Estádio do Dragão

Cubillas

Tribuna
9 Março 2012
2,891
3,068
47
Paris
gil-costa.wix.com
Nunca gostei muito do dragão do ponto de vista estético.
Acho que o número de cadeiras foi acertado.
Quando alguns realçava o caráter "aberto" do estádio nunca entendi muito o comentário porque para mim um estádio devia ser um lugar de comunhão, que provoca o sentimento de união, que exalta o sentimento de estar juntos, do olhar para dentro e não para fora...um estádio não é um parque ou um anfiteatro greco (e como alguns já disserem aqui o interesse de dar uma abertura para fora é quando a vista o merece, não é o caso aqui, sem falar do aspeto acústico que é uma total catástrofe).
Temos um estádio engraçado, muitos turistas vão lá pela 1ª vez gostam dele, o acham bonito mas para a criação dum ambiente de fusão não é o ideal.
São os momentos que fazem a comunhão dir-me-ão, um estádio só é uma pilha de pedras, bem essa discussão nos levará muito longe, fico por aqui.

• Like
Reações: maliano e coelhofcp

grandeporto

Tribuna Presidencial
25 Agosto 2006
31,887
24,334
Gaia
Nunca gostei muito do dragão do ponto de vista estético.
Acho que o número de cadeiras foi acertado.
Quando alguns realçava o caráter "aberto" do estádio nunca entendi muito o comentário porque para mim um estádio devia ser um lugar de comunhão, que provoca o sentimento de união, que exalta o sentimento de estar juntos, do olhar para dentro e não para fora...um estádio não é um parque ou um anfiteatro greco (e como alguns já disserem aqui o interesse de dar uma abertura para fora é quando a vista o merece, não é o caso aqui, sem falar do aspeto acústico que é uma total catástrofe).
Temos um estádio engraçado, muitos turistas vão lá pela 1ª vez gostam dele, o acham bonito mas para a criação dum ambiente de fusão não é o ideal.
São os momentos que fazem a comunhão dir-me-ão, um estádio só é uma pilha de pedras, bem essa discussão nos levará muito longe, fico por aqui.
-----------------

É exatamente o que dizes, o estadio ganha prémios é turistico e visitado, e é em conjunto com o da Pedreira uma referencia na arquitetura.
Mas sinceramente não funciona a nível acústico nem cria o ambiente que dizes de fusão e comunhão ou vulcão, é quase um anfiteatro grego aberto ao exterior.

Os Projetos de Arquitetura são assim querem marcar as obras pela irreverancia, a igreja do Marco de Canavezes durante anos o Siza Vieira embirrou que na Escadaria não queria corrimão nem proteção para dar visão amplitude ao cenário. No entanto acho que acabaram por colocar porque eram um perigo para as crianças e os velhos. Uma das maiores obras de Frank Loyd Wright e de referencia tinha uma arvore e fonte natural na sala, mas a cada dois anos havia obras porque a humidade atacava e o proprietario lá não conseguia viver. Para mim um estadio deve ser fechado e não um convite aberto para ir ao shopping.

Na discussão publica a beleza foi unânime e poucos se atreveram a criticar e apontar que os topos levavam pouca gente e era ao nivel de uma bancada do Moreirense.

• Like
Reações: Cubillas e maliano

Dragaoinvicto

Bancada central
3 Maio 2024
1,785
3,209
Conquistas
5
  • André Villas-Boas
  • José Maria Pedroto
  • Bobby Robson
  • Deco
Aos que dizem que é preciso aumentar a capacidade do estádio podiam por começar por analisar a diferença das médias de ocupação das Antas e do Dragão.

Se calhar vão ter uma grande surpresa 🫢

Já agora, falar que houve assistências de 90 mil pessoas no estádio das Antas é um mito que carece validação factual.

É muito bom e ao mesmo tempo de uma ingenuidade impressionante haver malta que considera ser possível existir TVs a pagar mais de 40 milhões de euros por ano para não poder transmitir os jogos em direto.

Ganhem noção!
Concordo com quase tudo. Agora dizer que 90 mil nas Antas é mito é de quem claramente não viveu nesse tempo. Obviamente que não era uma regularidade, foram situações muito esporádicas, mas não vamos chamar mito a coisas que o pessoal presenciou. Obviamente que a contagem de assistências não é como hoje em dia, mas quando se presenciava situações em que as pessoas nem se conseguiam sentar por não haver espaço num estádio sem cadeiras...

JORGE ARAUJO

Tribuna Presidencial
6 Setembro 2006
9,390
4,953
Conquistas
6
Braga/Viana do Castelo,1976
  • Domingos
  • Vítor Baia
  • Jorge Costa
  • Fernando "Bibota" Gomes
Eu por acaso acho o nosso estádio lindíssimo,o mais bonito do mundo! Agora precisa claramente de melhorias, já passaram 20 anos e as marcas do tempo notam-se,e então se não houver manutenção como não houve a degradação será cada vez mais evidente.
Não vejo necessidade absolutamente nenhuma no aumento da lotação.

nprc

Arquibancada
13 Agosto 2019
406
768
Porto
Concordo com quase tudo. Agora dizer que 90 mil nas Antas é mito é de quem claramente não viveu nesse tempo. Obviamente que não era uma regularidade, foram situações muito esporádicas, mas não vamos chamar mito a coisas que o pessoal presenciou. Obviamente que a contagem de assistências não é como hoje em dia, mas quando se presenciava situações em que as pessoas nem se conseguiam sentar por não haver espaço num estádio sem cadeiras...
Sou nascido em 1978. Sei e tenho memórias bem vivas do que era o estádio das Antas desde os meus 10 anos de idade. Ou seja, estive lá milhares de vezes depois do rebaixamento do estádio - onde a capacidade aumentou.

Não duvido que em alguns jogos - comemorações de títulos, Benfica e uma ou outra grande noite europeia - tenha havido assistências bem acima das 50 mil pessoas. Porém, tudo o que seja extrapolar para lá das 60 mil pessoas, carece de prova relevante.

Eu sei que impressionava a moldura humana à época. Mas para mim há um viés de percepção. Seja pelos acessos bem mais exíguos comparativamente ao que há hoje em dia, seja pela forma do estádio que trazia maior impacto sonoro e visual.

Não se punha mais 40 mil pessoas naquele recinto assim com essa leveza. Não acredito.

• Haha
Reações: Alex.88

cybersoze35

Tribuna
12 Junho 2017
3,474
5,532
Conquistas
2
  • Vítor Hugo
Sou nascido em 1978. Sei e tenho memórias bem vivas do que era o estádio das Antas desde os meus 10 anos de idade. Ou seja, estive lá milhares de vezes depois do rebaixamento do estádio - onde a capacidade aumentou.

Não duvido que em alguns jogos - comemorações de títulos, Benfica e uma ou outra grande noite europeia - tenha havido assistências bem acima das 50 mil pessoas. Porém, tudo o que seja extrapolar para lá das 60 mil pessoas, carece de prova relevante.

Eu sei que impressionava a moldura humana à época. Mas para mim há um viés de percepção. Seja pelos acessos bem mais exíguos comparativamente ao que há hoje em dia, seja pela forma do estádio que trazia maior impacto sonoro e visual.

Não se punha mais 40 mil pessoas naquele recinto assim com essa leveza. Não acredito.
Estás enganado. O Estádio das Antas com cadeiras tinha 55.000 de lotaçao e se dizes q foste a jogos dp do rebaixamento, imediatamente depois, só havia cadeiras nos cativos (bancada poente) e todo o restante estádio qdo eram jogos grandes tinha 2 filas de pessoas por cada fila, tinhamos q estar de pé e se fossemos mais altos estavamos atrás da pessoa da frente na mm fila. Havia gente nas escadas, havia gente em todo o lado, até nas torres de iluminaçao. Eu diria q nao eram todos pagantes e havia mtas falcatruas pré-torniquetes e tb pós-torniquetes qdo eram aqueles q dava para saltar por cima. Até olhando para as fotos antigas fica perfeitamente plausivel acreditar nos 90.000. Pode nao ter sido, e nao ha dados concretos, portanto nisso tens razao. Agora dizer q só levou 60.000 qdo as condiçoes sao as que descrevi e com lugares sentados e toda a gente direitinha, ng nas escadas, etc e tal, levava 55.000. Digamos q isso é q sei q nao é razoavel. Aquelas enchentes de ficarmos "apertadissimos" nao pode ser conseguida com apenas mais 10% de pessoas.

Última edição:

maliano

Bancada central
27 Fevereiro 2022
1,545
4,214
Conquistas
3
Estás enganado. O Estádio das Antas com cadeiras tinha 55.000 de lotaçao e se dizes q foste a jogos dp do rebaixamento, imediatamente depois, só havia cadeiras nos cativos (bancada poente) e todo o restante estádio qdo eram jogos grandes tinha 2 filas de pessoas por cada fila, tinhamos q estar de pé e se fossemos mais altos estavamos atrás da pessoa da frente na mm fila. Havia gente nas escadas, havia gente em todo o lado, até nas torres de iluminaçao. Eu diria q nao eram todos pagantes e havia mtas falcatruas pré-torniquetes e tb pós-torniquetes qdo eram aqueles q dava para saltar por cima. Até olhando para as fotos antigas fica perfeitamente plausivel acreditar nos 90.000. Pode nao ter sido, e nao ha dados concretos, portanto nisso tens razao. Agora dizer q só levou 60.000 qdo as condiçoes sao as que descrevi e com lugares sentados e toda a gente direitinha, ng nas escadas, etc e tal, levava 55.000. Digamos q isso é q sei q nao é razoavel. Aquelas enchentes de ficarmos "apertadissimos" nao pode ser conseguida com apenas mais 10% de pessoas.

Regod

Tribuna Presidencial
21 Março 2015
25,245
17,786
Conquistas
2
  • Alfredo Quintana
  • Reinaldo Teles
Aumentar a calacidade, ajudaria nos concertos e afins a serem feitos no estádio

13 Novembro 2024
268
353
Completamente. Eram tempos em que quase que se conseguia dobrar a lotação dos estádios.

nprc

Arquibancada
13 Agosto 2019
406
768
Porto
Eu não falei em cadeiras. Tu é que estás a falar em cadeiras. 🤭 Sei bem, aliás, que só foram colocados assentos em todo o estádio mais de uma década depois do rebaixamento.

Agora não digo que só levou 60 mil. Dou de barato que em algumas ocasiões tenha estado lá mais gente. Daí até chegar aos 90 mil vai uma grande diferença.

E só me convencem desse numero se me apresentarem varios dados compilados que leve uma conclusão plausível como essa. O que até hoje não vi.

É já um defeito ou virtude) minha. Gosto muito de conclusões baseadas em factos! 👍

Y_Chippo

Tribuna Presidencial
1 Setembro 2012
6,881
10,251
Conquistas
6
  • Lucho González
  • Bobby Robson
  • Paulinho Santos
  • Jardel
Aos que dizem que é preciso aumentar a capacidade do estádio podiam por começar por analisar a diferença das médias de ocupação das Antas e do Dragão.

Se calhar vão ter uma grande surpresa 🫢

Já agora, falar que houve assistências de 90 mil pessoas no estádio das Antas é um mito que carece validação factual.
Sério? Vamos reescrever a história? :D
Meu amigo, eu estava lá num desses jogos, contra o Milan em 93 (94)?
Obviamente que não há confirmação factual de absolutamente nada porque não havia contagem das entradas. Mas também não é preciso.
Basta ter lá estado.

cybersoze35

Tribuna
12 Junho 2017
3,474
5,532
Conquistas
2
  • Vítor Hugo
Eu não falei em cadeiras. Tu é que estás a falar em cadeiras. 🤭 Sei bem, aliás, que só foram colocados assentos em todo o estádio mais de uma década depois do rebaixamento.

Agora não digo que só levou 60 mil. Dou de barato que em algumas ocasiões tenha estado lá mais gente. Daí até chegar aos 90 mil vai uma grande diferença.

E só me convencem desse numero se me apresentarem varios dados compilados que leve uma conclusão plausível como essa. O que até hoje não vi.

É já um defeito ou virtude) minha. Gosto muito de conclusões baseadas em factos! 👍
Vamos concordar em discordar, entao.

Ivganovich

Tribuna Presidencial
29 Junho 2017
5,320
3,584
Conquistas
1
  • Alfredo Quintana
----------------------

Tenho o direito e o dever de defender os meus pontos de vista. Se querem tornar o clube cada vez mais pequeno, com menos gente com menos lugares não contem comigo. O clube e o entusiamo do clube está adormecido e a esmorecer.

Vemos o benfica a inaugurar casas do benfica aqui nos arredores, a grangear adeptos através de equipas e parcerias desportiva no Norte, vemos o benfica a crescer á custa do Norte e a captar adeptos e atletas no Norte nos ultimos 14 anos. Qual é a nossa resposta?
É fazer um Dragao caixinha e depois passados uns anos andamos, oh tio oh tio não temos Pavilhao que sirva para a marca FC do Porto expandir.

Agora vao fazer um Carzinho mais fraco que o Celta de Vigo e do que o Braga?

OK, aceitem que dói menos, qualquer dia estamos na Liga Conference e podem demolir os topos porque estão vazios e dá jeito para ir ao Shopping e para sair rapido do Estadio. A mentalidade é que deixou de ser mentalidade de Dragao e passou outra vez a ser mentalidade de Andrade.
Podes e deves defender os teus pontos de vista, como eu faço com os meus. E o meu é, que estar a falar de expansão de coisas que nem usadas na totalidade são é parolice e a parolice eu deixo para os lá de baixo.

fjpfcp

Falar com gente Boa, fanáticos egocentricos longe
26 Março 2012
35,075
66,143
Conquistas
5
  • André Villas-Boas
  • Deco
  • Hulk
  • Sérgio Conceição
Numeros redondos

Antas sem cadeiras, ouvia se muito falar em 90 mil.

Antas desde que levou cadeiras ficou com cerca de 50 mil lugares sentados

Quanto ao aumento da lotação, estamos completamente falidos, nao e altura para investir num projecto que pouco proveito trara ao clube. Enquanto nao tivermos uma media de assistencia proxima da lotacao esgotada, nao adianta aumentar a capacidade.

Esses dias de 90 mil pessoas nas Antas ja la vao, os jogos nao davam na TV, outros tempos.

• Like
Reações: Blue_Velvet

grandeporto

Tribuna Presidencial
25 Agosto 2006
31,887
24,334
Gaia
Podes e deves defender os teus pontos de vista, como eu faço com os meus. E o meu é, que estar a falar de expansão de coisas que nem usadas na totalidade são é parolice e a parolice eu deixo para os lá de baixo.
---
Olha eu e muitos dos que aqui andamos estavamos ali no meio daquela mole humana.

Só se viam cabeças, não vês uma cadeira, nem uma escada livre.

Só na bancada e na arquibacanda quantas pessoas aí estavam nesse vulcão?

Última edição:

mega_dragon

Tribuna Presidencial
24 Junho 2012
11,672
17,205

Logo na época em que foi terminado o Rebaixamento, segundo o zerozero, 85 mil contra o Dynamo Kiev. Conheço primos e tios que lá estiveram e rebentava pelas costuras. É público que o Estádio comportava cerca de 90 mil pessoas, ainda sem cadeiras. 50 mil totalmente encadeirado.