Então reconheces que o acordo é impossível, uma vez que a única parte que tem algo que possa ceder para viabilizar esse acordo não o quer fazer porque tem a faca e o queijo na mão. É o que eu acho. É por isso que este conflito não tem solução.
Mas fazer dos judeus as vítimas e dos palestinianos os terroristas, como tu costumas fazer, é de quem não tem noção da história e das forças em conflito..
Eu acho que o acordo é impossível porque os árabes querem aquilo que não podem ter.
Desde que o Al.Huceimi tomou a liderança dos árabes da Palestina, as elites árabes( apoiadas pelo clero) só tem mentido ao cidadão comum.
Mentiram quando disseram o território era direito deles( quem tinha direito ao território era os ingleses porque o conquistaram aos otomanos), mentiram quando disseram que os judeus eram a razão da sua desgraça( foram os ingleses com o acordo de Sikes Picot).
E depois cometeram um derradeiro erro, Al Huceimi era admirador confesso do Estado Nazi e esteve sempre do seu lado ao longo da guerra.
Apostaram no cavalo errado...
Sobre vítimas e agressores, ali não há vítimas, há baixas.
É uma guerra
O facto de haver judeus na Palestina há dois mil anos e árabes não, é irrelevante para o caso. É absurdo querer fundamentar ambições políticas com base em realidades históricas de há dois mil anos.
Os judeus não "cederam" porque antes de 1948 nunca tinham sido o poder dominante na região nem nunca tinham tido um estado. Como é que eles podem ter "cedido" se a Palestina não lhes pertencia?
Quem cedeu, mais a mal do que a bem, foram os palestinos, e para o saber basta olhar para um mapa da região em 1948 e compará-lo com um mapa actual.
Nisso tens razão.
Mas não pertencia nem aos judeus como também nunca pertenceu aos árabes.
Os nativos de lá sempre estiveram subjugados a povos invasores.
Convém também dizer isso.
Os poderes dominantes mais recentes antes da situaçao atual( vamos considerar situaçao atual a partir de 1947) foram os Otomanos durante uns séculos e os ingleses entre o final da 1a Guerra e o final da 2a Guerra.
Os árabes ( não existem palestinos) da não cederam absolutamente nada porque nunca nada foi deles.
Foi lhes dado a hipótese de ser um estado em 1947, hipótese que rejeitaram