Actualidade Internacional

SUPERMLY

Tribuna Presidencial
14 Setembro 2017
7,198
6,315
Para ceder algo, tens de possuir algo. Isto por definição. O direito dos palestinianos áquelas terras nunca foi reconhecido, ao contrário do que aconteceu com os judeus.
E é mentira que os palestinianos não estivessem dispostos a fazer cedências. Aliás, nem tinham alternativa. Mas israel não quer cedências, quer a capitulação absoluta dos palestinos e o estabelecimento do Grande Israel.
A resolução 181 foi assinada por Israel e rejeitada pela elite palestiniana.
Isso que dizes é folclore.
Hoje depois de 2 guerras ganhas( iniciadas pelos árabes) nem Israel nem nenhum povo em posição dominante cedia o que quer que seja.
 

wolfheart

Tribuna
30 Novembro 2015
4,412
6,459
Bragança
Para ceder algo, tens de possuir algo. Isto por definição. O direito dos palestinianos áquelas terras nunca foi reconhecido, ao contrário do que aconteceu com os judeus.
E é mentira que os palestinianos não estivessem dispostos a fazer cedências. Aliás, nem tinham alternativa. Mas israel não quer cedências, quer a capitulação absoluta dos palestinos e o estabelecimento do Grande Israel.
Historicamente, quem estava naquele território primeiro ? Ouvi dizer que ia Judeus datam da civilização egípcia, já naquele território. Há escritos de várias civilizações, que o confirmam. Nenhuma delas falam em muçulmanos ali. Quem cedeu afinal ?
 

wolfheart

Tribuna
30 Novembro 2015
4,412
6,459
Bragança
o antissemitismo começou a ser mais 'mainstream' no mundo islâmico no final do séc. 19 e inicio do séc. 20, foram buscar vários "argumentos" ao antissemitismo na Europa - especialmente através dos protocolos dos sábios de Sião.

quanto à frase...é ridícula a partir do momento que jesus também era judeu, o que torna tudo isto ainda mais confuso e estupido.
As duas religiões derivam do Judaísmo, a Cristã e a islâmica ...por isso se chamam Abrahamicas... Abraão é o primeiro profeta nas três.
 

Edgar Siska

藍白軍最強
9 Julho 2016
71,250
122,348
Conquistas
8
Ao pé da praia
  • Alfredo Quintana
  • Maio/21
  • Junho/22
  • Agosto/22
Cheue, não foi importado da Europa. Se tu fores ler a Bíblia, tu vês que o antissemitismo existia no próprio médio oriente e no norte de África.

E a frase não é ridícula...ou melhor, é ridícula no sentido em que generaliza uma etnia / religião, mas de facto o sumo sacerdote de Israel e outros estiveram envolvidos na morte de Jesus.

Na Europa medieval, arranjaram-se desculpas religiosas para perseguir judeus, quando na verdade tratavam-se de imbróglios de ordem política e financeira.

Convém salientar que liberdade religiosa é um conceito bastante novo na nossa história...quer dizer, até católicos foram perseguidos na Europa (inclusive por um senhor idolatrado em Portugal).

Quanto ao resto, concordo.
Ainda bem que o reafirmas.
Jesus foi morto por questões políticas, não religiosas.
Ele próprio era judeu, go figure.
Uma das questões era o patrocínio dos sacerdotes aos movimentos zelotas, que eram uma espécie de ordem terrorista do seu tempo, que visava dar facada política e económica no domínio romano da região, principalmente através do roubo e rejeição de pagamento de impostos a Roma.
Quando o dito Jesus diz para "dar a César o que é de César" é uma ordem de ideias oposta à revolta violenta judia patrocinada pelos sacerdotes, que faziam um jogo político duplice, patrocinavam a banditagem nas costas e na frente faziam-se de muito cooperantes com os Romanos.

Depois usaram bla bla religioso para justificar a condenação aos seus e bla bla político para a justificar aos olhos dos romanos (fazendo transparecer que ele sim era um bandido tipo os zelotas patrocinados pelos líderes políticos daquele tempo).

E mais tarde usou-se esse bla bla religioso para perseguir judeus na Europa sobretudo na era medieval.
Para mal de Portugal por exemplo.
 

Dagerman

Tribuna
1 Abril 2015
3,922
3,300
Não, nem os palestinos nem os judeus querem cedências...várias oportunidades existiram para firmar a paz e sempre falharam, umas vezes por culpa de uma parte, outras por culpa de outra.

Além disso, nos anos 40 foi proposta a criação de um Estado árabe na Palestina...os líderes árabes recusaram.
Essa recusa nos anos 40 foi um erro histórico por parte dos árabes. Hoje, quem lhes dera que lhes oferecessem metade disso.
 

Dagerman

Tribuna
1 Abril 2015
3,922
3,300
A resolução 181 foi assinada por Israel e rejeitada pela elite palestiniana.
Isso que dizes é folclore.
Hoje depois de 2 guerras ganhas( iniciadas pelos árabes) nem Israel nem nenhum povo em posição dominante cedia o que quer que seja.
Então reconheces que o acordo é impossível, uma vez que a única parte que tem algo que possa ceder para viabilizar esse acordo não o quer fazer porque tem a faca e o queijo na mão. É o que eu acho. É por isso que este conflito não tem solução.
Mas fazer dos judeus as vítimas e dos palestinianos os terroristas, como tu costumas fazer, é de quem não tem noção da história e das forças em conflito..
 

Yggyfcp

Bancada central
25 Maio 2019
1,431
1,097
o nosso forista @Edgar Siska parece ser uma pessoa muito sábia. Um dia quando for ao dragao ver um jogo (shame on me que nunca fui) hei de te convidar para umas jolas para falar desses assuntos que tantos dominas!
 
  • Love
Reações: Edgar Siska

Dagerman

Tribuna
1 Abril 2015
3,922
3,300
Historicamente, quem estava naquele território primeiro ? Ouvi dizer que ia Judeus datam da civilização egípcia, já naquele território. Há escritos de várias civilizações, que o confirmam. Nenhuma delas falam em muçulmanos ali. Quem cedeu afinal ?
O facto de haver judeus na Palestina há dois mil anos e árabes não, é irrelevante para o caso. É absurdo querer fundamentar ambições políticas com base em realidades históricas de há dois mil anos.
Os judeus não "cederam" porque antes de 1948 nunca tinham sido o poder dominante na região nem nunca tinham tido um estado. Como é que eles podem ter "cedido" se a Palestina não lhes pertencia?
Quem cedeu, mais a mal do que a bem, foram os palestinos, e para o saber basta olhar para um mapa da região em 1948 e compará-lo com um mapa actual.
 

Miguel Alexandre

Tribuna Presidencial
10 Março 2016
20,449
21,460
Conquistas
2
  • Campeão Nacional 19/20
  • José Maria Pedroto
Quando se fala nos civis inocentes de Gaza surge-me sempre uma dúvida.
Estamos a falar dos inocentes que saíram à rua para festejar o 7 de outubro ou dos inocentes que tinham e ainda têm reféns israelitas escondidos nas suas casas ?
Das crianças que não sabem o que é ser palestiniano.

Só um exemplo.
 
  • Like
Reações: Mike_Walsh

Neiva

Tribuna Presidencial
1 Dezembro 2013
11,089
25,318
Conquistas
3
Porto
  • Alfredo Quintana
  • André Villas-Boas
  • Jorge Costa

SUPERMLY

Tribuna Presidencial
14 Setembro 2017
7,198
6,315
Então reconheces que o acordo é impossível, uma vez que a única parte que tem algo que possa ceder para viabilizar esse acordo não o quer fazer porque tem a faca e o queijo na mão. É o que eu acho. É por isso que este conflito não tem solução.
Mas fazer dos judeus as vítimas e dos palestinianos os terroristas, como tu costumas fazer, é de quem não tem noção da história e das forças em conflito..
Eu acho que o acordo é impossível porque os árabes querem aquilo que não podem ter.
Desde que o Al.Huceimi tomou a liderança dos árabes da Palestina, as elites árabes( apoiadas pelo clero) só tem mentido ao cidadão comum.
Mentiram quando disseram o território era direito deles( quem tinha direito ao território era os ingleses porque o conquistaram aos otomanos), mentiram quando disseram que os judeus eram a razão da sua desgraça( foram os ingleses com o acordo de Sikes Picot).
E depois cometeram um derradeiro erro, Al Huceimi era admirador confesso do Estado Nazi e esteve sempre do seu lado ao longo da guerra.
Apostaram no cavalo errado...
Sobre vítimas e agressores, ali não há vítimas, há baixas.
É uma guerra
O facto de haver judeus na Palestina há dois mil anos e árabes não, é irrelevante para o caso. É absurdo querer fundamentar ambições políticas com base em realidades históricas de há dois mil anos.
Os judeus não "cederam" porque antes de 1948 nunca tinham sido o poder dominante na região nem nunca tinham tido um estado. Como é que eles podem ter "cedido" se a Palestina não lhes pertencia?
Quem cedeu, mais a mal do que a bem, foram os palestinos, e para o saber basta olhar para um mapa da região em 1948 e compará-lo com um mapa actual.
Nisso tens razão.
Mas não pertencia nem aos judeus como também nunca pertenceu aos árabes.
Os nativos de lá sempre estiveram subjugados a povos invasores.
Convém também dizer isso.
Os poderes dominantes mais recentes antes da situaçao atual( vamos considerar situaçao atual a partir de 1947) foram os Otomanos durante uns séculos e os ingleses entre o final da 1a Guerra e o final da 2a Guerra.
Os árabes ( não existem palestinos) da não cederam absolutamente nada porque nunca nada foi deles.
Foi lhes dado a hipótese de ser um estado em 1947, hipótese que rejeitaram
 
Última edição:

Daikan

Tribuna Presidencial
21 Agosto 2012
22,915
15,957
Historicamente, quem estava naquele território primeiro ? Ouvi dizer que ia Judeus datam da civilização egípcia, já naquele território. Há escritos de várias civilizações, que o confirmam. Nenhuma delas falam em muçulmanos ali. Quem cedeu afinal ?
Historicamente quem estava primeiro no território português?
 
  • Like
Reações: Tails

SUPERMLY

Tribuna Presidencial
14 Setembro 2017
7,198
6,315
A única forma da sociedade ocidental aceder a um Estado Palestiniano é a forma como existe a Bósnia:
Estado democrático pró ocidental( secular sem qualquer tipo de religião a influênciar a toldar o Estado) de um país de maioria muçulmana.
Ah e aceitar o território que está atualmente.
Como isso nunca irá ser aceite pela elite árabe da Palestina( porque isso significa deixar de ser elite), o caminho será a anexação total
 

Edgar Siska

藍白軍最強
9 Julho 2016
71,250
122,348
Conquistas
8
Ao pé da praia
  • Alfredo Quintana
  • Maio/21
  • Junho/22
  • Agosto/22
o nosso forista @Edgar Siska parece ser uma pessoa muito sábia. Um dia quando for ao dragao ver um jogo (shame on me que nunca fui) hei de te convidar para umas jolas para falar desses assuntos que tantos dominas!
Eu gosto é de conversar, de lêr de me aculturar e saber mais.
Isso do dominar...sabes que nós gostamos de aprender porque temos a percepção de que sabemos muito pouco.
Gosto de me colocar nessa posição. Sei sempre pouco, logo mais vale tentar saber mais um bocadinho.
 
  • Like
Reações: Yggyfcp

Edgar Siska

藍白軍最強
9 Julho 2016
71,250
122,348
Conquistas
8
Ao pé da praia
  • Alfredo Quintana
  • Maio/21
  • Junho/22
  • Agosto/22
Historicamente, quem estava naquele território primeiro ? Ouvi dizer que ia Judeus datam da civilização egípcia, já naquele território. Há escritos de várias civilizações, que o confirmam. Nenhuma delas falam em muçulmanos ali. Quem cedeu afinal ?
"Muçulmanos" não são uma etnia, são uma religião, e são uma religião do século VII da era comum, portanto muito muito posterior às origens históricas de povos locais.
Podes falar de árabes e hebreus/israelitas no sentido étnico, mas ambos são povos semitas, ambos estavam ali presentes juntamente com uma série de outros povos semíticos, fenícios, amoritas, edomitas, povo de Ugarit, arameus/siríacos. Todos partilhavam o Levante.
 

Daikan

Tribuna Presidencial
21 Agosto 2012
22,915
15,957
Zonas diferentes tinham gente diferente lá muito no início da história.
Os que estavam a norte da península não eram os mesmos que estavam no interior central que não eram os mesmos que estavam a sul.
Eu ainda acho que a Europa pertence aos Neandertais mas como os "genocidámos", paciência...
 
  • Haha
Reações: Edgar Siska

Cheue

12 Maio 2016
22,594
36,313
Conquistas
7
108
A única forma da sociedade ocidental aceder a um Estado Palestiniano é a forma como existe a Bósnia:
Estado democrático pró ocidental( secular sem qualquer tipo de religião a influênciar a toldar o Estado) de um país de maioria muçulmana.
Ah e aceitar o território que está atualmente.
Como isso nunca irá ser aceite pela elite árabe da Palestina( porque isso significa deixar de ser elite), o caminho será a anexação total
anexação total = guerra total, para sempre...