Super Dragões

Portista Azul

Tribuna Presidencial
5 Janeiro 2017
13,514
20,846
Conquistas
4
  • Fernando "Bibota" Gomes
  • Alfredo Quintana
  • Lucho González
Cada um acredita no que quiser.

Contestar treinador e exibições é uma coisa, aí estamos de acordo. Todos os jogos andar na choradeira por um presidiário é outra. E não são só meia dúzia que o fazem.
Muitos andam lá ressabiados, mas não deixam de ir, mesmo com o presidiário na cabeça. Outros deixaram de aparecer completamente e não foi só por causa do presidiário ou do novo presidente. Não receber 4 ou 5€ a mais em cada bilhete também faz diferença no orçamento.

Relativamente ao acompanharem o clube, dá para ver bem a diferença, ou vamos assumir que o ambiente e o apoio tem sido o mesmo?
Em casa, o ambiente já vem caindo há alguns anos, especialmente após a pandemia, com a segregação do cartão de adepto e a ZCEAP. Longe vão os tempos em que o Dragão era um inferno.

Nos jogos das modalidades, as coisas estão a começar a voltar ao normal, especialmente depois daquele jogo polémico com a sul cheia de malta sentada num jogo grande.

Nos jogos fora, o ambiente é completamente diferente e para melhor. Na luz quando as coisas ainda não tinham descambado, houve momentos em que se abafou completamente aquilo.

David Bowie

Superior
15 Maio 2024
66
115
Conquistas
1
  • Lucho González
Aos jogos que vou, e ainda são bastantes, não partilho dessa opinião, mas somos livres em discordar.

Eu tenho uma opinião muito pessoal sobre isso, e aceito perfeitamente que não se revejam nela mas eu acho sinceramente que depois da derrota nas eleições e da prisão do líder aquela malta ficou sem rumo. Uns porque defendem o ex-líder até à morte e só vem sangue à frente, outros porque apesar de discordarem e não se reverem com o que era feito pela cúpula da claque não tem força para darem a volta aquilo. Isso quer se queira quer não cria divisões lá dentro, resultado? Uns só se interessam em ir para os jogos apoiar o ex-líder e esperar por sangue, outros que realmente querem ir para apoiar não se conseguem organizar para se fazerem ouvir e estarem coordenados.

Um exemplo muito prático é naquela música sem nexo (mais uma vez a minha opinião apenas) do "Pinto da Costa, Conceição, Mestre Pedroto", sempre que isso se canta no Dragão ultimamente, é ver metade da claque a cantar como se fosse arrancar o coração do peito e a outra metade calada a tentar passar despercebida. Talvez esteja a exagerar no metade metade mas entende-se o que quero dizer.

o apoio está mais disperso porque o macaco por muito defeito que tem, é um gajo que sabia puxar pela claque e dava na cabeça. Há muita malta que ia para aparecer, mas ao menos a bancada tinha um apoio concentrado. Não surgiam 3 canticos como na luz se passou...

mas nos jogos que fui até tenho gostado do apoio. Sintrense, guimaraes, aves, luz

em relação a esse cantico, eu votei AVB e continuo a cantar. Acho bonito, preza 3 figuras hitóricas e um treinador marcante. Não o canto com o intuito de mandar indiretas a quem quer que seja e sim há malta que grita nessa parte

Jpfreitas91

Tribuna
9 Abril 2012
4,747
1,222
Aos jogos que vou, e ainda são bastantes, não partilho dessa opinião, mas somos livres em discordar.

Eu tenho uma opinião muito pessoal sobre isso, e aceito perfeitamente que não se revejam nela mas eu acho sinceramente que depois da derrota nas eleições e da prisão do líder aquela malta ficou sem rumo. Uns porque defendem o ex-líder até à morte e só vem sangue à frente, outros porque apesar de discordarem e não se reverem com o que era feito pela cúpula da claque não tem força para darem a volta aquilo. Isso quer se queira quer não cria divisões lá dentro, resultado? Uns só se interessam em ir para os jogos apoiar o ex-líder e esperar por sangue, outros que realmente querem ir para apoiar não se conseguem organizar para se fazerem ouvir e estarem coordenados.

Um exemplo muito prático é naquela música sem nexo (mais uma vez a minha opinião apenas) do "Pinto da Costa, Conceição, Mestre Pedroto", sempre que isso se canta no Dragão ultimamente, é ver metade da claque a cantar como se fosse arrancar o coração do peito e a outra metade calada a tentar passar despercebida. Talvez esteja a exagerar no metade metade mas entende-se o que quero dizer.
Percebo o que queres dizer, e concordo. Acrescento que acho que o apoio nos jogos fora (e em casa na bancada sul) foi afectado também porque o novo gajo do megafone não tem grande jeito para aquilo. Nada contra ele, não o conheço e até parece um gajo chill, mas não consegue puxar pelo pessoal, puxa 4 ou 5 vezes a mesma música, insiste nas que não estão a resultar, vai valendo o Colectivo que tem conseguido puxar pelo pessoal nos jogos fora (aliás antigamente puxavam uma de vez em quando para agitar o ambiente quando os Super abrandavam, agora praticamente metade dos cânticos partem do Colectivo)

Ah e sobre esse cântico, é preciso saber ler a sala. Eu votei sempre contra o PdC e canto esse cântico sem problema nenhum, existiu muito antes das eleições serem tema. Nem o cântico é dos SD sequer, foi criado pelo Colectivo e depois expandiu

onurB

Tribuna Presidencial
8 Agosto 2015
5,767
8,873
43
Porto
Logo à partida, qualquer sócio/adepto que não consiga ver/perceber/aceitar o trabalho monstruoso que foi feito nos últimos meses pela nova Direcção, encabeçada pelo AVB, não pode ser levado a sério e tem outros interesses que nada têm a ver com amor ao clube.
Depois, um grupo dos SD que cria a "Curva PC" (segundo ouvi, o Lipinho está ligado a este grupo), os cânticos por Pinto da Costa mesmo na cara do presidente, os insultos ao presidente até na própria AG...
Tudo isto é feito obviamente por um grupo de pessoas ressabiadas, fruto de regalias perdidas (ou qualquer outra razão que nada tem a ver com amor ao clube), que tentam desde o início deste processo criar confusão e que agora aproveitam ao máximo para cavalgar esta onda negativa de resultados da equipa de futebol. Não devemos confundir estes actos com exigência até porque, para a maioria dos que ali estavam, estes maus resultados foram o melhor que podia ter acontecido.

Tiagotg999

Tribuna Presidencial
19 Maio 2016
12,182
18,872
33
Vila Das Aves
Logo à partida, qualquer sócio/adepto que não consiga ver/perceber/aceitar o trabalho monstruoso que foi feito nos últimos meses pela nova Direcção, encabeçada pelo AVB, não pode ser levado a sério e tem outros interesses que nada têm a ver com amor ao clube.
Depois, um grupo dos SD que cria a "Curva PC" (segundo ouvi, o Lipinho está ligado a este grupo), os cânticos por Pinto da Costa mesmo na cara do presidente, os insultos ao presidente até na própria AG...
Tudo isto é feito obviamente por um grupo de pessoas ressabiadas, fruto de regalias perdidas (ou qualquer outra razão que nada tem a ver com amor ao clube), que tentam desde o início deste processo criar confusão e que agora aproveitam ao máximo para cavalgar esta onda negativa de resultados da equipa de futebol. Não devemos confundir estes actos com exigência até porque, para a maioria dos que ali estavam, estes maus resultados foram o melhor que podia ter acontecido.
Esse lipinho tem um bocado a mania, é daqueles que se nota de longe que perdeu a chucha.

daniel Alexandre

Tribuna Presidencial
23 Janeiro 2007
23,178
8,659
Conquistas
4
Grande Porto
  • Lucho González
  • Hulk
  • Alfredo Quintana
  • André Villas-Boas
Muitos tiveram que ir trabalhar para se sustentar.....antes era muito boa a mama!!!!
Já muito fez o Presidente em vos passar bola!!!
Teve tomates que muitos que lá estavam na posição dele nem apareciam...faziam como o outro,mandava o macaquinho e a mamalhuda mandar acalmar os manos do bairro com bilhetes de borla e umas placas de borla....!!!

Dias_21

“Faz tudo o que puderes pelo clube”
17 Janeiro 2018
30,724
41,004
Conquistas
5
Maia
  • Alfredo Quintana
Não era adepto de cortes radicais mas é o que esta malta está a precisar. Que se corte com as claques que não querem obedecer a protocolos! Hooligans não!
Cansado destes aziadinhos que vão para o estádio torcer para o Porto perder para insultar presidente e treinador.

Desculpem lá mas isto não é ser portista

• Like
Reações: Dragao_man

andre_silva

Tribuna Presidencial
14 Abril 2015
6,250
2,784
O erro dos Super foi terem vendido a alma..acabou com a exigência. Sinceramente gosto da exigência que demonstram com os maus resultados. O problema é que ao anterior presidente e treinador tudo era perdoado, ninguém contestava porque vinham logo os supra sumo da violência que não se importam de ir dentro

sapunaru1893

Superior
23 Julho 2024
79
139
As tarjas de cima não foi contestação orquestrada? Nas do jogo com o Gil até foram as duas claques. Quando as coisas não estão bem, a contestação aparece tanto nas claques como nos restantes adeptos.

As tarjas com referência ao presidiário foram mostradas fora da ZCEAP e o estilo de letra é completamente diferente das exibidas dentro da ZCEAP. Qualquer um leva aquilo, tal como qualquer um pode pintar um muro e assinar como quiser.

O que se vê aqui é uma obsessão com um grupo que mal ou bem, poucos ou muitos, não deixou de acompanhar o Porto, mesmo quando lhes cortaram os benefícios. Segundo alguns, era só tirar os bilhetes a preço de sócio e ninguém ia ver a bola nos SD.
As faixas estavam na zceap e passaram para fora antes do jogo
Quem esteve lá viu

M

Mustaine

Tribuna Presidencial
18 Junho 2007
12,969
2,826
Porto
Isto é inadmissível. Acredito piamente que hajam excelentes pessoas nos Super Dragões, mas a organização, personificada em muitos dos seus elementos, já ultrapassou todos os limites possíveis. Agressões, ameaças, assassinatos, vendas de bilhetes, perseguições... têm feito muito mal ao clube, tanto numa lógica patrimonial como imaterial.

Honestamente, colocando numa balança o que de bom e mau trouxeram, e efetivamente já trouxeram coisas muito bonitas, o mau neste momento pesa mais. Muito mais.

Não tivemos medo de ficar sem Pinto da Costa, que é o maior nome da nossa história. Iríamos ter medo de ficar sem os Super Dragões? Medo nenhum. Somos um clube orgânico. Se estes desaparecem outras possibilidades surgirão no horizonte, quiçá também com os "bons" que lá têm e que realmente amam o clube, porque os há.

Quanto ao ambiente, também nós, adeptos, deixamos que os Super Dragões "tomassem conta" das hostes. Os cânticos são interessantes, mas o que galvaniza mesmo a nossa equipa, o que torna o ambiente infernal para árbitros e adversários, são as reações em massa dos adeptos. Não me lixem. Não é o "slb fdp" nem o "Pinto da Costa allez".

Vejam uns momentos deste jogo. Coloquem, por exemplo, do minuto 10:10 ao 10:20. Era um estádio inteiro em cima daqueles gajos. Até dá vontade de entrar lá para dentro. Éramos gladiadores dentro e fora das 4 linhas.

Essa garra, essa fome, esse desejo que vinha da bancada era super contagiante. No Dragão também já tivemos momentos assim. Lembro-me de um "bruá", na eliminatória da Liga dos Campeões com o Manchester United, quando o Pedro Mendes vem atrás pegar no jogo e começa a galgar terreno - ainda estávamos em desvantagem -, em que pensei: "nós vamos amassar estes gajos". E amassámos mesmo.

Em relação às modalidades são ainda mais irrelevantes. O Américo de Sá até soltava labaredas. Lembro de ir lá em miúdo com o meu pai e o ambiente era qualquer coisa de estonteante.

Os Super Dragões, nos moldes em que existem atualmente, com a forma como ferem o clube, não fazem falta nenhuma.