"O verdadeiro responsável do falhanço"???
Isso é revisionismo histórico. E mentira. O Cavaco recebeu menos fundos europeus em média do que os sucessores.
Estás a falar do BPN, mas eu estou a falar ao tempo da governação dele. Tal veio a descobrir-se já ele era PR. É um facto que foi o pior PR eleito desde o 25 de abril.
Podem dizer que o Cavaco foi mau para o país, dou de barato, porém dizer que foi o responsável pelo falhanço...quem governou 22 dos últimos 29 anos?
Quem nos levou à bancarrota?
A governação dele foi um andar de palas, com opções que lhe garantiam votos a curto prazo e um vazio de estratégia a longo prazo para o país, com um aumento brutal da despesa corrente pública que ainda hoje tentas controlar. Todos os que vieram atrás, sofreram com isso, e não estou com isto a desculpar nenhum, que temos uma coleção admirável de incompetência e fraude na lista de PM's.
Quando vejo aqueles comentários típicos do "a economia da Bulgária está a ultrapassar a portuguesa", rio-me. O crescimento económico é muito mais fácil a partir de um ponto de partida inferior. A grande diferença reside no que esses países fazem nos primeiros anos de governação após a entrada da UE. São os rios de dinheiro, mas também são acordos comerciais e industriais que se estabelecem, a estratégia comercial e os programas de desenvolvimento que se estabelecem. Há quem tenha apostado em energia, há quem tenha apostado em tecnologia, há quem tenha criado condições propícias para serviços financeiros, ou farmacêutica, ou indústria automóvel. Portugal apostou em nada. Atualmente é o turismo que vai safando, que não foi uma aposta, mas em virtude da conjuntura de sol e calor. O turismo é flutuante e instável. Se amanhã vier outra pandemia, ou o turista do calor decidir que o Egipto é que está a dar, Portugal perde 15% das suas receitas e vão andar todos de mãos na cabeça.