O que se está a passar em campo é inenarrável.
Na TV dá para ter uma percepção mas no estádio, vendo o plano geral, é preocupante.
Se der para resumir o Porto numa frase é: NINGUÉM SE MEXE.
Quando temos a bola ninguém é capaz de fazer uma desmarcação, uma movimentação, dar uma linha de passe. Nada.
Tirando o Eustáquio, no jogo de ontem, que era o único que se mexia, tudo o resto parece matraquilhos agarrados por um ferro.
Para quem não é versado no mundo do futebol e tem dificuldade em ler tacticamente uma equipa, o Porto é perfeito para se entender pois eles estão todos quietinhos. Parece os bonecos do FIFA mas quando ainda estamos no menu a escolher a táctica.
Nunca vi tal coisa. E é assim em todos os jogos.
Costuma-me a crer que esta inércia seja por indicação do treinador. Há muita responsabilidade por parte dos jogadores que, em alguns momentos, acaba por ser falta de profissionalismo mas parece-me que isso é consequência da inexistência de confiança entre jogadores e treinador.
Já na segunda parte, há uma reposição de bola dos dinamarqueses na sua área (não sei se foi pontapé de baliza ou uma falta por aquelas zonas). O Fábio está pela direita, a 15m do nosso banco, e o VB aos berros a chamar por ele para este se encostar ao lateral que está a 4/5m dele. Ao fim de 3 berros, o FV lá olha para o VB, este manda-o encostar e o Fábio, pura e simplesmente, estica o braço como quem diz "não chego lá" e vira costas.
Os jogadores não cumprem nada que o treinador manda. Certamente por falta de confiança mas também porque já nem estão sequer para o ouvir.
E isto é preocupante.
Como se não bastasse, a gestão de balneário é incompreensível.
Jogadores titulares passam as proscritos e sem razão aparente voltam às opções. Ivan Jaime ou Vasco Sousa, por exemplo.
O Gonçalo Sousa, por exemplo, que fez pré época e que estava a mostrar pormenores interessantes numa posição (extremo) que peca por falta de jogadores com pormenores interessantes nunca mais voltou à lista de convocados ficando a vaga preenchida pelo Borges que é uma autêntica nulidade como ontem (e mais uma vez) se viu.
E claro, a cereja no topo do bolo. Quer dizer, neste caso será mais o caroço da azeitona em cima dum folhado de salsicha: Rodrigo Mora.
Aquela chamada aos 90' para aquecer rápido para entrar aos 92' é de quem não faz a mínima ideia do que anda para ali a fazer e é paradigmatica de toda a gestão dum miúdo que tem tudo para ser uma estrela mas na mão de VB pode não passar dum ovo estrelado.
É criminoso. Mandem de volta o miúdo para a B ou para os juniores porque na mão de VB vai apenas desvalorizar. Ele e todos. Tirando o Samu, todos os outros desvalorizam a cada minuto de jogo.
Espero, honestamente, que AVB esteja a aguardar que o treinador que ele procura, e nós precisamos, esteja disponível. É que se for para trocar o VB por um Peseiro qualquer desta vida mais vale estar quieto.
Mas mal esteja disponível que nem pense duas vezes.
VB está completamente esgotado, os jogadores estão esgotados, os adeptos estão esgotados e, tendo em conta o degradar da situação de jogo para jogo, parece-me impossível reverter isto.