Política Nacional

bluemonday

Tribuna
4 Maio 2024
3,673
4,917
Conquistas
2
  • Reinaldo Teles
  • José Maria Pedroto
-

não é só a questão de parcialidade, acho que são mesmo más comentadores...

por exemplo o Bugalho também era parcial mas era um bom comentador.
o Daniel Oliveira é muito parcial, mas também acho bom comentador.
não é só uma questão de concordar ou não com a visão deles.
Repara, a militância de que ele fala é tão só na Câmara de Lisboa. Chupa as bolas ao Moedas, ao Balsemão, ao Jorge Moreira da Silva, etc. O que têm em comum? Todos contra o Montenegro (o Moedas nem tanto).

Obrigado por essa entrevista, ainda não a tinha lido. Curioso este trecho:

"Tudo. Eu não me escondi atrás da ideia de ser jornalista, sempre fui político, as minhas opiniões vinculam-me como pessoa que admite publicamente ter aquele pensamento."
O Bugalho sempre disse que era de direita; aliás, até foi candidato do CDS. O que ele disse é que não era partidário - e é verdade, ele não é militante de nenhum partido.

Além disso, deixem-me dizer, e estou confortável para o afirmar uma vez que não votei nele: o Bugalho dá 10 a 0 ao Jonet em termos de conhecimento, comunicação, carisma, entre outros.

Repito: o Jonet pode ser do PSD, mas enquadra-se como social liberal (ideologia de esquerda) e afirmou que não votou no PSD.

Que prepotência considerar ter capacidade para liderar uma Câmara Municipal com 26 anos, tendo em conta o seu currículo e a sua experiência.

O pessoal não sabe, porém é mais árduo liderar uma Câmara do que ser deputado ou eurodeputado.

------

Também gosto de ouvir o Daniel Oliveira (já falei com ele pessoalmente e tivemos um debate), o António Mendonça Mendes, o Cabrita (sim!, um dos piores ministros de sempre), o Pedro Delgado Alves, a Susana Peralta, etc.

• Like
Reações: jamesrodriguez2011

bluemonday

Tribuna
4 Maio 2024
3,673
4,917
Conquistas
2
  • Reinaldo Teles
  • José Maria Pedroto
Estou a adorar a novela Ventura vs Montenegro a ver quem chama mais vezes mentiroso ao outro.
Quer dizer, o Ventura é mentiroso para tudo, mente em tudo, mas agora questionam se ele está a dizer a verdade?

A posição do Galamba ontem foi coerente. Disse que tudo o que vier da boca do Ventura em princípio é falso e merece ser assim considerado, seja qual for o tópico.

Manageiro de futból

Tribuna Presidencial
25 Julho 2007
12,004
16,463
Quer dizer, o Ventura é mentiroso para tudo, mente em tudo, mas agora questionam se ele está a dizer a verdade?

A posição do Galamba ontem foi coerente. Disse que tudo o que vier da boca do Ventura em princípio é falso e merece ser assim considerado, seja qual for o tópico.
Mais do que mentiroso a característica principal do Ventura é dizer tudo e o seu contrário. Nesse sentido nunca mente.
por exemplo: se votar a favor do orçamento, está a dizer a verdade porque já disse que ia votar a favor. Se votar contra, também não está a mentir, porque também já disse que ia votar contra.

• Like
Reações: tsilva

bluemonday

Tribuna
4 Maio 2024
3,673
4,917
Conquistas
2
  • Reinaldo Teles
  • José Maria Pedroto
Uma questão que devia ter mais impacto nos noticiários é a redução do orçamento para o desporto.
Teoricamente, uma vez que a despesa aumenta muito nos anos de Jogos Olímpicos, é costume diminuir no ano seguinte.

No entanto, se quisermos de facto fomentar o desporto em Portugal, o valor do ano passado devia manter-se. E o PM, sendo um ex-atleta e desportista (nas suas próprias palavras), sabe perfeitamente disso.

• Like
Reações: Dragaoinvicto

Dragaoinvicto

Tribuna
3 Maio 2024
2,587
4,926
Conquistas
5
  • André Villas-Boas
  • José Maria Pedroto
  • Bobby Robson
  • Deco
Mais preocupante é um aumento do imposto sobre os combustíveis, é que já se si já é pequeno.....
Eu como utilizo pouco a viatura própria não me afeta em grande parte (e o que uso costumo abastecer em Espanha).

Aceitava-se melhor essas medidas se viessem a par de melhorias nos sistemas de transporte, nomeadamente fora das grandes cidades, o que não acontece...

bluemonday

Tribuna
4 Maio 2024
3,673
4,917
Conquistas
2
  • Reinaldo Teles
  • José Maria Pedroto
Mais preocupante é um aumento do imposto sobre os combustíveis, é que já se si já é pequeno.....
O imposto já existia, o que aconteceu foi o seu descongestionamento.

É uma "taxa" (uma taxa para todos os efeitos é um imposto) de origem comunitária, ou seja, somos obrigados a tê-la.

Coisa diferente é descongelar nesta altura e o concreto valor dessa taxa.

Ora, se temos uma rede de TP desequilibrada, com prejuízo para o interior, certas áreas deviam ter benesses fiscais.

Dragaoinvicto

Tribuna
3 Maio 2024
2,587
4,926
Conquistas
5
  • André Villas-Boas
  • José Maria Pedroto
  • Bobby Robson
  • Deco
O imposto já existia, o que aconteceu foi o seu descongestionamento.

É uma "taxa" (uma taxa para todos os efeitos é um imposto) de origem comunitária, ou seja, somos obrigados a tê-la.

Coisa diferente é descongelar nesta altura e o concreto valor dessa taxa.

Ora, se temos uma rede de TP desequilibrada, com prejuízo para o interior, certas áreas deviam ter benesses fiscais.
Extatamente. Os impostos desse genéro em zonas do interior, em que não existem transportes públicos e as únicas opções das pessoas para se deslocarem é a viatura própria...

Já no caso do grande Porto por exemplo, conheço pessoas que mesmo com metro à porta até para irem dar um peido usam o carro. E conheço muita gente que gostaria de ter a possibilidade de comprar ou arrendar casa junto a esses transportes, mas é caríssimo também.

bluemonday

Tribuna
4 Maio 2024
3,673
4,917
Conquistas
2
  • Reinaldo Teles
  • José Maria Pedroto
Mais do que mentiroso a característica principal do Ventura é dizer tudo e o seu contrário. Nesse sentido nunca mente.
por exemplo: se votar a favor do orçamento, está a dizer a verdade porque já disse que ia votar a favor. Se votar contra, também não está a mentir, porque também já disse que ia votar contra.
Acreditas que o Ventura iria negar um cargo no governo caso isso fosse verdade? Ele está a cagar-se para o orçamento, quer é mama.

Mas o Montenegro ia convidar o Ventura para o Governo ou negociar o OE com o CHEGA depois do que aconteceu na eleição do Presidente da Assembleia da República? Esse foi o primeiro e único acordo a nível nacional e eles não o cumpriram.

Além do mais, o Governo ia dar-se ao trabalho de elaborar um orçamento que podia muito bem ser do PS para depois andar em acordos com o Chega?

• Like
Reações: Dragaoinvicto

bluemonday

Tribuna
4 Maio 2024
3,673
4,917
Conquistas
2
  • Reinaldo Teles
  • José Maria Pedroto
Extatamente. Os impostos desse genéro em zonas do interior, em que não existem transportes públicos e as únicas opções das pessoas para se deslocarem é a viatura própria...

Já no caso do grande Porto por exemplo, conheço pessoas que mesmo com metro à porta até para irem dar um peido usam o carro. E conheço muita gente que gostaria de ter a possibilidade de comprar ou arrendar casa junto a esses transportes, mas é caríssimo também.
Uma pessoa na cidade do Porto não precisa de carro / mota para nada. O mesmo se passa no centro de Gaia.

Agora, por exemplo, uma pessoa de S. João da Madeira, de Arouca, de Valongo, etc. não possui uma rede de TP eficaz, daí perceber a utilização do carro.

Quanto mais formos para o interior, pior é.

Algumas freguesias de Gaia (Lever, Crestuma, Olival...) também estão mal servidas nesse tocante.

Nem quero imaginar como será no Portugal profundo. Mas pronto, é o pensamento lisboeta (ou do litoral) a fazer escola nas políticas públicas.

PDuarte

Tribuna Presidencial
16 Maio 2017
11,551
8,852
Eu como utilizo pouco a viatura própria não me afeta em grande parte (e o que uso costumo abastecer em Espanha).

Aceitava-se melhor essas medidas se viessem a par de melhorias nos sistemas de transporte, nomeadamente fora das grandes cidades, o que não acontece...
A nível pessoal até se pode verificar, mas num país cujo sangue são camiões e que geograficamente está afastado do centro da Europa, com as capacidade ferroviárias que não tem, um aumento do custo dos combustíveis impacta de forma transversal a economia.

De certeza que os retalhistas não vão absorver o aumento dos custos por causa disso. Tendo que adivinhar, aumentam preço ao consumidor, apuram diferença decorrente do aumento de combustível e facturam ao fornecedor, embolsando a diferença e metendo as culpas no aumento de combustíveis.

bluemonday

Tribuna
4 Maio 2024
3,673
4,917
Conquistas
2
  • Reinaldo Teles
  • José Maria Pedroto
A nível pessoal até se pode verificar, mas num país cujo sangue são camiões e que geograficamente está afastado do centro da Europa, com as capacidade ferroviárias que não tem, um aumento do custo dos combustíveis impacta de forma transversal a economia.

De certeza que os retalhistas não vão absorver o aumento dos custos por causa disso. Tendo que adivinhar, aumentam preço ao consumidor, apuram diferença decorrente do aumento de combustível e facturam ao fornecedor, embolsando a diferença e metendo as culpas no aumento de combustíveis.
Exatamente. Estes são impostos a pensar no holandês, no alemão, no nórdico, etc.

• Like
Reações: PDuarte

PDuarte

Tribuna Presidencial
16 Maio 2017
11,551
8,852
Exatamente. Estes são impostos a pensar no holandês, no alemão, no nórdico, etc.
Claro.

Fruto das empresas em que trabalhei, estive sempre muito ligado aos retalhistas e à grande distribuição. E embora discorde de quase tudo o que ouço vindo da Mortágua, no que toca à filha da putice dos acima mencionados, aqui concordo com ela. Discordo, lá está, da solução que ela apresenta.

Edit: e sendo o IVA um imposto percentual sobre preço final, digamos que o Governo taxar qualquer etapa da economia (ainda para mais a logística), vai buscar em IVA a seguir..
É um ganho composto

• Like
Reações: bluemonday

Manageiro de futból

Tribuna Presidencial
25 Julho 2007
12,004
16,463
Acreditas que o Ventura iria negar um cargo no governo caso isso fosse verdade? Ele está a cagar-se para o orçamento, quer é mama.

Mas o Montenegro ia convidar o Ventura para o Governo ou negociar o OE com o CHEGA depois do que aconteceu na eleição do Presidente da Assembleia da República? Esse foi o primeiro e único acordo a nível nacional e eles não o cumpriram.

Além do mais, o Governo ia dar-se ao trabalho de elaborar um orçamento que podia muito bem ser do PS para depois andar em acordos com o Chega?
Não sei muito bem. Eu do Ventura só ouço as headlines, que o meu médico aconselhou-me a não me enervar.

Ele disse que o Montenegro convidou o Chega para o governo? ahahah