Durante anos a religião foi uma força de bloqueio ao progresso.
Desde o séc XVI que alguém sabia que a Terra era redonda por aplicar cálculos matemáticos e por pouco não o limparam.
Nada de bom vem da religião, seja ela qual for.
Mas há umas piores que outras
Diz-me UM ensinamento da Igreja Católica que diga que a Terra era plana. E diz-me quem foi esse senhor.
No século XVI, já era bem sabido que a terra era redonda. São Tomás de Aquino escreveu no século XIII que a Terra era redonda.
Se é para debater, vamos debater com factos.
O que me parece que aconteceu foi que confundiste a polémica do heliocentrismo do Galileu com a terra redonda.
1. Em primeiro lugar, claro que a Igreja Católica e a Inquisição estiveram mal nesse tocante, não há discussão possível. Queimaram livros, tentaram esconder a verdade, condenaram o homem, etc.
2. Mas o que aconteceu não foi banir a ciência. É bem diferente disso.
3. O primeiro proponente do heliocentrismo foi Copérnico. Copérnico foi durante toda a sua vida financiado pela Igreja Católica. Quando escreveu o seu livro, ele foi inicialmente queimado, por, de acordo com a Inquisição, abordar matéria teológica. Depois de algumas alterações, o livro foi publicada e defendia a mesma tese: a Terra gira à volta do Sol.
4. Foi isso que aconteceu com Galileu. Ora, eu não defendo o que aconteceu, mas não foi "tentativa de censura da verdade", pelo menos não da verdade científica.
5. Parte da teoria do Galileu, enquanto católico, envolvia uma reinterpretação da Bíblia, para a conciliar com a teoria do heliocentrismo. Foi aí que a merda da Inquisição o travou, e mal, claro.
6. Para todos os efeitos, a Igreja travava uma linha, ainda que hoje possa parecer ténue, entre fé e ciência.
7. Dizer que a Igreja foi um bloqueio do progresso é falso, e isto não tem que ver com religião. É história. Não só eram os jesuítas, por exemplo, das maiores forças intelectuais da sua época, mas também indivíduos como o já citado Copérnico, Lamarck, Descartes, Mendel, Lavoisier, etc. foram financiados e promovidos pela Igreja.
8. Eu não discuto se a religião é positiva ou não. Isto é meramente um apontamento histórico. Essa teoria do bloqueio da Igreja remonta ao suspeito Voltaire, que a popularizou.
9. Em suma, é inegável que a Igreja Católica foi a força motriz por detrás da ciência durante a Idade Média e a Idade Moderna.