Actualidade Internacional

Devenish

Tribuna Presidencial
11 Outubro 2006
25,231
16,022
Conquistas
2
Porto
  • Reinaldo Teles
  • Março/19
Ficou muito por dizer mas não vale a pena esmiuçar mais o tema pelo menos da minha parte.
Qualquer dia que tenha tempo, que é o que não me falta mas não aproveito, vou reler os livros de Bertrand Russell em diálogo com o Arcebispo de Cantuária para tentar perceber algo mais (o problema é ter que os encontrar na biblioteca com mais de 4.000 livros). Esse foi o início da minha passagem de crente para algo diferente com 16 ou 17 anos se bem que o que recordo bem é ter deixado de ir à missa com 14 anos - ficava lá atrás e só tinha olhos para as pernas das mulheres e não ouvia nada do que o Padre dizia. Um dia ao sair disse para os meus botões; não venho mais isto é obsceno e não fui. A minha mãe no Domingo seguinte perante a minha recusa em ir disse-me; estás a ficar herege como o teu falecido pai, nessa altura fiquei a saber algo que desconhecia dele (morreu quando eu tinha 5 anos) mas não sei porquê senti-me próximo dele e afastado da minha mãe. Muitos anos mais tarde já eu com 40 e tal anos a irmã do meu pai veio a minha casa e foi-me muito útil ao dizer-me os nomes que eu desconhecia de bisavós, trisavós (assim as fotos para mim passaram a ter um nome) mas de repente virou-se para mim com aqueles seus olhos azuis e olhar fulminante e disse; és um herege como o teu pai - como ela sabia nunca soube mas não respondí.

• Like
  • Love
Reações: Vlk e Dagerman

Dagerman

Tribuna
1 Abril 2015
4,383
4,053
A posição mais fácil em toda a filosofia é ser ateu. A lógica indica que devemos rejeitar a existência de uma divindade, porquanto não a vemos.

O ónus da prova recai sobre todo aquele que fizer uma asserção. Quando um ateu diz que "Deus não existe", tem também de comprovar a sua afirmação.

Peço desculpa, mas os ateus conseguem ser tão pedantes como um religioso fundamentalista. Um Christopher Hitchens era tão pedante como um bispo ultraconservador.

Eu, pelo menos, não consigo ouvir um "acredito em Deus" ou "não acredito em Deus" e ter um impulso fortíssimo para tentar refutar a contraparte.

E devo dizer que não são poucos ateus que são assim, até é bastante frequente.

Debates como este são muito mais produtivos, porque é uma mera exposição de argumentos sem tentar enfiar as nossas convicções pela goela abaixo. Aliás, permite-me jogar com os argumentos de ambas as partes.
Os ateus não recusam a existência duma divindade porque não a vêem, mas por ser completamente ilógica a crença de que o homo sapiens é uma espécie especial no universo, diferente da bactéria ou do elefante, e dotada duma alma especial, que tem a possibilidade de ser salva ou condenada, ao contrário da alma da bactéria ou do elefante.
Pela minha parte, acho que acreditar num Deus pessoal é simplesmente infantil. Até posso admitir que Deus existe (why not, and who cares?), mas que o homem seja a sua pet species, é só hilariante.
Com isto não estou a dizer que a ideia de Deus não seja útil e até mesmo inevitável. É tão instintiva e natural como o medo da morte, e se há pessoas que encontram nessa ideia um apoio para as agruras da vida, melhor para elas. A ideia de que a vida "não tem sentido" e de que somos apenas uma espécie igual a qualquer outra, nascida do acaso da evolução, é insuportável para a maioria dos seres humanos. Ernest Becker explicou tudo isto muito bem em The Denial of Death.

Última edição:

Ginjeet

Tribuna Presidencial
11 Março 2018
6,281
7,769
Cuirioso. Nesse raciocínio, como vês por exemplo a radioactividade. Qual seria o motor primeiro na tua interpretação? Pergunto porque não existe nada que despolete um decaimento radioactivo.

E já agora em relação ao nada que existia antes. Acreditas na teoria do Big-bang? É que é intrínseco à teoria, que não existia tempo "antes" dele.

Em relação à questão do copo, porque é que um ateu acharia que se voltaria a juntar espontaneamente?
Vocês estão muito científicos hoje.

Relativamente ao Big Bang, a minha teoria é que já existiram imensos antes. O universo expande-se até que a energia que o faz expandir perde a força necessária para alimentar essa expansão. Entraremos depois numa fase de contração até que volte tudo ao início. Nesse momento, a pressão desse átomo primordial, como gostam de definir, faz com que se expanda e se crie novo universo em expansão.

Seria altamente redutor considerar que o universo atual é o primeiro ou será o último. Nem tenho a certeza que seja o único.

Ginjeet

Tribuna Presidencial
11 Março 2018
6,281
7,769
Creio que te estejas a referir a Aristoteles.

Aristoteles apresenta o Criador como o Motor Primeiro, porque tudo o que se move é movido por outra coisa. Os ateus acreditam na sequência “p.a” (potencial de ação -> ação), Aristoteles apresenta-nos a sequência completa “a.p.a” (ação -> potencial de ação -> ação).

Ou seja, um copo em cima da mesa pode cair no chão (potencial de ação)? Sim, acaba por cair mesmo no chão (ação). O que falta aqui? O “motor primeiro”, a ação que vem sempre antes do potencial de ação, a causa primeira, alguém empurrou o copo para o chão, alguém abanou a mesa e o copo caiu, o vento, não interessa qual a causa, interessa sim que teve que haver alguma ação primeira.

Ora, aceitando isto como uma verdade universal, que se aplica em TUDO ao nosso redor, é aplicar o mesmo raciocínio à criação do universo.

Outro exemplo que gosto muito é o do copo partido em cacos no chão, depois do copo cair no chão e ter ficado em cacos, segundo o raciocínio de um ateu aquele copo por espontaneidade e sem que ninguém lhe tocasse voltaria ao seu estado físico original, um crente diria que não, alguém inteligente pegou nos cacos e colou os cacos do copo. O raciocínio aplica-se à criação do universo, um ateu acredita que foi por espontaneidade, um crente acredita que houve uma mente inteligente por trás. Quando um ateu me mostrar um copo partido no chão, sem que ninguém lhe toque a voltar ao seu estado físico original eu deixo de acreditar num criador, até lá…
Auf dem Holzweg sein.
Nós, humanos, assumimos sempre que tudo tem de ser compreendido. Assumir que algo teve de ser criado, porque nada se cria do nada é a explicação lógica para algo que as nossas mentes não são capazes de explicar. Da mesma forma, podia te pedir para explicar como é que o universo expande, criando espaço que não existia antes. São conceitos para os quais não temos resposta, porque são conceitos que não se aproximam sequer da nossa realidade.

Edgar Siska

Vítor Bruno existe porque você o criou!
9 Julho 2016
75,663
131,602
Conquistas
8
Ao pé da praia
  • Alfredo Quintana
  • Maio/21
  • Junho/22
  • Agosto/22
Epah, estive quase, confesso... mas estava deleitado com as várias argumentações, que não quis ser eu o parvo 🤣
Deu-te aquele formigueiro de ver tanta gente de cultura a conversar apesar de visões diferentes.
Até pareciamos o modelo de sociedade :LOL:

Mas vou ter de revelar o segredo...estava cá eu.
Se eu abandonar isto um bocado, fica uma bandalheira e já se mordem todos, o @joaovilasboas privatiza o Portal e abre Igrejas, depois vem o @Manageiro de futból e faz a coletivização do Portal e queima as igrejas, depois aparece o @Cheue e abre templos Sikhs, de seguida o @wolfheart derruba os templos sikhs com uma retroescavadora e institui a Cientologia...
Eu estou sempre em alerta.

sirmister

Tribuna Presidencial
21 Março 2008
72,665
46,425
Conquistas
2
  • Março/22
  • Abril/19
em 2018 tivemos a CS em Portugal com programas diários a fazer acreditar uma grande franja da população que tinha havido um ataque terrorista em Alcochete e que o BDC era o mandante, e uma parte da campanha até era feita por uma "jornalista" embriagada.

E no final jornalistas, comentadores e tv continuam lá como se nada fosse, e muitos ainda falam dos perigos da desinformação.

A degradação da educação é um problema.

Cheue

12 Maio 2016
24,037
38,177
Conquistas
7
108
Deu-te aquele formigueiro de ver tanta gente de cultura a conversar apesar de visões diferentes.

Se eu abandonar isto um bocado, fica uma bandalheira e já se mordem todos, o @joaovilasboas privatiza o Portal e abre Igrejas, depois vem o @Manageiro de futból e faz a coletivização do Portal e queima as igrejas, depois aparece o @Cheue e abre templos Sikhs, de seguida o @wolfheart derruba os templos sikhs com uma retroescavadora e institui a Cientologia...
vou abrir um templo Sikh chamado KKK, só para chatear duplamente.

• Haha
Reações: Edgar Siska

Czarli9

Tribuna Presidencial
23 Julho 2017
6,603
5,609

Acho que o Pedroto não tem argumentação para se sentar à mesa com os restantes referidos... 😀 De resto 😂

wolfheart

Tribuna Presidencial
30 Novembro 2015
5,191
6,923
Bragança
vou abrir um templo Sikh chamado KKK, só para chatear duplamente.
Ei não sou contra os Sikh. Nada contra eles. Eles também são vítimas dos barbudos pedófilos. Vê o documentário do ataque ao Hotel em Mumbai e vais entender. Os barbudos pedófilos odeiam os Sikh. E os Judeus. E os Budistas (quem não se lembra das milenares estátuas gigantes de buda destruídas por eles). E os Cristãos. E os Ateus e agnósticos. Odeiam malta de esquerda como os do Charlie Hebdo, que podem brincar con tudo menos com eles. Odeiam gays no telhado de prédios de 4 andares.
Ya ...odeio barbudos pedófilos que rezam a um profeta que era pedófilo e sanguinário ...e começo a odiar quem fecha os olhos a isso.
De resto não tenho problemas com ninguém, se forem pessoas boas, de que cor sejam. Têm é de ser cívicos, cidadãos.

ManuSantiFCP

No FC Porto não há impossíveis 🔵⚪
8 Fevereiro 2023
11,394
15,776
Se a nossa espécie desaparecer, já há salvação. Cientistas da Universidade de Southampton armazenaram o genoma humano completo num cristal de memória 5D capaz de resistir durante milhares de milhões de anos, mesmo sob temperaturas extremas até aos 1000ºC. Esta pedra preciosa está localizada na mais antiga gruta de sal do mundo, em Hallstatt, na Áustria.

Mas o que poderia provocar tamanha catástrofe? O Thwaites, mais conhecido como “Glaciar do Juízo Final”, está a derreter a um ritmo acelerado e os cientistas que o estudam afirmam que pode seguir um caminho irreversível rumo ao colapso. A principal consequência seria uma subida de três metros do nível do mar que vitimaria comunidades costeiras desde Miami a Londres.

No vale da cidade de Chambara, a cerca de 300 quilómetros a leste de Lima, a capital do Peru, foram descobertos restos de mastodontes da Idade do Gelo, que terão migrado da América do Norte para a América do Sul em busca de comida e água à medida que as condições climáticas mudavam. O Peru é rico em vestígios pré-históricos e, já este ano, uma equipa de paleontólogos revelou o crânio fossilizado de um golfinho de água doce, que nadou pela Amazónia peruana há cerca de 16 milhões de anos.

1% da população mundial detém 43% de todos os ativos financeiros globais e ostenta mais riqueza do que 95% da humanidade. A análise de uma organização internacional revela que um terço das 50 maiores empresas do planeta – avaliadas em 13,3 mil milhões de dólares – são agora geridas por um bilionário ou têm um bilionário como principal acionista e que os países do hemisfério Sul possuem apenas 31% da riqueza global, apesar de albergarem 79% da população.

Uma equipa de 100 cientistas ingleses e norte-americanos deu por terminada a investigação ao glaciar de Thwaits, na Antártida, e concluiu que a enorme massa de gelo acabará por derreter, provocando uma subida do nível do mar em 65 centímetros. Nova Iorque, Calcutá e Xangai são algumas das cidades que podem vir a desaparecer após o colapso do “glaciar do juízo final”, um acontecimento que demorou seis anos a antecipar mas que só está previsto para finais do século XXIII.

Um estudo levado a cabo por investigadores norte-americanos e publicado na Nature Physics chegou à conclusão de que a Humanidade poderá ter de recorrer a uma bomba nuclear para alterar a trajetória de um asteroide em direção à Terra. Nesta experiência laboratorial, os investigadores bombardearam um alvo do tamanho de um berlinde com raios X nos Laboratórios Nacionais Sandia, em Albuquerque, no Novo México, e utilizaram dois tipos de miniasteroides, um feito de quartzo e outro de sílica.

Um relatório do banco de investimento internacional Goldman Sachs revela que a China caminha para ter mais animais de estimação do que crianças. Após décadas de aplicação da política do filho único, o país debate-se com o rápido envelhecimento da população ao mesmo tempo que é um dos mais caros do mundo para criar descendência. Por isso, os jovens decidiram adotar “filhos de quatro patas” e espera-se que os patudos ultrapassem o número de crianças até ao final de 2024.

Para perceberem melhor a cultura deste país asiático, os portugueses podem agora visitá-lo durante duas semanas sem precisarem de qualquer visto. A medida foi ontem anunciada e é válida até 31 de dezembro de 2025. Depois de um encerramento quase total das fronteiras durante a pandemia da covid-19, o governo chinês quer estimular o turismo internacional e já aplicou esta política a 16 países europeus.

O Reino Unido é o primeiro país do G7 a deixar de depender do combustível mais sujo do planeta. Apesar do fecho da central de Ratcliffe-on-Soar, 142 anos depois da Revolução Industrial, o carvão continua a assumir um papel fulcral no Sudeste Asiático, onde biliões de chineses e indianos estão cada vez mais dependentes dele. Em 2023, a China e a Índia bateram recordes ao consumirem 8,5 mil milhões de toneladas métricas de carvão.

De acordo com um relatório da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), uma ação global ao longo do ciclo de vida dos plásticos poderá praticamente eliminar a poluição por plástico até 2040. Ainda assim, o documento da entidade alerta que, sem políticas fortes, a produção e utilização aumentará 70%, pelo que essas políticas terão de abranger a melhoria da gestão dos resíduos de plástico e a reciclagem, mas também a redução da utilização e dos resíduos de plástico.

É um dado adquirido que os videojogos são uma das melhores formas de cativar os mais novos. Com isso em mente, a Polícia Judiciária apresentou o “Rayuela”, um entretenimento direcionado a pessoas entre os 10 e os 16 anos que servirá para prevenir a cibercriminalidade entre os jovens. O videojogo foi desenvolvido em colaboração com a Direção-Geral da Educação e será adotado em muitas escolas.

O monkeypox já causou 900 mortes em África desde o início do ano. Perante esta situação epidémica, a Organização Mundial da Saúde deu luz verde à realização do primeiro diagnóstico ‘in vitro’ deste vírus: trata-se de um teste PCR em tempo real que pode detetar o ADN de ambas as variantes do Mpox a partir do esfregaço de lesões cutâneas.

O primeiro hotel impresso em 3D está a ganhar forma no deserto do Texas, nos Estados Unidos. A obra é assinada pela ICON, uma empresa que também está a concluir o maior bairro impresso em três dimensões perto de Austin, também naquele estado norte-americano, além de trabalhar com a NASA para construir estruturas na Lua. Para já, o plano da empresa é expandir o El Cosmico, um hotel e acampamento, de 85 para 162 metros quadrados, de forma a incluir 43 unidades hoteleiras e 18 residências.

O sol vai pôr-se no Império Inglês pela primeira vez em 200 anos. O Reino Unido cedeu a soberania das ilhas Chagos à República da Maurícia, abdicou do último conjunto de atóis no Oceano Índico e a célebre frase deixará de fazer sentido a 21 de março de 2025, data em que que os territórios britânicos na Antártida trocam 24 horas de sol pela escuridão total. Após o equinócio da Primavera, quando o dia nascer no enclave inglês em Chipre já será noite no arquipélago polinésio de Pitcairn. Este mapa ajuda-o a perceber melhor.

Última edição: