa necessariamente ser adepto no sentido que eu dou à palavra.o
se isso tudo que dizes é verdade então porque é que o nº de socios do FC Porto subiu o que subiu nos ultimos meses? Não há propriamente um jogador como os que enumeras no clube, na verdade não há um unico jogador que nos fizesse voltar a ser socios, ou ser socios de novo...
qual seria a explicação para isto ?
Uma sociedade também com menos luxos generalizados, contribuia para maior identificação, as pessoas buscavam mais alegrias e um sentido de irmandade/culto nas suas cores.Vou ser polémico. A maior parte das pessoas que vão ao Dragão, ao galinheiro ao WC etc. hoje não são verdadeiramente adeptos, são simpatizantes. Vão ao futebol porque o estádio é cool e instagramável, mas não puxam pela equipa, esperam que seja a equipa a puxar por eles, e quando as coisas começam a correr mal, são capazes de assobiar a equipa durante o jogo, como se isso ajudasse os jogadores.
Os adeptos de hoje são muito diferentes dos de há 20 ou 30 anos, e a relação quem têm com o futebol e com a sua equipa já não é a mesma. Muitos jovens hoje nem sequer são adeptos de equipas, mas de jogadores. Gostam do CR7 ou do Mbappé e torcem pela equipa em que ele estiver a jogar, mesmo que seja contra a sua (isso vê-se claramente nos jogos de selecções que envolvam o cr7). Outros dizem-se do Porto ou do Trafica, mas na verdade só vêem os jogos do City ou do PSG ou do Liverpool, porque é aí que jogam os jogadores que eles admiram. O clubismo, neste futebol globalizado dos últimos 20 anos, parece cada vez mais uma coisa do passado.
Fim de off-topic
estamos a confundir os adeptos por simpatia familiar e os adeptos....isso são os adeptos que quando são adultos e o clube faz renumeração deixam de o ser...Ser sócio não significa necessariamente ser adepto no sentido que eu dou à palavra.
O que não falta por aí são miúdos e miúdas que os pais fizeram sócios do FCP, mas se lhes perguntassem por nomes de jogadores do Porto, talvez não conseguissem dizer mais do que três ou quatro, e do Porto só vêm os jogos mais importantes, ou então quando a equipa está na mó de cima.
Em contrapartida, são capazes de ver os jogos todos do Liverpool ou do Barça e de enumerar o plantel completo.
Eu pelo menos conheço dois putos assim (mas só um deles é que é mesmo sócio). São portistas? Sim, mas eu chamos-lhes mais simpatizantes do que adeptos.
E este é um efeito claro da globalização no futebol.
É verdade que sempre houve esse tipo de adepto simpatizante, que se diz do FC Porto e fica contente se o clube ganha, mas que raramente vê os jogos e que muitas vezes nem sabe com quem jogamos para a semana ou em que lugar estamos na classificação.estamos a confundir os adeptos por simpatia familiar e os adeptos....isso são os adeptos que quando são adultos e o clube faz renumeração deixam de o ser...
Podemos talvez aceitar que o ambiente no estadio não é o mesmo que antigamente....e antigamente refiro-me quando sentiamos as bancadas das Antas a tremer por todo lado que até pensavamos que um dia aquilo vinha abaixo.
Agora muitos dos que vão ao estadio hoje em dia, são os que saltavam nas antas e agora por causa das artroses já não saltam tanto, mas sofrem ainda mais por não poderem libertar a adrenalina da mesma maneira, eu pelo menos quando vou ao estadio (sou socio normal e moro fora do país) já não salto, já não faço canticos, mas os quase ataque cardiaco durante o jogo aumentaram, e quando é golo ainda abraço o vizinho, se tiver sorte. ainda abraço a vizinha loira. mas acho que o que mudou foi a mentalidade. o futebol é um espetaculo ou é suposto ser hoje em dia.
o que se ve pelo mundo \ europa fora. é que normalmente são as claques que fazem a festa durante os jogos, e as nossas claques têm problemas,
Os Super Dragões, são um problema
E os Coletivo 95 ao não se quererem legalizar não permitem que a claque cresça se torne em algo maior e com maior impacto
Mas sempre ouvi dizer desde pequenito, que são os jogadores que puxam pelos adeptos e nao os adeptos pelos jogadores.
Havia um lado mais tribal, que sobretudo nos mais jovens podia atingir raias de fanatismo delirante. Eu por exemplo, entre os 10 e os 13 anos recusava-me simplesmente a vestir uma peça de roupa vermelha. A minha mãe que nem pensasse dar-me uma camisola dessa cor! E as minhas amizades estabeleciam-se muito mais facilmente com portistas do que com trafiquistas. Acho que antes dos 17 anos não devo ter tido nenhum amigo benfiquista. Era como se sofressem de peste! Depois passou-me, claro, e hoje até tenho dois grandes amigos trafiquistas!!!Uma sociedade também com menos luxos generalizados, contribuia para maior identificação, as pessoas buscavam mais alegrias e um sentido de irmandade/culto nas suas cores.
penso que não seja uma impressão.É verdade que sempre houve esse tipo de adepto simpatizante, que se diz do FC Porto e fica contente se o clube ganha, mas que raramente vê os jogos e que muitas vezes nem sabe com quem jogamos para a semana ou em que lugar estamos na classificação.
Mas hoje parece-me que há mais do que no passado. Hoje está-se no estádio quase como quem está numa sala de teatro ou de cinema. Pelo menos essa é a impressão que me dá, mas posso estar enganado.
Admito que a coisa da roupa vermelha só me passou aí aos 28/29 anosHavia um lado mais tribal, que sobretudo nos mais jovens podia atingir raias de fanatismo delirante. Eu por exemplo, entre os 10 e os 13 anos recusava-me simplesmente a vestir uma peça de roupa vermelha. A minha mãe que nem pensasse dar-me uma camisola dessa cor! E as minhas amizades estabeleciam-se muito mais facilmente com portistas do que com trafiquistas. Acho que antes dos 17 anos não devo ter tido nenhum amigo benfiquista. Era como se sofressem de peste! Depois passou-me, claro, e hoje até tenho dois grandes amigos trafiquistas!!!
eu tenho amigos benfiquistas, mas recuso-me a falar de futebol com eles. foi uma coisa que sempre ficou acordada entre nos, ganhe quem ganhar o campeonato ou os jogos lol, senao é impossivel sermos amigosAdmito que a coisa da roupa vermelha só me passou aí aos 28/29 anos.
Um dos meus melhores amigos era o único lagarto que conhecia, ams benfiquistas só tive o primeiro amigo benfiquista aos 19 anos, e teve de ganhar confiança aos poucos.
28/29 anos! Há sempre alguém mais maluco do que nós!Admito que a coisa da roupa vermelha só me passou aí aos 28/29 anos.
Um dos meus melhores amigos era o único lagarto que conhecia, ams benfiquistas só tive o primeiro amigo benfiquista aos 19 anos, e teve de ganhar confiança aos poucos.
Boa política. Também nunca falo de futebol com os meus dois amigos trafiquistas.eu tenho amigos benfiquistas, mas recuso-me a falar de futebol com eles. foi uma coisa que sempre ficou acordada entre nos, ganhe quem ganhar o campeonato ou os jogos lol, senao é impossivel sermos amigos
Até com o meu primo é essa a politica, se bem que ele não ter argumentos para mim.eu tenho amigos benfiquistas, mas recuso-me a falar de futebol com eles. foi uma coisa que sempre ficou acordada entre nos, ganhe quem ganhar o campeonato ou os jogos lol, senao é impossivel sermos amigos
Há quem pense que os portistas são uma espécie de trogloditas que destruiriam o seu clube para ganhar 1 campeonato em 2025Há uma coisa que tenho ouvido/lido com alguma frequência e que me tem deixado perplexo…
mais
É que os portistas não querem saber da vertente financeira, querem é ganhar, querem títulos, querem estar nos Aliados. Ainda há uns dias o próprio Rodolfo disse exatamente isto, na cmtv.
Até aí tudo bem. Todos queremos ver o clube a ter sucesso desportivo.
Mas agora não querer saber da vertente financeira??
O PDC também deixou de querer saber e o resultado disso está à vista. O resultado disso é que, desde 2013 (última vez que ganhamos campeonatos seguidos) até 2024, ganhamos 3 campeonatos. O resultado disso é que se tentou ganhar a todo custo e o futuro ficou cada vez hipotecado.
O mundo está repleto de patetas e o nosso clube não é excepção.