Jogaram? Quando?
Falar do calendário quando se perde é desculpa, é o que eu acho
Mas isto que se faz no futebol atual é uma vergonha descomunal, vão rebentar com os jogadores todos
Mas isso é novidade?
Ha quanto tempo isso é assim?
Esse tema nos ultimos anos tem estado muito em voga mas a culpa nao é do calendario. Embora este ano haja aqueles dois jogos a mais da fase de grupos da Champions e da Liga Europa realmente. Mas o choro ja vinha de tras.
Cabe aos treinadores gerirem os seus planteis e rodar. O maior choro até costuma vir do City o que é ironico quando tens um treinador que de forma constante nao faz substituiçoes ou entao faz uma, quiça duas aos 80 e tal minutos...
Em relaçao às selecçoes tambem nao devia ser tema (embora por mim nao haveria tantas paragens... mas foi sempre assim) porque as paragens sempre houve e quase sempre nas mesmas alturas de agora. A diferença é que ha agora Liga das Naçoes em vez de jogos amigaveis. Nao me parece que seja uma mudança radical.
Relembro que em tempos a Champions até tinha duas fases de grupos. Eram 12 jogos para chegar aos quartos de final. Nos ultimos anos eram apenas 8 para chegar ai. Este ano so quem passar pelos 16avos precisa de 12 jogos para chegar aos quartos.
As taças internas tambem existem ha muitos anos. Cabe aos orgaos nacionais ponderarem a utilidade de uma taça da liga no calendario. Mas isso nao é probelma da UEFA/FIFA.
O futebol está mais intenso é uma realidade e provavelmente a razao do maior cansaço e maior numero de lesoes.
PS: pro ano com o mundial de clubes é obviamente um caso à parte para as equipas que estiverem envolvidas.