Actualidade Nacional

Manageiro de futból

Tribuna Presidencial
25 Julho 2007
8,629
11,013
Esmoriz
A policia conhece os marginais (nao sei se é marginal). Ao que parece (vi no face, nao sei se é verdade, mas parece que ja tinha delitos anteriores e ate ter tido problemas anteriores numa esquadra de Alfragide).
Eu quando tinha 16 anos (ha 27 anos), fui a uma visita de estudo ao Porto (era a primeira vez que ia ao Porto). Acontece que fomos de autocarro e andamos pelo Porto a visitar varios sitios. E fomos parar a zona ribeirinha, e estavam la uns jovens a jogar a bola (vias logo que era malta da pesada). A malta que ia no meu autocarro, comecçou a fazer piretes aos gajos. Saimos do autocarro e começam os desacatos com eles. EU saio do Autocarro, e vem um gajo com 1 barra de ferro (daquelas para meter nos pilares com cimento) e da-me na minha cabeça. Fui ao chao, quase desmaiei e comecei a sangrar bues. Foi mesmo em frente ao palcio da bolsa. Entrei num cafe mesmo na esquina a sangrar muito a pedir ajuda e os donos disseram-ne: saia daqui, nao queremos problemas com essa malta, mas ha 1 esquadra mesmo no fim do jardim la da praça. FUi entao a esquadra e chamaram a ambulancia e fui ao hospital São João, onde levei mais de 15 pontos mesmo no meio da cabeça. ao final do dia, voltei a esquadra para apresentar queixa. o Comissario la da esquadra, chamou-me para dentro para 1 escritorio no fundo e mostrou-me 2-3 fotografias de potenciais gajos que me tinham batido, e reconehci o logo quem foi.

OU seja moral da estória, os poilicias conhecem quem costuma arranjar problemas (por ir varias vezes parar a esquadra).

Aqui pode ter acontecido algo parecido, o policia mandou parar o individuo, nao aprou, e ja era conhecido, e entao depois deve ter exagerado na resolução do problema e matado o individuo. è so uma suposição.
Essa é uma boa história mas nem é tanto para este contexto. É para o pessoal que associa a imigração ao aumento de insegurança no Porto. E esse é o Porto que eu conheço, nos anos 90 era muito pior do que aquilo que é agora.

• Like
Reações: Yggyfcp

d4rc92

Tribuna Presidencial
18 Dezembro 2014
10,178
6,277
Porto
Os meus 3 centimos sobre o assunto!

Acho que deveriam mesmo os policias passar a ter bodycam e passar a ser usado mais vezes o cacetete!
Ainda hoje vi uma filmagem da policia ir a casa la do gajo que morreu, e tipo a forma hostil como são recebidos, não faz qualquer sentido! Percebo a dor que possa haver, mas opinião pessoal, a policia nao dispara sem motivos!

Nesse video que vi, ve-se uma mulher, a mandar-se para cima do policia... ohh pah, pra mim era logo pacivel de cacetada nos dentes e detenção!
Portanto, se nós queremos controlar as coisas, temos que comecar a ter policias mais activos e menos castrados. Aquela malta que anda a queimar coisas é tudo uma cabada de palhacos, porque usam de uma situação para criar um caus que afecta muita gente.
Casos assim, tinha que ter uma resposta musculada da policia. Era entrar ali dentro, quem fosse apanhado nesses "motins" era logo detido... e pelo meio levava umas bastonadas!

A malta tem que comecar a perceber que vivem numa sociedade e ha que saber se comportar!

Manageiro de futból

Tribuna Presidencial
25 Julho 2007
8,629
11,013
Esmoriz

Acho que deveriam mesmo os policias passar a ter bodycam e passar a ser usado mais vezes o cacetete!
Ainda hoje vi uma filmagem da policia ir a casa la do gajo que morreu, e tipo a forma hostil como são recebidos, não faz qualquer sentido! Percebo a dor que possa haver, mas opinião pessoal, a policia nao dispara sem motivos!

Nesse video que vi, ve-se uma mulher, a mandar-se para cima do policia... ohh pah, pra mim era logo pacivel de cacetada nos dentes e detenção!
Portanto, se nós queremos controlar as coisas, temos que comecar a ter policias mais activos e menos castrados. Aquela malta que anda a queimar coisas é tudo uma cabada de palhacos, porque usam de uma situação para criar um caus que afecta muita gente.
Casos assim, tinha que ter uma resposta musculada da policia. Era entrar ali dentro, quem fosse apanhado nesses "motins" era logo detido... e pelo meio levava umas bastonadas!

A malta tem que comecar a perceber que vivem numa sociedade e ha que saber se comportar!
espera lá.

A família está a fazer o luto na sua própria casa, de uma pessoa que, com justificação ou sem justificação, tinha acabado de ser morta pela polícia, a polícia arromba a casa dessa família e estão à espera de ser recebidos exactamente como?

Eu acho que há muita gente aqui que é incapaz de ser meter no papel dos outros.

• Like
Reações: Czarli9 e Vlk

Vlk

Tribuna Presidencial
3 Junho 2014
16,581
6,843
45
Lisboa

espera lá.

A família está a fazer o luto na sua própria casa, de uma pessoa que, com justificação ou sem justificação, tinha acabado de ser morta pela polícia, a polícia arromba a casa dessa família e estão à espera de ser recebidos exactamente como?

Mas há vídeo? Então a PSP não garantiu que não foi a casa dele?

Dragaoinvicto

Bancada central
3 Maio 2024
1,584
2,802
Conquistas
5
  • André Villas-Boas
  • José Maria Pedroto
  • Bobby Robson
  • Deco
espera lá.

Não querendo fazer de advogado do diabo, até porque não tenho conhecimentos dos factos concretos para analisar todas as situações, mas essa é a versão da família, que já foi desmentida.

Não sei quem diz a verdade ou não, só depois de se apurar os factos concretos é que dá para dizer que arrombaram a casa da família.

Vlk

Tribuna Presidencial
3 Junho 2014
16,581
6,843
45
Lisboa
Não querendo fazer de advogado do diabo, até porque não tenho conhecimentos dos factos concretos para analisar todas as situações, mas essa é a versão da família, que já foi desmentida.

Não sei quem diz a verdade ou não, só depois de se apurar os factos concretos é que dá para dizer que arrombaram a casa da família.
Mas a versão da PSP não era de que não tinha lá ido? Há um vídeo? Se há, a versão da PSP também seria desmentida.

d4rc92

Tribuna Presidencial
18 Dezembro 2014
10,178
6,277
Porto
Isso não.
Ao polícia é dada a responsabilidade de zelar pelo bem estar dos cidadãos. O uso da arma deve ser apenas em última instância. Quando a vida do próprio ou de terceiros pode estar em risco.

Neste caso em concreto, não sei se o agente foi negligente. Certamente estaria em situação de stress e não soube lidar com ela.
Contudo, faz-me uma enorme confusão estas condenações sumárias a alguém que estava a tentar cumprir com as suas obrigações.
Provavelmente mal. Mas ainda assim podemos-lhe dar o benefício da dúvida?
Por muito que estes profissionais possam tar treinados para responder a situações dificeis, quando chega à hora, de certeza que é muito complicado.
Eu pergunto, faz sentido arriscar que as situações escalem, ao ponto de outras pessoas serem colocadas em risco para actuar com arma?

Um caso muito simples:
ta a policia a tentar deter um gajo que tem uma arma... é preciso que o gajo tente de facto matar alguem para actuarem a serio? E se consegue e mata alguem, antes de actuar?

O que poderia haver era mais meios termos, por exemplo, em vez de haver apenas armas de fogo, haver forma de disparar balas de borracha, haver formas de disparar tipo aqueles dardos tranquilizantes que adormecem os animais (com a dosagem acertada para humanos)... eventualmente tesers... enfim, alguma coisa que permita uma rapida resposta, capaz de parar alguem sem ter que recorrer a balas reais que essas sim, podem facilmente matar.

d4rc92

Tribuna Presidencial
18 Dezembro 2014
10,178
6,277
Porto
espera lá.

Mas vistes o video? Onde é que foi arrombada?

Isso não faço ideia, nem sei se o video é do local, se é do dia...
Não faco ideia da ordem dos acontecimentos sequer.
Até a policia pode ter comunicado isso e ser verdade, basta que o video seja real e do caso e ter sido de um dia posterior ao comunicado...

Sobre o video, apenas referi que, seja como for, o menaço que tava la atras a mandar umas bocas, era claramente a incitar a que existisse uma confusão.
Era ser detido na hora! Mas que é isto, a policia nao pode intervir?

Última edição:

Raba

Tribuna Presidencial
13 Junho 2013
20,259
26,728
Conquistas
4
  • André Villas-Boas
  • Fernando "Bibota" Gomes
  • Alfredo Quintana
  • Campeão Nacional 19/20
Há um vídeo da SIC de uma equipa policial a falar com as pessoas, a tentar apaziguar a situação e a pedir para não instigarem desacatos.
Enquanto isso a família diz que já lá havia estado outra equipa antes e que haviam partido a porta.

(Isto se for o mesmo vídeo que eu já vi)

• Like
Reações: Vlk

Dragaoinvicto

Bancada central
3 Maio 2024
1,584
2,802
Conquistas
5
  • André Villas-Boas
  • José Maria Pedroto
  • Bobby Robson
  • Deco
Mas a versão da PSP não era de que não tinha lá ido? Como é que há um vídeo?
O que eu li algures foi que a polícia foi lá ao bairro nessa noite por outro motivo (acho que foi por ter sido chamada por desacatos num apartamento) e que esse apartamento era perto do da família e que eles ao saberem que a policia estava lá vieram todos para a rua insultar e coisas do género então a polícia mandou-os a todos recolher. No entanto, pela dificuldade em acatarem as ordens, teve de entrar para o hall do prédio deles para os fazer entrar, o vídeo que ví era no hall do prédio a polícia a mandar tudo para dentro. Atenção, isto é a tal outra versão da polícia, falta saber quem diz a verdade ou não.

Raba

Tribuna Presidencial
13 Junho 2013
20,259
26,728
Conquistas
4
  • André Villas-Boas
  • Fernando "Bibota" Gomes
  • Alfredo Quintana
  • Campeão Nacional 19/20

Dragon G

Tribuna Presidencial
28 Abril 2012
6,003
4,295
Há duas narrativas instaladas. Quanto muito diz "isso não interessa à narrativa diferente da minha".
Há sim é verdade.
Há factos também, temos um cidadão português morto a tiro pela policia, obriga o bom senso a aguardar pela verdade dos factos que levaram a esse trsite desfecho.
Há outro facto que é o de um bando de anormais e delinquentes que colocaram (entre outras maravilhas) um desgraçado de um motorista de um autocarro em estado grave no hospital porque queriam (e conseguiram) colocar o veiculo a arder. Isto não interessa a uma das narrativas instaladas.

• Like
Reações: deco macau