Para quando um centro de Formação no FC Porto?

P

Paul Ashworth

Bancada central
23 Maio 2007
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Nem q seja preciso mover montanhas, mas tem mm q haver dinheiro. Este projeto é fulcral para o futuro do clube, não só por si, mas tbm pq permite transformar o Olival na academia q já deviamos ter há mais de 10 anos.
O Olival não se vai transformar em nada, vai continuar a ser um espaço exíguo, com 4 campos de treino para 11 escalões masculinos com 17 equipas, sem espaço de alojamento e sem as valências que uma Academia de topo deve ter.
 

grandeporto

Tribuna Presidencial
25 Agosto 2006
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Gaia
Espero que AVB avalie outras hipóteses, caiu a hipópese da Maia, e não me admirava que esta também caia.
Além de ser pequena e não fazer ligação com o Olival é em terrenos de muita pendente pelos que os 31 hectares acabam por ser uma ilusão.

Procurem em Gondomar, Valbom, Nau Vitória, areinhos de Gaia. Mas abandonem este CAR perto do Olival.
 

canadian dragao

Tribuna Presidencial
12 Fevereiro 2007
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Toronto
Espero que AVB avalie outras hipóteses, caiu a hipópese da Maia, e não me admirava que esta também caia.
Além de ser pequena e não fazer ligação com o Olival é em terrenos de muita pendente pelos que os 31 hectares acabam por ser uma ilusão.

Procurem em Gondomar, Valbom, Nau Vitória, areinhos de Gaia. Mas abandonem este CAR perto do Olival.
Eu tambem sou da mesna opiniao se nao levar demasiado tempo essa hipotese que no fim escreves em relacao/em comparacao ao que querem fazer no olival.

Por isso perfect timing da AG de amanha e agora que ha uma direccao qur nao trata os socios como merda e sao abertos com information espero que haja pessoal a levantar esse assunto/essa questao com a direccao
 

Regod

Tribuna Presidencial
21 Março 2015
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  • Alfredo Quintana
  • Reinaldo Teles
O CAR em Gaia

O que disse André Villas-Boas: "No que toca às infraestruturas, estamos em linha com o discurso que fiz aos associados. Depois de emitido, esta semana, o PIP final à Câmara Municipal de Gaia sobre o Centro do Treinamento, na esperança de que o mesmo seja aprovado, diria que temos condições finais para proceder ao avanço com essa infraestrutura. Registo a opinião, que é adversa da minha, em relação à Maia. Penso que este também foi um tema amplamente discutido durante a campanha eleitoral. Portanto, havendo Luz Verde sobre o PIP, iremos dar início à asseguração do protocolo com a Câmara Municipal de Gaia sobre o Centro de Alto Rendimento."




Em gaia. Eu gosto da solução
 

Tails

Tribuna Presidencial
6 Janeiro 2013
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Admira-me o pouco debate que isto está a ter..

Acho que o CAR, a muito curto prazo (o mais tardar a medio) vai ser muito curto para as nossas necessidades.

O clube precisava mesmo de uma academia, com todo o espaço que isso envolvia..

A justificação dos 500 mil euros para mim é musica, se a nova direção quisesse mesmo, era ai que seria feita, nem que fossemos fazendo conforme fossemos tendo os meios para isso.
 
P

Paul Ashworth

Bancada central
23 Maio 2007
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Admira-me o pouco debate que isto está a ter..

Acho que o CAR, a muito curto prazo (o mais tardar a medio) vai ser muito curto para as nossas necessidades.

O clube precisava mesmo de uma academia, com todo o espaço que isso envolvia..

A justificação dos 500 mil euros para mim é musica, se a nova direção quisesse mesmo, era ai que seria feita, nem que fossemos fazendo conforme fossemos tendo os meios para isso.
Também me surpreende a ausência de debate numa decisão que é absolutamente estruturante para o futuro do clube. Hoje, na Assembleia, o tema foi pouco abordado e, quando foi, foi pelo ângulo errado, com a comparação Maia vs CAR, que já não é o que deve ser debatido ao dia de hoje, dado o espaço na Maia estar totalmente posto de parte.

Gostava de ter ouvido hoje do Presidente quais as vantagens de se fazer o CAR num terreno que nunca permitirá a expansão para uma Cidade Desportiva, ou algo parecido. Gostava de ter ouvido como vamos colocar no Olival toda a Formação, tanto do masculino como do feminino. Gostava de ter ouvido onde e como vai ser a nova Casa do Dragão, e como vai resolver os problemas logísticos que vão continuar a existir por termos o local de alojamento afastado do local de treino. Gostava de ter ouvido quando será possível termos um espaço ajustado às reais necessidades da Formação, e se, ao gastar milhões no CAR sem possibilidade de expansão, isso não irá tornar essa possibilidade inexequível nos próximos 30/40 anos.

Há mesmo muito para se debater em relação a este projecto. E, tenho a certeza, se fosse dado a conhecer a todos os associados os prós e contras desta obra, só por seguidismo ou cegueira esta seria vista como a solução ideal.
 

grandeporto

Tribuna Presidencial
25 Agosto 2006
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Gaia
Eu mantenho a minha opinião, apesar de todo o meu apoio a AVB, o CAR em Olival naqueles terrenos numa grande pendente com a proximidade de Resevas que não permitem expansão, com a falta de ligação ao CTO seja que meio for, é uma decisão errada e AVB devia ter a humildade de não querer impor este CAR.

Mas o que é certo é que realmente esse é que devia ter sido um assunto fulcral, além das contas, na AG e passou-se horas a lavar roupa suja.
 

DragãoAzul

Arquibancada
27 Maio 2019
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  • Reinaldo Teles
  • André Villas-Boas
  • Sérgio Conceição
  • Pinto da Costa
Não se pode deixar morrer este tópico. A anterior direção deixou-nos mal habituados mas de agora em diante este tem que ser um tema a ser constantemente falado.
Temos que ter as condições necessárias para desenvolver os nossos jogadores, miúdos e ainda convencer os pais das gerações futuras a deixarem os filhos virem para cá em detrimento dos nosso rivais, que já levam um bom avanço face ao que temos.
 
P

Paul Ashworth

Bancada central
23 Maio 2007
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Sempre que há movimento neste tópico crio alguma expectativa. Já devia ter aprendido com o passado que não vale a pena, mas não consigo controlar.

O que o @DragãoAzul diz é pertinente e eu concordo em absoluto. No entanto, este continua a ser um assunto pouco debatido quando devia ser escrutinado até ao último pormenor dada a sua importância para o futuro do clube.

Se há algo de positivo que saiu desta rábula da permanência/despedimento do Vítor Bruno foi a percepção geral que, apesar do excelente trabalho em termos absolutos, o nosso Presidente não é infalível, e claramente errou no timing do despedimento do nosso anterior treinador. Ora isso significa que também neste assunto ele poderá estar errado. E está. Mas a grande diferença em relação ao tema treinador é que esse será sempre um assunto amplamente discutido por toda a nossa realidade, enquanto o tema CAR/Academia ora é indiferente à grande maioria dos sócios/adeptos, ora a informação para ter uma opinião devidamente fundamentada é escassa, o que faz com que sejam muito poucos os que podem falar com alguma propriedade sobre o tema. Mesmo nas últimas assembleias pouco se falou sobre isso, e inicialmente centrou-se num debate que hoje já não existe (Olival vs Maia).

Gostava de ver pessoas com algum impacto na realidade do FC Porto a pegar devidamente neste tema e a debatê-lo a fundo. Não podemos ficar presos a uma teimosia ou a um compromisso assumido pré-eleições quando não se tinha a noção exacta do que eram as necessidades do clube, para se tomar uma decisão de tão grande importância. Não querendo ser repetitivo, o CAR no terreno em que está projectado não só não resolve os problemas actuais do clube como o condena a nunca mais poder pensar em ter uma Cidade Desportiva. Não é o caminho.
 

JORGE ARAUJO

Tribuna Presidencial
6 Setembro 2006
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Braga/Viana do Castelo,1976
  • Domingos
  • Vítor Baia
  • Jorge Costa
  • Fernando "Bibota" Gomes
Eu concordo que o projeto da Maia era mais impactante e que se ajustava mais á formacão.Mas em termos financeiros era de uma magnitude assustadora! Depois há a pertinente questão de o olival já ser obsoleto para uma equipa de topo como o FCPorto.As equipas principal/B/sub19 também precisam a meu ver de ter um CAR á sua disposição!
Acima de tudo acredito nesta direção e estou completamente convencido de que farão o melhor para o futuro do FCPorto salvaguardando os seu interesses não hipotecando o seu futuro.
 

Paul Ashworth

Bancada central
23 Maio 2007
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Eu concordo que o projeto da Maia era mais impactante e que se ajustava mais á formacão.Mas em termos financeiros era de uma magnitude assustadora! Depois há a pertinente questão de o olival já ser obsoleto para uma equipa de topo como o FCPorto.As equipas principal/B/sub19 também precisam a meu ver de ter um CAR á sua disposição!
Acima de tudo acredito nesta direção e estou completamente convencido de que farão o melhor para o futuro do FCPorto salvaguardando os seu interesses não hipotecando o seu futuro.
Não concordo que precisemos de um CAR. Aliás, até essa ideia surgir, nunca ouvi em nenhum lado que o CAR era uma necessidade premente. Nem mesmo agora, com a equipa A a ter estes resultados abaixo do normal, ouvi alguém dizer que um dos motivos é o facto de treinarmos num espaço obsoleto.

Mas dando essa de graça, vamos admitir que o CAR é uma necessidade absoluta. Mesmo sendo uma necessidade absoluta, qual o sentido de o fazeres num terreno no qual é impossível expandires o CAR para algo maior? E depois de construíres o CAR, o que fazes a partir daí? Esperas mais 25 anos até o CAR ser obsoleto e começas então a fazer a Cidade Desportiva noutro local? Não era mais inteligente fazer o CAR num espaço onde, aos poucos e por fases, fosse possível durante "X" tempo ir acrescentando outras valências para a Formação e Modalidades?

Dizer "eu acredito nesta direção" é um argumento demasiado ténue para justificar este investimento de milhões. Foram cheques em branco como este que a anterior direção teve e que nos levou ao estado em que nos encontramos. O CAR tem de ser debatido a fundo e os sócios têm direito a perceber qual é o plano de curto, médio e longo prazo. Não pode ser um compromisso pessoal pré-eleições a ditar o futuro do clube numa matéria de tão grande importância.
 

JORGE ARAUJO

Tribuna Presidencial
6 Setembro 2006
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Braga/Viana do Castelo,1976
  • Domingos
  • Vítor Baia
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Concordo absolutamente que é uma obra crucial para o futuro do clube, com anos de atraso e que nos deixa num patamar de desigualdade com os nossos rivais,e até com o Braga que a esse nível tem condições de trabalho incomparavelmente melhores que as nossas.Num cenário perfeito não tenho a mínima dúvida de que deveria estar tudo centralizado,com os escalões de formação a trabalharem perto dos seus ídolos,de preferência num espaço que no futuro dê para ampliar... mas sejamos sinceros,no estado em que o clube está,gastar 30 ou 35 ou 40 milhões não é o mesmo que gastar os 80 que se falava para a Maia.Repito,com o clube saudável financeiramente não entenderia a dúvida entre os 2 projetos, isto apesar de nunca ter sido muito claro onde entraria a equipa A e B na cidade desportiva(apesar de se passar o mesmo com o espaço atual do CTFD e a consequente adaptação do espaço á formação)
Quanto á questão de não ser necessário um CAR para as equipas profissionais,bem o André andou a treinar por esse mundo fora,deve saber perfeitamente em que condições treinam Chelsea,Totenham, Marselha, alguma razão terá encontrado para ter visto tal lacuna.
 

Regod

Tribuna Presidencial
21 Março 2015
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  • Alfredo Quintana
  • Reinaldo Teles
Concordo absolutamente que é uma obra crucial para o futuro do clube, com anos de atraso e que nos deixa num patamar de desigualdade com os nossos rivais,e até com o Braga que a esse nível tem condições de trabalho incomparavelmente melhores que as nossas.Num cenário perfeito não tenho a mínima dúvida de que deveria estar tudo centralizado,com os escalões de formação a trabalharem perto dos seus ídolos,de preferência num espaço que no futuro dê para ampliar... mas sejamos sinceros,no estado em que o clube está,gastar 30 ou 35 ou 40 milhões não é o mesmo que gastar os 80 que se falava para a Maia.Repito,com o clube saudável financeiramente não entenderia a dúvida entre os 2 projetos, isto apesar de nunca ter sido muito claro onde entraria a equipa A e B na cidade desportiva(apesar de se passar o mesmo com o espaço atual do CTFD e a consequente adaptação do espaço á formação)
Quanto á questão de não ser necessário um CAR para as equipas profissionais,bem o André andou a treinar por esse mundo fora,deve saber perfeitamente em que condições treinam Chelsea,Totenham, Marselha e por alguma razão encontrará para ter visto tal lacuna.
Ja viste do braga? É tipo o olival.
 

Ibarra

Arquibancada
16 Maio 2016
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589
31
Mindelo
O CAR é claramente curto para as nossas ambições e objetivos.

A meu ver, parte de todas as vendas efetuadas deveriam ser canalizadas para a construção de uma cidade desportiva que alberga-se as equipas profissionais, formação e quiçá modalidades.

Eu sei que temos de continuar a reforçar a equipa e que as dívidas do passado têm de ser saldadas, no entanto este tema deveria ser a nossa prioridade Nr. 1.

Imaginem o nosso clube com instalações deste nível: