Futebol Clube do Porto e FC Porto SAD

ManuSantiFCP

No FC Porto não há impossíveis 🔵⚪
8 Fevereiro 2023
11,531
15,891
Futebol Clube do Porto – Futebol, SAD informa sobre o pagamento de juros do cupão nº 3 do Empréstimo Obrigacionista FC Porto SAD 2023-2026

FC Porto – Futebol, SAD informa sobre conclusão da oferta pública de subscrição de Obrigações “FC PORTO SAD 2024-2027”

FC Porto – Futebol, SAD informa sobre os resultados finais do empréstimo obrigacionista "FC Porto SAD 2024-2027"

Fernando Resende

Tribuna Presidencial
11 Abril 2012
19,301
19,755
Ou seja, desde Maio (tomada de posse) até agora a nova direcção do FC Porto já "derreteu" cerca de 80M de euros a pagar dividas acumuladas pela a antiga direcção a diferentes credores.
Se a isso juntarmos a capacidade de regularização dos salários e prémios em atraso aos mais diversos colaboradores e funcionários (das mais diversas áreas do clube) estamos a falar de um trabalho financeiro brutal!

As viúvas, os ressabiados e os agressores de senhoras bem podem chorar à vontade! Podem enganar alguns com as falsidades que espalham, mas será sempre uma minoria!

Ivganovich

Tribuna Presidencial
29 Junho 2017
5,393
3,723
Conquistas
1
  • Alfredo Quintana
Como sou portista, socio, tivesse tido possibilidade e tinha investido.

Não para ganhar dinheiro, mas para ajudar o clube.

Mas percebo o ponto de vista de investidor, não é critica.
Já ajudo o clube com bastante dinheiro ao longo do ano. Como não tenho a sorte de poder "desbaratar" dinheiro só para ajudar, tive que ser racional. Até porque no fim do dia, se precisar de ajuda para pagar a prestação da casa, as contas do supermercado, as contas da farmácia, etc. não vai ser o clube que se vai chegar à frente.

Regod

Tribuna Presidencial
21 Março 2015
26,988
20,290
Conquistas
2
  • Alfredo Quintana
  • Reinaldo Teles
Já ajudo o clube com bastante dinheiro ao longo do ano. Como não tenho a sorte de poder "desbaratar" dinheiro só para ajudar, tive que ser racional. Até porque no fim do dia, se precisar de ajuda para pagar a prestação da casa, as contas do supermercado, as contas da farmácia, etc. não vai ser o clube que se vai chegar à frente.
Não foi uma critica. Percebo te e tens razão

Ivganovich

Tribuna Presidencial
29 Junho 2017
5,393
3,723
Conquistas
1
  • Alfredo Quintana
Não foi uma critica. Percebo te e tens razão
Eu percebi. Mas, por exemplo, foi a primeira vez que ponderei a sério investir em EO do clube, mais do que para ganhar muito, para participar ainda mais do renascimento do clube. Mas quando a taxa líquida é inferior ao mais básico dos produtos de poupança estamos a falar de literalmente perder dinheiro. Mas, no fim de contas, tenho pena que não tenha existido gente suficiente a poder dar-se a esse "luxo" para cobrir o valor total do EO.

• Like
Reações: Regod

Regod

Tribuna Presidencial
21 Março 2015
26,988
20,290
Conquistas
2
  • Alfredo Quintana
  • Reinaldo Teles
Eu percebi. Mas, por exemplo, foi a primeira vez que ponderei a sério investir em EO do clube, mais do que para ganhar muito, para participar ainda mais do renascimento do clube. Mas quando a taxa líquida é inferior ao mais básico dos produtos de poupança estamos a falar de literalmente perder dinheiro. Mas, no fim de contas, tenho pena que não tenha existido gente suficiente a poder dar-se a esse "luxo" para cobrir o valor total do EO.
Eu tenho pena nao ter disponibilidade de meter dinheiro para não ganhar.

Cada um gere o melhor, tivesse eu dinheiro, nem tenho o minimo disponível, era "perder" dinheiro pelo clube.

• Like
Reações: Ivganovich

classic

Bancada lateral
12 Julho 2024
755
900
Hás-de me dizer que produto básico de poupança oferece uma taxa líquida superior a 3%, que é o caso EO do Fcp. As taxas brutas dos DP andam na melhor das hipóteses em pouco mais de 3%, correspondendo a uma líquida de pouco mais de 2%. Para dizer inverdades mais vale
estar calado.

Edit: dei-me ao trabalho de ir ao prospeto, página 108, e a TIR líquida do EO é de 3,8%, portanto reforço a pergunta de onde num "produto básico de poupança" arranjas melhor. E depois diz, posso estar interessado.

Última edição:

apostador87

Tribuna Presidencial
26 Novembro 2013
14,708
20,553
Conquistas
7
37
Lagos
  • José Maria Pedroto
  • Pinto da Costa
  • Deco
  • Sérgio Conceição
Hás-de me dizer que produto básico de poupança oferece uma taxa líquida superior a 3%, que é o caso EO do Fcp. As taxas brutas dos DP andam na melhor das hipóteses em pouco mais de 3%, correspondendo a uma líquida de pouco mais de 2%. Para dizer inverdades mais vale
estar calado.

Edit: dei-me ao trabalho de ir ao prospeto, página 108, e a TIR líquida do EO é de 3,8%, portanto reforço a pergunta de onde num "produto básico de poupança" arranjas melhor. E depois diz, posso estar interessado.
Eu até ponderei investir no EO mas devido á fragilidade financeira do Fcporto , não consegui , apesar de admtir que é um pouco descabido , porque provavelmente nunca iria perder o dinheiro....
Mas até quando invisto nas DP fico um pouco de pé atrás....

Seria assim tão descabido desconfiar?

classic

Bancada lateral
12 Julho 2024
755
900
Eu até ponderei investir no EO mas devido á fragilidade financeira do Fcporto , não consegui , apesar de admtir que é um pouco descabido , porque provavelmente nunca iria perder o dinheiro....
Mas até quando invisto nas DP fico um pouco de pé atrás....

Seria assim tão descabido desconfiar?
Não é nada descabido desconfiar. Nada mesmo. Como também não é descabido ter investido, como eu fiz. Depende do perfil de risco de cada um. E ter bem noção do risco envolvido.

Para mim, na minha opinião, por isso investi, o risco que assumi não foi tanto um risco de incumprimento do Fcp por si próprio. Não vejo o Fcp como um clube "falido", como tanto leio por aqui. Vejo como um clube com um grave problema de tesouraria. Os capitais próprios são muito negativos? Verdade. Mas também é verdade que tinhamos no final de junho um plantel avaliado no balanço em cerca de 90M, quando 2 jogadores (Eva e a iminente venda do Chico) representarão um encaixe de cerca de 3/4 desse valor. Os outros todos não valerão 20M.

Por outro lado, sim, o problema de tesouraria é grave, assente no crónico deficit operacional, que faz depender de vendas e da champions, agravado por ,até 2028 (julgo eu), não termos encaixe com direitos Tv, pois está tudo, ou quase tudo, adiantado.

Posto isto, a minha maior preocupação é a conjuntura internacional, foi isso que ponderei mais, pois as empresas com maiores problemas financeiros são as que sofrerão de imediato com um agravamento da conjuntura, como já nos aconteceu e de que maneira, com a pandemia. Estávamos e ainda estamos, muito expostos a estas eventualidades. E a verdade é que estamos num momento de grande incerteza internacional.

Ainda assim, para um prazo de 3 anos, considerei que o risco estava controlado.

Raba

Tribuna Presidencial
13 Junho 2013
20,627
27,258
Conquistas
4
  • André Villas-Boas
  • Fernando "Bibota" Gomes
  • Alfredo Quintana
  • Campeão Nacional 19/20
estar calado.

Taxa líquida em DP de 3,8% creio que não se arranja.
Mas pronto, no EO ficas com o dinheiro empatado pelo menos 3 anos. E nos DP consegues períodos de 6 meses ou 1 ano...

classic

Bancada lateral
12 Julho 2024
755
900
Taxa líquida em DP de 3,8% creio que não se arranja.
Mas pronto, no EO ficas com o dinheiro empatado pelo menos 3 anos. E nos DP consegues períodos de 6 meses ou 1 ano...
Podes vender as obrigações. No 1⁰ e 2⁰ ano muitas vezes até com valor superior. Mas não é certo, depende de haver procura. Se as taxas de juro continuarem a descer, mais valorizado fica o EO.

Ivganovich

Tribuna Presidencial
29 Junho 2017
5,393
3,723
Conquistas
1
  • Alfredo Quintana
estar calado.

Bastava teres ido a um simulador de uma das entidades que negociavam a EO e simulares todas as taxas, comissões, iva e impostos de selo associados. Depois era só fazeres a conta e percebias que nalguns casos a taxa líquida era de pouco mais de 1,7%. Para se ser burro, mais vale estar calado.

classic

Bancada lateral
12 Julho 2024
755
900
Bastava teres ido a um simulador de uma das entidades que negociavam a EO e simulares todas as taxas, comissões, iva e impostos de selo associados. Depois era só fazeres a conta e percebias que nalguns casos a taxa líquida era de pouco mais de 1,7%. Para se ser burro, mais vale estar calado.
Não sei que simulador o meu caro utilizou, mas talvez se tenha esquecido que esses 1,7% é de cada cupão, ou seja, por ano são 2 cupões, ou seja, o dobro desse valor. É preciso ser um pouco estúpido para achar que uma taxa de 5,25% passava para 1,7%.
E, claro, fiz a minha simulação, era obrigatório fazer antes de subscrever, e para 35 mil euros lá terei na conta cerca de 650 eur por cupão, tirando retenção na fonte IRS e comissão (0,25% sobre juros e respectivo IVA). Ou seja, 1300 líquidos por ano, ou seja 3,7%. Mas para que não te falte nada, tenho que ponderar a comissão inicial de subscrição, cobrada à cabeça, de 0,25% sobre montante subscrito mais IVA, ou seja, cerca de 100 eur, dividindo por 6 cupões, 17 eur por cupão, ou seja, cerca de 635 eur que recebo por cada cupão, 1270 eur/ano, taxa líquida final anual de 3,6%.

Última edição:

Ivganovich

Tribuna Presidencial
29 Junho 2017
5,393
3,723
Conquistas
1
  • Alfredo Quintana
Não sei que simulador o meu caro utilizou, mas talvez se tenha esquecido que esses 1,7% é de cada cupão, ou seja, por ano são 2 cupões, ou seja, o dobro desse valor. É preciso ser um pouco estúpido para achar que uma taxa de 5,25% passava para 1,7%.
E, claro, fiz a minha simulação, era obrigatório fazer antes de subscrever, e para 35 mil euros lá terei na conta cerca de 650 eur por cupão, tirando retenção na fonte IRS e comissão (0,25% sobre juros e respectivo IVA). Ou seja, 1300 líquidos por ano, ou seja 3,7%. Mas para que não te falte nada, tenho que ponderar a comissão inicial de subscrição, cobrada à cabeça, de 0,25% sobre montante subscrito mais IVA, ou seja, cerca de 100 eur, dividindo por 6 cupões, 17 eur por cupão, ou seja, cerca de 635 eur que recebo por cada cupão, 1270 eur/ano, taxa líquida final anual de 3,6%.
Como és muito inteligente, tens que ir ensinar as instituições bancárias a fazerem simuladores, porque na instituição que simulei dava o valor que falei.