Actualidade Nacional

Zeus

Tribuna Presidencial
1 Agosto 2015
10,158
4,431
Olimpo
Um homem se tem a consciência de que se andar a cometer crimes pode levar a que ele e a sua família sejam postos na rua, pode ser um grande incentivo a que não se cometam crimes. Não me parece assim tão polémico, é o mínimo dos mínimos.

Podemos ver outro exemplo, se um pai, chefe de família, deixa de pagar a prestação da casa, e a mesma é lhe retirada, que culpa têm a mulher e os filhos? Não há aqui também um incentivo ao cumprimento do contrato?

No fundo, não é assim que deve funcionar o mundo? Com responsabilização do indivíduo e das famílias?

Dragon Lonis

Bancada central
19 Julho 2006
1,747
1,045
Um homem se tem a consciência de que se andar a cometer crimes pode levar a que ele e a sua família sejam postos na rua, pode ser um grande incentivo a que não se cometam crimes. Não me parece assim tão polémico, é o mínimo dos mínimos.

Podemos ver outro exemplo, se um pai, chefe de família, deixa de pagar a prestação da casa, e a mesma é lhe retirada, que culpa têm a mulher e os filhos? Não há aqui também um incentivo ao cumprimento do contrato?

No fundo, não é assim que deve funcionar o mundo? Com responsabilização do indivíduo e das famílias?

Agora comparamos um indivíduo cometer crimes com pagar a renda...

Ultimamente anda aqui um bafio...
É mais grave cometer um crime do que não pagar a renda.
E se não se paga a renda a família é posta fora de casa, se se cometer uma infração mais grave - um crime - também a família poderia ser posta fora de casa.

O argumento faz sentido. Até acho que é aplicado noutros países.

• Like
Reações: Zeus

Czarli9

Tribuna Presidencial
23 Julho 2017
6,529
5,509
E se não se paga a renda a família é posta fora de casa, se se cometer uma infração mais grave - um crime - também a família poderia ser posta fora de casa.

E onde é que a responsabilidade encaixa aqui?

Se um membro da família desaparecer, o que fica em casa, se quer manter a casa, tem de ter a responsabilidade de a pagar, ok. Não há discussão aqui...

Mas e o crime? Se for um pai que chega a casa e malha na esposa, bate no filho, e viola a filha (qualquer um dos exemplos sozinhos serve), as vítimas aqui são responsáveis de quê mesmo? Estavam a pedi-las?

Mustaine

Tribuna Presidencial
18 Junho 2007
12,939
2,749
Porto
Não. Se o mundo funcionasse assim seria a verdadeira desumanização do homem, viveríamos numa selva. Faz algum sentido destruir, humilhar e até aniquilar o futuro de uma família porque um dos seus elementos errou? É um absurdo. E mesmo esse elemento, não terá direito à reinserção? Ou defendemos, como um Chega, uma condenação perpétua? Porque um condenado sem casa e com a família na rua teria o destino traçado. Como sair desse buraco tão empaticamente cavado pelos senhores justiceiros?

Uma família que viva numa habitação municipal à partida já terá algum tipo de carência. Eu nasci e cresci num bairro social da cidade do Porto, por isso permito-me a falar com a toda a prepotência e base empírica deste mundo e do outro. A maior parte das pessoas são boas e a maior parte almeja um futuro melhor. Se os meterem na rua, vão conseguir que objetivo? Aumento da criminalidade? Aumento da revolta já intrínseca em tantos miúdos desses lugares? Destruir a dignidade destes?

Se calhar, os que defendem isso, no dia a seguir dariam uma esmola à família "criminosa", recém alojada numa rua qualquer, e saiam de lá a dizer "coitadinhos...". Que merda de mundo este.

MiguelDeco

Tribuna Presidencial
2 Setembro 2013
39,550
28,705
Conquistas
12
  • Hulk
  • Alfredo Quintana

E como se responsabiliza em casos onde tivemos, por exemplo, cartelização na banca, nos hipermercados, nos combustíveis e por aí fora, onde provocaram prejuízos de milhões às pessoas??. Existem caras e pessoas que tomaram decisões.. existiram políticos que o permitiram.. Com muitas dessas pessoas a perder a casa porque por exemplo deixaram de pagar rendas e empréstimos. Vamos meter essa gente toda sem casa e bens também ou isto só se aplica a esta gente que já vive num contexto de maior pobreza..??

• Like
Reações: Tails e Czarli9

dragao86

Tribuna Presidencial
20 Outubro 2014
37,592
17,671
por norma não vejo estes vídeos mas desta vez fiz o contrário e fui ler os comentários, num deles diz com provas; Braga - Imagens da rixa entre brasileiros que terminou com um brasileiro esfaqueado no pescoço.
E não faço comentários...
Uma rixa. Podia ter sido entre portugueses, como tantas outras. E já foi em Setembro.
Quantas rixas (e mortes) há - por exemplo - nas aldeias por causa de partilhas, entre vizinhos por causa "das extremas das propriedades", etc.

Isto é tipo meter tudo no mesmo saco e "fé no pau".

Czarli9

Tribuna Presidencial
23 Julho 2017
6,529
5,509

Artigo interessante.

Bonito ver a polícia agredir e deter os agredidos, e deixar os agressores ir à sua vida.

Manageiro de futból

Tribuna Presidencial
25 Julho 2007
8,569
10,956
Esmoriz

Artigo interessante.

Bonito ver a polícia agredir e deter os agredidos, e deixar os agressores ir à sua vida.
Se esses jovens vivessem em Loures já ficavam sem casa, que era para aprenderem a não incomodar fascistas.

• Love
Reações: Czarli9

Zeus

Tribuna Presidencial
1 Agosto 2015
10,158
4,431
Olimpo
E como se responsabiliza em casos onde tivemos, por exemplo, cartelização na banca, nos hipermercados, nos combustíveis e por aí fora, onde provocaram prejuízos de milhões às pessoas??. Existem caras e pessoas que tomaram decisões.. existiram políticos que o permitiram.. Com muitas dessas pessoas a perder a casa porque por exemplo deixaram de pagar rendas e empréstimos. Vamos meter essa gente toda sem casa e bens também ou isto só se aplica a esta gente que já vive num contexto de maior pobreza..??
Se algumas dessas pessoas que foram responsáveis por crimes que provocaram prejuízos de milhões, viverem numa casa municipal ou do estado, devem ser postas na rua também, crime é crime, não percebi o teu ponto…

Zeus

Tribuna Presidencial
1 Agosto 2015
10,158
4,431
Olimpo

Yup, é esse o meu ponto.

Manageiro de futból

Tribuna Presidencial
25 Julho 2007
8,569
10,956
Esmoriz

Eu diria que uma pena de prisão seria suficiente para fazer despertar a consciência do homem.

se não for onde é que a sociedade deve parar? Hoje a família fica sem casa, amanhã, porque continuam a acontecer crimes no género, fica sem emprego. Num futuro próximo fica sem um braço?

Czarli9

Tribuna Presidencial
23 Julho 2017
6,529
5,509
Eu diria que uma pena de prisão seria suficiente para fazer despertar a consciência do homem.

se não for onde é que a sociedade deve parar? Hoje a família fica sem casa, amanhã, porque continuam a acontecer crimes no género, fica sem emprego. Num futuro próximo fica sem um braço?
Se exterminarmos todos esses seres inferiores, ou não sendo tão radical, colocá-los em campos de reeducação e/ou de trabalho, resolve-se o assunto.

Zeus

Tribuna Presidencial
1 Agosto 2015
10,158
4,431
Olimpo
Não. Se o mundo funcionasse assim seria a verdadeira desumanização do homem, viveríamos numa selva. Faz algum sentido destruir, humilhar e até aniquilar o futuro de uma família porque um dos seus elementos errou? É um absurdo. E mesmo esse elemento, não terá direito à reinserção? Ou defendemos, como um Chega, uma condenação perpétua? Porque um condenado sem casa e com a família na rua teria o destino traçado. Como sair desse buraco tão empaticamente cavado pelos senhores justiceiros?

Uma família que viva numa habitação municipal à partida já terá algum tipo de carência. Eu nasci e cresci num bairro social da cidade do Porto, por isso permito-me a falar com a toda a prepotência e base empírica deste mundo e do outro. A maior parte das pessoas são boas e a maior parte almeja um futuro melhor. Se os meterem na rua, vão conseguir que objetivo? Aumento da criminalidade? Aumento da revolta já intrínseca em tantos miúdos desses lugares? Destruir a dignidade destes?

Se calhar, os que defendem isso, no dia a seguir dariam uma esmola à família "criminosa", recém alojada numa rua qualquer, e saiam de lá a dizer "coitadinhos...". Que merda de mundo este.
Nao achas que a responsabilidade do bem estar da família deve estar em primeiro lugar na mãos da própria família, não achas que é um excelente incentivo a que pessoas em contexto complicados, se orientem melhor, não se trata de perpetuar a sua condição mas sim dar lhe mais responsabilidade. Só se está a pedir que não se cometem crimes, é o mínimo dos mínimos, não se está a pedir que sejam os cidadãos perfeitos. 😅

Zeus

Tribuna Presidencial
1 Agosto 2015
10,158
4,431
Olimpo
E onde é que a responsabilidade encaixa aqui?

Se um membro da família desaparecer, o que fica em casa, se quer manter a casa, tem de ter a responsabilidade de a pagar, ok. Não há discussão aqui...

Mas e o crime? Se for um pai que chega a casa e malha na esposa, bate no filho, e viola a filha (qualquer um dos exemplos sozinhos serve), as vítimas aqui são responsáveis de quê mesmo? Estavam a pedi-las?
Obviamente se o crime for cometido contra a própria família, não se aplica, ou se um indivíduo for apanhado a roubar para dar de comer a família tambem não. Deve-se ver caso a caso, e depende da gravidade dos crimes.

Cheue

12 Maio 2016
23,559
37,432
Conquistas
7
108

o indivíduo é o indivíduo, a familia não é sua propriedade...

Zeus

Tribuna Presidencial
1 Agosto 2015
10,158
4,431
Olimpo
o indivíduo é o indivíduo, a familia não é sua propriedade...
É mais complicado que isso. Por exemplo, se um crime causar danos materiais a terceiros, a vítima pode pedir uma compensação financeira, e, em certos casos, o património familiar pode ser afetado, especialmente se houver bens em comum, mesmo que o crime tenha sido cometido só por um membro, o que não falta são casos desses, a família perante a lei tem direitos e deveres.