FC Porto
2
SC Braga
1
Oct 06, 2024 at 08:30 PM

blue_Dragon

Tribuna Presidencial
28 Junho 2017
9,226
8,197
O Otavio e melhor a levar a bola do que o Ze Pedro.

Eustaquio nao pode jogar ali porque e muito fraco no passe para a frente e a levar a bola para a frente. O jogador que devia estar na posição do Eustaquio e o Nico e o Mora na posição onde esta o Nico. Mora mal recebe a bola tem a capacidade de se virar logo para o ataque e tem uma grande capacidade de decisão e do passe.
Sim, era só começar a apostar no Mora que o nosso jogo iria melhorar consideravelmente.
Mas tem 17 anos e ainda é miudo e tem de ficar a ver os graudos a jogar infelizmente...

O Mora quando começar a jogar regularmete vai ser dos nossos melhores jogadores.

• Like
Reações: DaniMontana

pensador

Tribuna Presidencial
29 Maio 2015
9,416
5,450
Já não tens dois médios de grande nível?
Estou a falar de um terceiro para jogar em 4-3-3. Um médio diferente de Varela e Nico. Não estou a contar com o Fábio Vieira porque o Fábio vejo-o mais como um híbrido ou seja médio/avançado. Estou a falar de alguém mais consistente.

hawkeyes

Tribuna Presidencial
19 Julho 2006
23,750
19,131
Vila Nova de Gaia, 1975
Estou a falar de um terceiro para jogar em 4-3-3. Um médio diferente de Varela e Nico. Não estou a contar com o Fábio Vieira porque o Fábio vejo-o mais como um híbrido ou seja médio/avançado. Estou a falar de alguém mais consistente.
Para isso tens de tirar gente da frente.

Galeno, Pepê, Fábio Vieira, Jaime, Mora,..., para 2 lugares???

pensador

Tribuna Presidencial
29 Maio 2015
9,416
5,450
Para isso tens de tirar gente da frente.

Galeno, Pepê, Fábio Vieira, Jaime, Mora,..., para 2 lugares???
No último jogo jogamos com 3 médios(Eustáquio, Varela e Nico). Estou a falar para substituir Eustáquio. Ficava Varela, Nico e o tal médio sendo que na minha opinião Nico faz bem a posição 8 ou de terceiro medio, portanto se viesse um 8 Nico poderia jogar atrás do ponta de lanca como o tem feito. É que acho que em determinados jogos, mais exigentes o Fábio não vai titular porque defende muito mal. Claro que em jogos menos exigentes é possível jogar só com 2.

Se em Janeiro houvesse capacidade financeira para mim era fundamental trazer um extremo bom em espaços curtos, um pouco como Francisco fazia e o tal médio. Agora não sei se vai haver capacidade financeira.

hawkeyes

Tribuna Presidencial
19 Julho 2006
23,750
19,131
Vila Nova de Gaia, 1975
No último jogo jogamos com 3 médios(Eustáquio, Varela e Nico). Estou a falar para substituir Eustáquio. Ficava Varela, Nico e o tal médio sendo que na minha opinião Nico faz bem a posição 8 ou de terceiro medio, portanto se viesse um 8 Nico poderia jogar atrás do ponta de lanca como o tem feito. É que acho que em determinados jogos, mais exigentes o Fábio não vai titular porque defende muito mal. Claro que em jogos menos exigentes é possível jogar só com 2.

Se em Janeiro houvesse capacidade financeira para mim era fundamental trazer um extremo bom em espaços curtos, um pouco como Francisco fazia e o tal médio. Agora não sei se vai haver capacidade financeira.
Mas isso é uma situação pontual. Já jogaste lá com o Grujic, com o Eustáquio, com o Vasco Sousa ou recuando o Nico e colocando o Pepê ou o Fábio Vieira mais à frente.

Se vais buscar um outro Varela ou Nico, ele não pode ficar só com alguns minutos da rotação...

Pior, ainda, se fores buscar mais um extremo.

O plantel já é extenso demais.

mesenga

mesenga

Tribuna Presidencial
26 Março 2012
5,493
5,570

Ontem o FCP atacava em 325 (e tem-no feito noutros jogos)

Eustaquio descia para os centrais e ficava Nico e Varela no meio.

Lá na frente os dois laterais (moura e JM pelo lado de fora) e extremos por dentro (pepê e galeno). Mas depois não se faz nada com isto. Não há jogo interior, não há criatividade. É tudo unidimensional. Vimos muito disto com o SC até janeiro de 2024 em que com a entrada do Chico começa a jogar com dois extremos bem abertos (Chico + galeno) e com pepê a segundo avançado/ médio ofensivo (o que aqui também gerou discussão se seria um 442 ou um 433…).

Este posicionamento ainda tem a agravante de proporcionar transições defensivas manhosas em que com dois ou 3 toques conseguem criar-nos perigo.

Portanto, parece-me que mais do que jogar jogador A ou B (à excepção do João Mário) há um problema de processos na equipa…

VB terá de equilibrar a equipa defensivamente e melhorar as dinâmicas da frente.
Vou fazer eu de advogado do diabo, já que mais ninguém o faz...

1º - Queria parabenizar os treinadores de teclado que aqui temos, que fazem grandes dissertações apenas com um frame. Certamente que conseguiriam construir uma tese de doutoramento, só com a análise deste jogo. :LOL:

2º - O frame em causa não mostra a que minuto do jogo se refere (intencionalmente ou não, deixo a questão).
No entanto, dá para perceber que se trata de algum momento da 1ª parte, tendo em conta a direção do ataque portista!

Ora foi nessa primeira parte que o FC Porto mostrou melhor futebol e criou as melhores oportunidades de golo!Nem sou eu que digo, são todos os adeptos que por aqui vi a comentar o jogo!

Agora pergunto: faz algum sentido criticar o momento ofensivo da equipa, o esquema utilizado, o que seja, quando a equipa marcou, produziu bom futebol e até foi quando esteve claramente por cima no jogo???

Então não foi na segunda parte que a equipa teve dificuldades? Quando baixou linhas? Não foi no processo defensivo que mostrou as maiores dificuldades? E vocês estão a criticar o processo ofensivo? Vá-se lá entender.

E podia continuar, mas vou direto para a minha conclusão.

Existe um estigma ou preconceito para com o treinador Vítor Bruno. Seja porque é a primeira experiência como treinador principal, seja porque era adjunto do Sérgio Conceição, seja qual for o motivo, ele está lá.

Isto tudo apesar de o arranque de temporada até estar a ser favorável, em que apenas houve um jogo (Bodo) onde estivemos claramente abaixo do que seria desejável. Todos os outros resultados (onde incluo o jogo em casa dos viscondes, que é tradicionalmente um dos terrenos onde sentimos mais dificuldades) são dentro do esperado ou até mesmo com aproveitamento bem acima da média. Já defrontamos os 4º, 5º e 6ºclassificados do campeonato, com vitórias.

Existe uma franja de adeptos, mais que outros, que não tem mostrado muita paciência, apesar de o teinador estar a trabalhar há apenas uns 4 meses, com alguns reforços a chegar mesmo no fecho do mercado e que estão integrados apenas há dois meses...
A própria forma como se referem ao nosso treinador e às suas escolhas, em alguns casos, envergonham-me.

Mas o ruído tem sido muito, e acho que os outros adeptos estão a deixar-se contagiar.

Numa época de incontáveis dificuldades, recordo que há poucos meses o clube tinha apenas 8.000 euros na conta, para não estar a detalhar ainda mais todas as incidências, o nível de exigência tem sido elevado, e ainda bem que assim é, outra coisa não seria de esperar no nosso grande clube.

Agora, o nível da crítica, principalmente aquela crítica negativa e destrutiva, essa tem estado a níveis incompreensivelmente elevados.

Trata-se de uma opinião pessoal, atenção, mas acho que devíamos de estar contentes e satisfeitos com a presente temporada, que nos mantém pelo menos iludidos com a possibilidade de sucesso imediato, ao contrário do que seria de esperar e de desejar por muitos, adversários e não só.

Última edição:

mesenga

Tribuna Presidencial
26 Março 2012
5,493
5,570
E quando me refiro a críticas destrutivas, refiro-me a este tipo de personagem:
Nem que trabalhe 24h, infelizmente está a prazo e quem sai prejudicado é o FCPORTO, sempre.

Só um AVB criativo pode mudar o rumo dos acontecimentos. VB não é nem vai ser um treinador líder. É imaturo e tem muito para refinar em termos de liderança, aliás ou muda muito ou nunca mais treina um clube do nível do FCPorto.
É vergonhoso que AVB de cobertura ao discurso gasto de VB e o mandar calar os assobios. O FCPorto mudou.
VB é Conceição. Os sinais estão lá todos.
Quase. Este aqui custou muito prestígio a nível Europeu. Melhor começamos a nível o nosso prestígio Europeu pelo Zé Pedro. Uma aberração este jogador ser titular, nunca o FCPorto vai ser competitivo com este nível.
O que faz de errado é insistir na mediocridade de futebol a lá Conceição, sofrível e de sofrimento. Já mostrou ao que veio, AVB tem a palavra.
AVB tem de falar ao plantel sobre esta situação dos assobios. Não se podem repetir imagens como as que passaram. É grave que o jogador do FCPorto não tenha noção do que é o clube e os seus adeptos. Se não aguenta, vira de lado e sai.
O clube está em mudança, é necessário abrir o a mente de quem anda anestesiado porque ama este ou aquele personagem, seja Presidente ou treinador. O clube tem de prevalecer no topo. Os sócios e adeptos são soberanos e são a alma do clube e não o culto de uma ou outra personagem. Infelizmente andamos a arrastar-nos na lama há uns anos. Mas a mudança veio, e espero que continue no que ao futebol diz respeito.
Portanto, é necessário abrir a mente para bla, bla, bla whiskas saquetas....

Mas por outro lado ser o velho do restelo, o cavaleiro que anuncia o apocalipse já é permitido?
Já é permitido rebaixar e destratar o treinador, dar como adquirido que ele vai falhar, com apenas 4 meses de trabalho e alguns resultados de relevo?

Isto já me parece algo mais pessoal que outra coisa qualquer... Isto não é amor por este ou aquele personagem, mais parece ódio e inveja, sei lá...

vitor_silva

Tribuna Presidencial
9 Agosto 2006
5,148
4,040
39
Porto, Portugal
E quando me refiro a críticas destrutivas, refiro-me a este tipo de personagem:

Portanto, é necessário abrir a mente para bla, bla, bla whiskas saquetas....

Mas por outro lado ser o velho do restelo, o cavaleiro que anuncia o apocalipse já é permitido?
Já é permitido rebaixar e destratar o treinador, dar como adquirido que ele vai falhar, com apenas 4 meses de trabalho e alguns resultados de relevo?

Isto já me parece algo mais pessoal que outra coisa qualquer... Isto não é amor por este ou aquele personagem, mais parece ódio e inveja, sei lá...
esse adepto está a exprimir a sua opiniao. nao crio que esteja a ser ofensivo, no entanto, penso que ele é um reflexo dos asobiadeiros que agora gostam de ir ao estadio enxovalhar os jogadores mas antigamente estavam caladinhos com o vinho da tasca

mesenga

Tribuna Presidencial
26 Março 2012
5,493
5,570
esse adepto está a exprimir a sua opiniao. nao crio que esteja a ser ofensivo, no entanto, penso que ele é um reflexo dos asobiadeiros que agora gostam de ir ao estadio enxovalhar os jogadores mas antigamente estavam caladinhos com o vinho da tasca
Certo, e eu estou a exprimir a minha.

Já critiquei muito jogadores e treinadores, mas fazer assim a folha a um treinador, em tão pouco tempo? Nunca vi, principalmente quando se trata de um treinador que ninguém conhece, por estar a dar os seus primeiros passos.

Consigo entender alguma crítica, agora não consigo perceber esse juízo final que lhe faz, nem a persistente colagem ao S.Conceição.

SD_1995

Tribuna
1 Outubro 2016
3,158
1,127
Certo, e eu estou a exprimir a minha.

Já critiquei muito jogadores e treinadores, mas fazer assim a folha a um treinador, em tão pouco tempo? Nunca vi, principalmente quando se trata de um treinador que ninguém conhece, por estar a dar os seus primeiros passos.

Consigo entender alguma crítica, agora não consigo perceber esse juízo final que lhe faz, nem a persistente colagem ao S.Conceição.
Foi o adjunto dele durante 14 ano, se nao tivessem semelhancas e muitas é que era de estranhar.

• Like
Reações: Jorge_Bruno

DaniMontana

Quitters never win and winners never quit.
12 Janeiro 2015
16,472
12,028
Londres
Sim, era só começar a apostar no Mora que o nosso jogo iria melhorar consideravelmente.
Mas tem 17 anos e ainda é miudo e tem de ficar a ver os graudos a jogar infelizmente...

O Mora quando começar a jogar regularmete vai ser dos nossos melhores jogadores.
Ele jogou 10 minutos e fiquei com agua na boca. A maneira como se deu ao jogo dando sempre boa linha de passe aos colegas, a forma como tomou sempre boas decisões com e sem bola e de craque.

Entendo que o Fabio veio com um propósito mas o nosso jogo ia definitivamente melhorar consideravelmente como dizes com o Mora em campo.

Deve e ser protegido mas nao ha que ter medo.

SD_1995

Tribuna
1 Outubro 2016
3,158
1,127
Ele jogou 10 minutos e fiquei com agua na boca. A maneira como se deu ao jogo dando sempre boa linha de passe aos colegas, a forma como tomou sempre boas decisões com e sem bola e de craque.

Entendo que o Fabio veio com um propósito mas o nosso jogo ia definitivamente melhorar consideravelmente como dizes com o Mora em campo.

Deve e ser protegido mas nao ha que ter medo.
Tecnicamente é muito mais evoluido que qualquer outro no plantel, eu defendo a titularidade do Mora mas para isso precisávamos de um treinador. Alguem que soubesse trabalhar as rotinas do Mora protegendo as suas lacunas e potenciar o jogo dele.
Numa equipa bem pensada, ela gira á volta do jogador mais superlativo que seria ele neste caso.

• Haha
  • Like
Reações: mesenga e Regod

Tunes

Tribuna Presidencial
4 Agosto 2016
8,141
3,174
Conquistas
5
  • Deco
  • André Villas-Boas
  • Jorge Costa
  • Bobby Robson
Vou fazer eu de advogado do diabo, já que mais ninguém o faz...

1º - Queria parabenizar os treinadores de teclado que aqui temos, que fazem grandes dissertações apenas com um frame. Certamente que conseguiriam construir uma tese de doutoramento, só com a análise deste jogo. :LOL:

2º - O frame em causa não mostra a que minuto do jogo se refere (intencionalmente ou não, deixo a questão).
No entanto, dá para perceber que se trata de algum momento da 1ª parte, tendo em conta a direção do ataque portista!

Ora foi nessa primeira parte que o FC Porto mostrou melhor futebol e criou as melhores oportunidades de golo!Nem sou eu que digo, são todos os adeptos que por aqui vi a comentar o jogo!

Agora pergunto: faz algum sentido criticar o momento ofensivo da equipa, o esquema utilizado, o que seja, quando a equipa marcou, produziu bom futebol e até foi quando esteve claramente por cima no jogo???

Então não foi na segunda parte que a equipa teve dificuldades? Quando baixou linhas? Não foi no processo defensivo que mostrou as maiores dificuldades? E vocês estão a criticar o processo ofensivo? Vá-se lá entender.

E podia continuar, mas vou direto para a minha conclusão.

Existe um estigma ou preconceito para com o treinador Vítor Bruno. Seja porque é a primeira experiência como treinador principal, seja porque era adjunto do Sérgio Conceição, seja qual for o motivo, ele está lá.

Isto tudo apesar de o arranque de temporada até estar a ser favorável, em que apenas houve um jogo (Bodo) onde estivemos claramente abaixo do que seria desejável. Todos os outros resultados (onde incluo o jogo em casa dos viscondes, que é tradicionalmente um dos terrenos onde sentimos mais dificuldades) são dentro do esperado ou até mesmo com aproveitamento bem acima da média. Já defrontamos os 4º, 5º e 6ºclassificados do campeonato, com vitórias.

Existe uma franja de adeptos, mais que outros, que não tem mostrado muita paciência, apesar de o teinador estar a trabalhar há apenas uns 4 meses, com alguns reforços a chegar mesmo no fecho do mercado e que estão integrados apenas há dois meses...
A própria forma como se referem ao nosso treinador e às suas escolhas, em alguns casos, envergonham-me.

Mas o ruído tem sido muito, e acho que os outros adeptos estão a deixar-se contagiar.

Numa época de incontáveis dificuldades, recordo que há poucos meses o clube tinha apenas 8.000 euros na conta, para não estar a detalhar ainda mais todas as incidências, o nível de exigência tem sido elevado, e ainda bem que assim é, outra coisa não seria de esperar no nosso grande clube.

Agora, o nível da crítica, principalmente aquela crítica negativa e destrutiva, essa tem estado a níveis incompreensivelmente elevados.

Trata-se de uma opinião pessoal, atenção, mas acho que devíamos de estar contentes e satisfeitos com a presente temporada, que nos mantém pelo menos iludidos com a possibilidade de sucesso imediato, ao contrário do que seria de esperar e de desejar por muitos, adversários e não só.
Enfim.

Uma pessoa tenta discutir futebol e esquemas tácticos mas há sempre alguém a desvirtuar tudo e a fazer uma misturada de temas sem sentido para o assunto que se discutia.

• Like
Reações: Gatão1983 e Chino