Política Nacional

joaovilasboas

Bancada central
4 Maio 2024
1,470
2,027
Conquistas
2
  • Reinaldo Teles
  • José Maria Pedroto
E como a Thatcher no UK, ha areas que ela vista como uma das maiores heroínas do sec XX e adoram-a, e outras partes do país que só mencionar o nome pode levar a reacções negativas.
O Cavaco nunca fez nada tão mau como a Thatcher, e as ideias nem sequeram as mesmas. Para todos os efeitos, o Cavaco era um keynesiano, enquanto o governo da Thatcher foi o auge do neoliberalismo...

As únicas pessoas que possam ter um ódio visceral à nossa múmia seriam os pescadores. Mesmo assim, é uma situação que em nada se compara à dos mineiros do UK, por exemplo..

Entendo, no entanto, o que queres dizer.

• Like
Reações: D10s

Cheue

12 Maio 2016
23,860
37,813
Conquistas
7
108
Já assisti a imensas discussões sobre política, mesmo de pessoas amigas ou familiares entre si.
Posso dizer que já vi pessoas a perder a cabeça a defender o Cavaco Silva. A malta mais jovem pode não ter noção, mas muita gente de classe trabalhadora dos anos 80/90 é extremamente defensora do Cavaco. Eu diria que entre as pessoas que nasceram nas décadas de 50 e 60 há um cavaquismo tão forte como pouca gente imagina.
o Cavaco Silva tem aquele ar de quem se acha superior, tem o carisma de um rei fruto de consanguinidade.

• Haha
Reações: Czarli9 e Raba
C

COTADRAGÃO

Tribuna Presidencial
25 Novembro 2006
11,061
2,773
Porto
O Cavaco , como o Marcelo são pelo que me pareceram Super Centralistas e isso nao é Nada BOM para o país.

Ginjeet

Tribuna Presidencial
11 Março 2018
6,230
7,691
O Cavaco nunca fez nada tão mau como a Thatcher, e as ideias nem sequeram as mesmas. Para todos os efeitos, o Cavaco era um keynesiano, enquanto o governo da Thatcher foi o auge do neoliberalismo...

As únicas pessoas que possam ter um ódio visceral à nossa múmia seriam os pescadores. Mesmo assim, é uma situação que em nada se compara à dos mineiros do UK, por exemplo..

Os pescadores, o pessoal dos têxteis, os professores (mas esses dizem mal de todos), os que ficaram com salários congelados apesar das vacas gordas, os tecnológicos, todos aqueles que meteram dinheiro no BPN.

O verdadeiro responsável do falhanço da República em Portugal. Nunca ninguém teve tanto e transformou em tão pouco.

Mike_Walsh

Bancada central
4 Janeiro 2024
2,423
5,948
Estava aqui a pensar para mim e formulei a seguinte a questão: qual a razão do PS só escolher desajustados, incompetentes e/ou corruptos para líderes do seu partido, quando possuem alternativas sérias e capacitadas? Passo a explicar.

Em 2002, escolheram o Ferro Rodrigues ao invés do Henrique Neto.

Em 2004, escolheram o Sócrates ao invés do Manuel Alegre.

Em 2015, escolheram o Costa ao invés do António José Seguro.

Em 2023, escolheram o Pedro Nuno ao invés do José Luís Carneiro.

Ou seja: o último secretário-geral decente foi o Seguro e o último PM decente que tiveram foi o Guterres.

É extraordinário que um partido que até possui bons quadros só escolha personagens desta estirpe.
Escolhem quem lhes dá mais garantias de chegar ao poder.
O PSD também não tem escolhido melhor.

• Like
Reações: Tails

Mike_Walsh

Bancada central
4 Janeiro 2024
2,423
5,948
Claro, nem vou por aí. Tenho um excelente livro sobre os podres da política, da autoria de um jornalista do Expresso aliás.

O António José Seguro, caso eleito em 2015, seria um Passos Coelho mais sério e com menos ênfase em políticas neoliberais excessivas. O país estaria muito menos atrasado, creio.

O pessoal esquece-se, mas até à chegada à ribalta do Pedro Nuno e da nova geração, o Costa era da ala esquerda do PS. Sempre foi.

Diz muito do PS atual que o Costa seja hodiernamente de uma ala centrista ou até da ala mais à direita.
O PS faz sempre oposição de Esquerda, mas depois de chegar ao poder guina para o lado contrário.

joaovilasboas

Bancada central
4 Maio 2024
1,470
2,027
Conquistas
2
  • Reinaldo Teles
  • José Maria Pedroto
Escolhem quem lhes dá mais garantias de chegar ao poder.
O PSD também não tem escolhido melhor.
Repara que nos últimos 14 anos as alternativas têm sido Passos, Rangel, Montenegro, Rio, Santana e Jorge Moreira da Silva.

Não existe muito por onde escolher.

Já em relação ao PS, eu não concordo: o José Luís Carneiro teria ganho estas eleições, não tenho qualquer dúvida.

Existiam sondagens antes das eleições para secretário-geral do PS que o indicavam.

• Like
Reações: Mike_Walsh

Mike_Walsh

Bancada central
4 Janeiro 2024
2,423
5,948
Repara que nos últimos 14 anos as alternativas têm sido Passos, Rangel, Montenegro, Rio, Santana e Jorge Moreira da Silva.

Não existe muito por onde escolher.

Já em relação ao PS, eu não concordo: o José Luís Carneiro teria ganho estas eleições, não tenho qualquer dúvida.

Existiam sondagens antes das eleições para secretário-geral do PS que o indicavam.
Acho que qualquer um perdia naquele contexto depois da bandalheira que foi o Governo PS com maioria absoluta.
O Pedro Nuno foi eleito líder do PS dois meses antes das eleições.
Só nestas circunstâncias é que algum dia o Montenegro poderia ganhar seja a quem for.

• Like
Reações: Tails

joaovilasboas

Bancada central
4 Maio 2024
1,470
2,027
Conquistas
2
  • Reinaldo Teles
  • José Maria Pedroto
Os pescadores, o pessoal dos têxteis, os professores (mas esses dizem mal de todos), os que ficaram com salários congelados apesar das vacas gordas, os tecnológicos, todos aqueles que meteram dinheiro no BPN.

O verdadeiro responsável do falhanço da República em Portugal. Nunca ninguém teve tanto e transformou em tão pouco.
"O verdadeiro responsável do falhanço"???

Isso é revisionismo histórico. E mentira. O Cavaco recebeu menos fundos europeus em média do que os sucessores.

Estás a falar do BPN, mas eu estou a falar ao tempo da governação dele. Tal veio a descobrir-se já ele era PR. É um facto que foi o pior PR eleito desde o 25 de abril.

Podem dizer que o Cavaco foi mau para o país, dou de barato, porém dizer que foi o responsável pelo falhanço...quem governou 22 dos últimos 29 anos?

Quem nos levou à bancarrota?

• Like
Reações: PDuarte e Yggyfcp

D10s

Tribuna
21 Novembro 2013
4,224
4,009

Nao estava a comparar politicamente, mas também nao podemos negar a enorme influência que a política britânica teve nos anos 80. Todos queriam ser um yuppie!

• Like
Reações: joaovilasboas

joaovilasboas

Bancada central
4 Maio 2024
1,470
2,027
Conquistas
2
  • Reinaldo Teles
  • José Maria Pedroto
Acho que qualquer um perdia naquele contexto depois da bandalheira que foi o Governo PS com maioria absoluta.
O Pedro Nuno foi eleito líder do PS dois meses antes das eleições.
Só nestas circunstâncias é que algum dia o Montenegro poderia ganhar seja a quem for.
Por isso é que o Montenegro vai ganhar as eleições novamente?

O Pedro Nuno andava a tomar conta do aparelho do PS há anos, e mesmo assim ganhou à rasca ao José Luís Carneiro, que só começou a pensar nessa hipótese o ano passado.

O Pedro Nuno é um incompetente, o pior secretário-geral do PS desde o Vitor Constâncio (eu estou a falar de uma perspetiva meramente político-eleitoral).

Mas sim, ninguém dava nada pelo Montenegro. Só começou a cair mais nas graças das pessoas nos últimos meses.

É um testemunho para o quão mau é o Pedro Nuno. O PS nunca terá menos de 25% nas eleições nos próximos anos - é a base fiel deles.

E já agora: o Costa seria o vencedor caso tivesse concorrido.

Mike_Walsh

Bancada central
4 Janeiro 2024
2,423
5,948
Por isso é que o Montenegro vai ganhar as eleições novamente?

O Pedro Nuno andava a tomar conta do aparelho do PS há anos, e mesmo assim ganhou à rasca ao José Luís Carneiro, que só começou a pensar nessa hipótese o ano passado.

O Pedro Nuno é um incompetente, o pior secretário-geral do PS desde o Vitor Constâncio (eu estou a falar de uma perspetiva meramente político-eleitoral).

Mas sim, ninguém dava nada pelo Montenegro. Só começou a cair mais nas graças das pessoas nos últimos meses.

É um testemunho para o quão mau é o Pedro Nuno. O PS nunca terá menos de 25% nas eleições nos próximos anos - é a base fiel deles.

E já agora: o Costa seria o vencedor caso tivesse concorrido.
Não sei o que vai acontecer no futuro. Depende de quando forem as eleições e de como correrem as coisas até lá.
O Montenegro é horrível, mas teve a sorte de estar no sítio certo à hora certa.

joaovilasboas

Bancada central
4 Maio 2024
1,470
2,027
Conquistas
2
  • Reinaldo Teles
  • José Maria Pedroto
Não sei o que vai acontecer no futuro. Depende de quando forem as eleições e de como correrem as coisas até lá.
Só um escândalo poderá abalar o resultado.

O Montenegro foi um dos piores líderes da oposição de que tenho memória.

No entanto, enquanto PM, tem revelado uma astúcia política que me tem surpreendido (estou a falar apenas numa perspetiva política, não governativa).

Como governante, não demonstrou muito, mas já revelou não ter escrúpulos em abdicar das suas ideias para ganhar votos. Este orçamento podia muito bem ser um do Medina.

Considero que nenhuma das propostas que nos são apresentadas no boletim consegue reformar este país; os líderes não possuem qualquer visão de futuro.

Em bom rigor, nenhum deles é líder.

Mike_Walsh

Bancada central
4 Janeiro 2024
2,423
5,948
Só um escândalo poderá abalar o resultado.

O Montenegro foi um dos piores líderes da oposição de que tenho memória.

No entanto, enquanto PM, tem revelado uma astúcia política que me tem surpreendido (estou a falar apenas numa perspetiva política, não governativa).

Como governante, não demonstrou muito, mas já revelou não ter escrúpulos em abdicar das suas ideias para ganhar votos. Este orçamento podia muito bem ser um do Medina.

Considero que nenhuma das propostas que nos são apresentadas no boletim consegue reformar este país; os líderes não possuem qualquer visão de futuro.

Em bom rigor, nenhum deles é líder.
O orçamento podia muito bem ser do Medina porque o Medina (como o Centeno) podia muito bem ser do PSD.

Ginjeet

Tribuna Presidencial
11 Março 2018
6,230
7,691
"O verdadeiro responsável do falhanço"???

Isso é revisionismo histórico. E mentira. O Cavaco recebeu menos fundos europeus em média do que os sucessores.

Estás a falar do BPN, mas eu estou a falar ao tempo da governação dele. Tal veio a descobrir-se já ele era PR. É um facto que foi o pior PR eleito desde o 25 de abril.

Podem dizer que o Cavaco foi mau para o país, dou de barato, porém dizer que foi o responsável pelo falhanço...quem governou 22 dos últimos 29 anos?

Quem nos levou à bancarrota?
A governação dele foi um andar de palas, com opções que lhe garantiam votos a curto prazo e um vazio de estratégia a longo prazo para o país, com um aumento brutal da despesa corrente pública que ainda hoje tentas controlar. Todos os que vieram atrás, sofreram com isso, e não estou com isto a desculpar nenhum, que temos uma coleção admirável de incompetência e fraude na lista de PM's.

Quando vejo aqueles comentários típicos do "a economia da Bulgária está a ultrapassar a portuguesa", rio-me. O crescimento económico é muito mais fácil a partir de um ponto de partida inferior. A grande diferença reside no que esses países fazem nos primeiros anos de governação após a entrada da UE. São os rios de dinheiro, mas também são acordos comerciais e industriais que se estabelecem, a estratégia comercial e os programas de desenvolvimento que se estabelecem. Há quem tenha apostado em energia, há quem tenha apostado em tecnologia, há quem tenha criado condições propícias para serviços financeiros, ou farmacêutica, ou indústria automóvel. Portugal apostou em nada. Atualmente é o turismo que vai safando, que não foi uma aposta, mas em virtude da conjuntura de sol e calor. O turismo é flutuante e instável. Se amanhã vier outra pandemia, ou o turista do calor decidir que o Egipto é que está a dar, Portugal perde 15% das suas receitas e vão andar todos de mãos na cabeça.

Tails

Tribuna Presidencial
6 Janeiro 2013
8,513
13,000
Teve sorte em várias áreas... desde o MP à besta das selfies (que agora, para quem já só dormia, segundo rezam as lendas, três horas por dia, nem deve pregar olho com o pânico de ficar na história como o gajo que dissolveu três vezes o parlamento)..

Se houver eleições, o que duvido, se o PS não for coligado, a AD + IL vencem de caras.

• Like
Reações: Mike_Walsh