FC Porto
2
SC Braga
1
Oct 06, 2024 at 08:30 PM

Anselmo Andrada

Bancada lateral
24 Julho 2024
996
891
Isso é falso. Otávio não encostou depois de Alvalade, encostou depois do jogo em casa frente ao Farense, onde quase custava dois pontos à equipa e após múltiplos erros nos jogos que acumulou até aí. Otávio não teve falta de oportunidades para se corrigir.
Quase. Este aqui custou muito prestígio a nível Europeu. Melhor começamos a nível o nosso prestígio Europeu pelo Zé Pedro. Uma aberração este jogador ser titular, nunca o FCPorto vai ser competitivo com este nível.

Anselmo Andrada

Bancada lateral
24 Julho 2024
996
891
Então digam lá, que opções tomavam diferentes das do treinador, para além do já citado Otávio?

Agora deixaram-me curioso... só para eu tentar perceber o que anda a fazer de tão errado o treinador Vítor Bruno?
O que faz de errado é insistir na mediocridade de futebol a lá Conceição, sofrível e de sofrimento. Já mostrou ao que veio, AVB tem a palavra.

Portoallez2

Tribuna Presidencial
4 Setembro 2016
14,135
15,173
Estas paragens inúteis para o corrupio da corrupção das UEFAS e FIFAS matam-me. Ainda por cima o próximo jogo é para a Taça a bater em mortos. Só daqui a 17 dias é que vamos ter um jogo a sério. Mais de meio mês.

Malditas sejam, FIFAS e UEFAS....
Ainda por cima por uma competição que não conta para nada a não ser encher os bolsos da uefa..

JPA84

Tribuna Presidencial
19 Fevereiro 2018
13,076
11,059
O Vitor Bruno a dizer que o Porto perdeu o controlo do jogo a partir do momento que o Eustaquio saiu.
É manhoso como o ex Conceição.
Tambem é bom a atirar areia para os olhos.
Olha e não foi isso que aconteceu na realidade?
Ele está a fazer uma auto crítica tb ao dizer isso visto que quem faz as substituições é ele..

• Like
Reações: Dragon Lonis

petric

Bancada central
27 Julho 2021
1,068
1,036
Quando o lance de maior desequilíbrio que fizemos em todo o jogo foi a protagonizada pelo apanha bolas...estamos no bom caminho!

Confesso que fiquei entusiasmado com a vitória na Supertaça, mas em 2 meses de competição ainda não se nota nenhum fio de jogo...e continuamos a jogar a passo de caracol para trás e para o lado!

Contra as equipas mais fracas será que custa assim tanto fazer 2/3 picos por jogo??

SD_1995

Tribuna
1 Outubro 2016
3,165
1,130
Acho que sim...

Vamos meter um miúdo de 17 anos num jogo de exigência máxima trocando por um jogador de equilíbrio...
Nao há que ter medo, eu espero do Porto ser conduzido para dominar principalmente se tiver jogadores para isso, menos do que isso merece uma assobiadela.

Tunes

Tribuna Presidencial
4 Agosto 2016
8,141
3,174
Conquistas
5
  • Deco
  • André Villas-Boas
  • Jorge Costa
  • Bobby Robson

Ontem o FCP atacava em 325 (e tem-no feito noutros jogos)

Eustaquio descia para os centrais e ficava Nico e Varela no meio.

Lá na frente os dois laterais (moura e JM pelo lado de fora) e extremos por dentro (pepê e galeno). Mas depois não se faz nada com isto. Não há jogo interior, não há criatividade. É tudo unidimensional. Vimos muito disto com o SC até janeiro de 2024 em que com a entrada do Chico começa a jogar com dois extremos bem abertos (Chico + galeno) e com pepê a segundo avançado/ médio ofensivo (o que aqui também gerou discussão se seria um 442 ou um 433…).

Este posicionamento ainda tem a agravante de proporcionar transições defensivas manhosas em que com dois ou 3 toques conseguem criar-nos perigo.

Portanto, parece-me que mais do que jogar jogador A ou B (à excepção do João Mário) há um problema de processos na equipa…

VB terá de equilibrar a equipa defensivamente e melhorar as dinâmicas da frente.

Última edição:

Villas

Tribuna Presidencial
16 Julho 2013
35,526
26,276
Conquistas
1

Lá na frente os dois laterais (moura e JM pelo lado de fora) e extremos por dentro (pepê e galeno). Mas depois não se faz nada com isto. Não há jogo interior, não há criatividade. É tudo unidimensional. Vimos muito disto com o SC até janeiro de 2024 em que com a entrada do Chico começa a jogar com dois extremos bem abertos (+ galeno) e com pepê a segundo avançado/ médio ofensivo (o que aqui também gerou discussão se seria um 442 ou um 433…).

Este posicionamento ainda tem a agravante de proporcionar transições defensivas manhosas em que com dois ou 3 toques conseguem criar-nos perigo.

Portanto, parece-me que mais do que jogar jogador A ou B (à excepção do João Mário) há um problema de processos na equipa…

VB terá de equilibrar a equipa defensivamente e melhorar as dinâmicas da frente.
O Sporting também ataca assim… o que nós fazemos mal é que os laterais não podem estar sempre tão avançados… e darem apoio para construir nas alas… por outro lado os 3 atrás têm de usar mais o jogo direto para as costas das defesas subidas adversárias…

O Sporting faz muito isso… ou a bola entra no lateral subido e um dos 3 atacantes do meio faz uma diagonal para a lateral… ou os 3 “centrais” lançam uma bola longa direta para um dos 3 avançados… (para isso é preciso que os avançado não estejam de costas para a baliza que atacam)

Tunes

Tribuna Presidencial
4 Agosto 2016
8,141
3,174
Conquistas
5
  • Deco
  • André Villas-Boas
  • Jorge Costa
  • Bobby Robson
O Sporting também ataca assim… o que nós fazemos mal é que os laterais não podem estar sempre tão avançados… e darem apoio para construir nas alas… por outro lado os 3 atrás têm de usar mais o jogo direto para as costas das defesas subidas adversárias…

O Sporting faz muito isso… ou a bola entra no lateral subido e os 3 atacantes do meio fazem uma diagonal para a lateral… ou os 3 “centrais” lançam uma bola longa direta para um dos 3 avançados… (para isso é preciso que os avançado não estejam de costas para a baliza que atacam)
Vai se preciso equilibrar mais a equipa, como dizes, com os laterais.
E até porque colar os laterais na frente fazia com o que o Braga defendesse com 6.

Fica tudo muito fechado e congelado.

Ruben1893

Neste clube,é impossível pensar que não é possível
24 Julho 2019
83,677
194,753
Conquistas
33
  • Reinaldo Teles
  • Alfredo Quintana
  • Fernando "Bibota" Gomes
  • André Villas-Boas

O Sporting faz muito isso… ou a bola entra no lateral subido e um dos 3 atacantes do meio fazem uma diagonal para a lateral… ou os 3 “centrais” lançam uma bola longa direta para um dos 3 avançados… (para isso é preciso que os avançado não estejam de costas para a baliza que atacam)
Outra diferença também é as características dos 2 "extremos" a jogar mais dentro
Eu não acho que o Galeno consiga fazer esse lugar
O Pepê ainda disfarça

Nem se compara ao encaixe do Pote e Trincão na posição

A falta de um pé esquerdo atrás também se nota, até para meter a bola longa, como dizes

Chino

Lugar Anual
23 Julho 2022
6,820
13,828
Conquistas
1
  • Bobby Robson

Lá na frente os dois laterais (moura e JM pelo lado de fora) e extremos por dentro (pepê e galeno). Mas depois não se faz nada com isto. Não há jogo interior, não há criatividade. É tudo unidimensional. Vimos muito disto com o SC até janeiro de 2024 em que com a entrada do Chico começa a jogar com dois extremos bem abertos (Chico + galeno) e com pepê a segundo avançado/ médio ofensivo (o que aqui também gerou discussão se seria um 442 ou um 433…).

A ideia é boa mas a distância entre linhas é exagerada. Os alas estão ultra abertos e a linha de passe, embora exista, é demasiado comprida e propícia ao erro\intercepção.

Esse frame é um bom exemplo. O Nehuen (imagino que seja o homem que está a receber a bola na imagem) se quisesse meter no Moura era um passe de risco e dificil de executar. Por isso é que o jogo do Porto mastiga muito entre os centrais na primeira fase de construção. Simplesmente ninguém dá linhas de passe ou a disposição tática (como mostra a imagem) sufoca as linhas de passe.

Villas

Tribuna Presidencial
16 Julho 2013
35,526
26,276
Conquistas
1
Outra diferença também é as características dos 2 "extremos" a jogar mais dentro
Eu não acho que o Galeno consiga fazer esse lugar
O Pepê ainda disfarça

Nem se compara ao encaixe do Pote e Trincão na posição

A falta de um pé esquerdo atrás também se nota, até para meter a bola longa, como dizes
O Galeno e o Pepe não tem a tal sensibilidade para procurar os espaços entre linhas para oferecer cobertura ofensiva

• Like
Reações: hawkeyes

Ruben1893

Neste clube,é impossível pensar que não é possível
24 Julho 2019
83,677
194,753
Conquistas
33
  • Reinaldo Teles
  • Alfredo Quintana
  • André Villas-Boas
O Galeno e o Pepe não tem a tal sensibilidade para procurar os espaços entre linhas para oferecer cobertura ofensiva
Tem que meter o Galeno por fora mas ele também não dá muita linha, geralmente, e não é pé esquerdo para cruzar, mas joga melhor que por dentro

Pode ser o Moura a 3° "central", e fez bem em Guimarães, com o Galeno mais aberto
E o Fábio tem que jogar à Pote, a atacar

Djaló Perez Moura atrás
Nico Varela
Martim Galeno nas alas
Pepê e Fábio atrás do grande Samu

E defende-se no 442 básico com o Samu e o Fábio na frente

• Like
Reações: Villas

Villas

Tribuna Presidencial
16 Julho 2013
35,526
26,276
Conquistas
1
Tem que meter o Galeno por fora mas ele também não dá muita linha, geralmente, e não é pé esquerdo para cruzar, mas joga melhor que por dentro

Pode ser o Moura a 3° "central", e fez bem em Guimarães, com o Galeno mais aberto

Djaló Perez Moura atrás
Nico Varela
Martim Galeno nas alas

O Djalo para mim é uma incógnita… mas aprecio que se tenha percebido a questão do ataque posicional em 325

cybersoze35

Tribuna
12 Junho 2017
3,487
5,554
Conquistas
2
  • Vítor Hugo
Parece-me óbvio que se fosse um treinador sem qualquer ligação ao passado recente (ler Sérgio Conceição) que a tolerância seria outra.
Eu discordo totalmente de assobios, a nao ser no fim do jogo caso o jogo tenha sido um desastre, mas eu tb acho q é mm este o problema de quem assobia. O VB está mto "ligado" ao SC e nesta fase o futebol q jogamos tb nao parece lá mto diferente. E isso gera frustraçao nalguns adeptos q acham q assim vamos ter uma epoca igual à anterior.

• Like
Reações: Paredes5 e Xabiote

Tunes

Tribuna Presidencial
4 Agosto 2016
8,141
3,174
Conquistas
5
  • Deco
  • André Villas-Boas
  • Jorge Costa
  • Bobby Robson
aprecio que se tenha percebido a questão do ataque posicional em 325
Custa a crer que a equipa técnica do FCP não perceba isso.
Como dizia alguém que conheço “usam drones, iPads, tecnologia gps, etc” e não corrigem o básico.

Portanto… eles sabem disto, têm de corrigir.

Villas

Tribuna Presidencial
16 Julho 2013
35,526
26,276
Conquistas
1
É cada vez mais usado

Foda é quando perdemos uma bola sem ser lá na frente 😬😬
O que geralmente acontece com esta organização ofensiva é que o adversário fica muito retido na sua linha de 5 ou 6… se se perde uma bola na primeira fase de construção fica uma igualdade numérica no máximo…

Agora, a circulação tem de ser mais rápida… a primeira fase de construção quanto mais rápida for… quer a entrar na ala, ou na procura das costas adversárias com bolas longas… mais eficaz e menos arriscada fica

• Like
Reações: Ruben1893 e Regod

pensador

Tribuna Presidencial
29 Maio 2015
9,416
5,450

Djaló Perez Moura atrás
Nico Varela
Martim Galeno nas alas

Por acaso está interessante.

Nesse sistema era capaz de continuar com o João Mário porque acho que a equipa nesse sistema estava mais equilibrada e o João Mário atacar dá mais profundidade e nesse sistema, aí já daria oportunidade ao Ivan Jaime a fazer de Pote, aliás o Ruben Amorim quando o Jaime estava em Famalicão acho que chegou a pensar nele como eventual substituto do Pote, caso este tivesse saído.

O Sporting no sistema que joga ganha muito como um jogador como o Trincao que joga muito bem ao vir da ala para dentro, ainda mais sendo esquerdino aliás ainda este fim de semana foi decisivo.

Discussão interessante, isto sim é falar de futebol e procurar soluções para aquilo que eventualmente corra menos bem.