Os meus valores? Mencionei todos os beligerantes do conflito, independentemente dos meus valores. Aliás, mais próximo dos meus valores está Israel e foi logo o primeiro exemplo que dei.Mas porque é que perguntas isso? Achas que alguém só porque não concorda com os teus valores merece ser tratado como nada ou como lixo ou como peões nas jogadas de outros?
Eu não, acho que pessoas que vivem a sua vida sem ativamente prejudicarem a vida dos outros têm todo o direito a poder dormir na sua cama sem recear que podem não acordar, seja por bombardeamentos Israelitas, seja por rockets do Hezbollah seja por atentados bombistas do Hamas. Qual é a dúvida?
Digo-te mais toda esta violência de ambos os lado só gera mais extremistas, seja os israelitas a criar mais soldados para o Hamas seja o Hamas a criar mais israelitas com a vontade de exterminar os Palestinianos. Quem não vê isto é cego.
Isso é, com todo o respeito uma posição ingénua. Se me perguntares se eu apoiaria esses bombardeamentos, rockets ou atentados, digo-te que só em circunstâncias extremamente pontuais. Devo salientar que, desde que nasci, não me recordo de uma que o exigiria (no que concerne ao mundo ocidental).
Valorizo muito a vida da pessoa humana para atentar contra uma, seja ela qual for, excetuando os casos em que um delinquente cometa um crime grave contra a minha família ou amigos mais próximos.
Outra questão é: importar-te-ias com essas mortes? Lamento-as, mas não me incomodam tanto quanto as de crianças e de pessoas bem-intencionadas porém ignorantes.
Imaginemos que existiam eleições em Israel este ano. A meu ver, quem votasse novamente no Bibi sabia ao que vinha e, portanto, teria de arcar com a consequência lógica dessa escolha - a continuação da guerra e a sua possível morte.
Do mesmo modo penso em relação ao palestino que apoia o Hamas sabendo que se trata de uma organização terrorista e reconhecendo os seus atos horrendos.
Idem para um apoiante do Trump nestas eleições; compreendo e não julgo em 2016, tolero em certos casos em 2020 e afigura-se-me altamente reprovável em 2024.
A solução é a paz, até aí concordamos, mas vamos ser rigorosos: tal nunca acontecerá, no máximo um cessar-fogo. Mesmo assim, os colonatos continuariam e o terrorismo perpetuar-se-ia. Eventualmente, guerra novamente.
Retornando ao mote inicial da discussão - não perderia o meu sono a pensar na perda das vidas de indivíduos que apoiam esses regimes sabendo o que eles são. O mesmo é dizer que incomodam-me e atormentam-me, grosso modo, a morte dos civis, no entanto não de todos.
Simplesmente não consigo perdoar quem age com dolo.