Na tua análise dos planteis do VP omitiste que ele tinha Moutinho, Fernando, James, Belluschi, Guarín. Para mim a coisa mais importante numa equipa é o miolo porque é a zona do campo que articula sectores e liga o todo que é a equipa. Prefiro mil vezes ter Lucho, Moutinho, Fernando, Hulk e James do que ter Herrera, Oliver, Casemiro, Brahimi e Quaresma. Mesmo que depois queiras dizer que o PL ou o lateral do outro era melhor. Longe de mim de querer defender o Lopetegui mas não consigo estabelecer essa falsa equivalência na qualidade dos planteis por muito que se repita que o Lopetegui teve "o maior investimento de sempre"(afirmação que como saberás é falsa). Sim, o VP teve super equipas, e aliás, foi o último treinador do Porto a tê-las.Vai ver o plantel do Lopetegui: para começar, tinha avançado centro ... Jackson!
Depois tinha extremos: Tello, Brahimi e Quaresma... o Lopetegui até se dava ao luxo de encostar o Quaresma.
Tinha Danilo Luiz no top: e não uma versão rasca que teve de ser trabalhada pelo VP, perdendo o lugar para o Maicon na primeira época.
Alex Sandro no top.
Casemiro
Oliver na melhor forma da carreira, apesar da habitual irregularidade.
Tinha no Herrera o ponto mais fraco do meio-campo, mas o pulmão dava jeito, e no resto, os companheiros compensavam.
O problema maior era mesmo o redes e os centrais... mas mesmo o VP nunca teve uma grande dupla de centrais: até porque Rolando e porcomendi (que nunca me pareceu grande central) queriam sair do clube. E o Mangala quando chegou, só fazia merda... mas ele conseguiu trabalha-lo bem. Mesmo assim, se o Lopetegui não teve melhores centrais, foi porque não soube escolher... comprou nesse mercado Reyes e Martins Indi bem caros!!! E o Marcano (que sempre achei um central melhorzito do que pintam) que também não foi barato. E ainda tinha Maicon... que era de luas, mas com VP foi herói a lateral, e até começou a marcar livres.
Agora vai comparar o ataque do Lope, com o ataque do VP... as "super equipas" do VP tiveram estes ataques:
- 11/12: Hulk (na realidade era esse o ataque), Varela a entrar em decadência (mas nesse ano, ainda bastante útil)... o resto, jogadores para equipas de meio da tabela: Djalma, Iturbe, Kléber, Walter (mas não era profissional de futebol)... e depois veio o Janko, que deu jeito, mas era alto trepo.
- 12/13: Jackson (o ataque), um Varela já em decadência acentuada (mas ainda útil)... e o resto eram jogadores para um paços: Atsu (muito novo, sempre com lesões, e já a pensar no próximo contrato), Kelvin, Djalma, Iturbe, Kléber Sebá... depois vieram dois inválidos, e nenhum era extremo: Liedson (o gajo estava em tribunal para ter uma pensão por invalidez) e o Izmailov (todo fodido da mona)
E eram estes os ataques das "super-equipas" do VP. Na primeira época, quem lhe dera ter um Tiquinho ou um Marega... isto já para não falar do Jackson ou Aboubakhar que o Lope teve... se calhar, até um Adrian Lopez!
Na segunda época, quem lhe dera ter um Pepê ou um Galeno... isto para não falar de Brahimi, Tello, Corona, ou Quaresma (que o Lope despachou).
Quanto ao SC tenho a mesma opinião. Teve erros, como todos. Alguns graves, como aproveitar-se do PDC e clube para gerir a carreira dos filhos.E sim, juntamente com a sad, poderia ter vendido alguns jogadores no pico de valorização e ter ido buscar bons substitutos, em vez de Loum, ou Zé Luís... mas não será o primeiro, nem o último treinador a apostar em jogadores que flopam...
Quanto ao Sérgio acho que concordamos no global. Podemos ter alguma divergência num ponto ou outro porque não há duas cabeças que pensem igual mas só para me dar a entender melhor: o SC é bom treinador. Só acho que como estávamos com o orgulho tão ferido depois do tetra do benfica que o facto de ele ter ganho naquele ano fez com que se elevasse o estatuto dele de bom treinador a salvador da pátria.