Eu disse quando veio que era contratação desnecessária, mas o scouters de youtube daqui já falam em novo Gyokeres. Até poderá ser um Gyokeres no futuro, mas foi ridículo contratar 2 pontas de lança de 20 anos. Seria o dinheiro pro Moura.
Isso não é bem assim que funciona! Chama-se trabalhar no presente e no futuro.
Se o jogador é uma promessa e se havia uma oportunidade de negócio agora que nos poderia trazer um jogador de futuro por um preço interessante tínhamos que aproveitar. Neste casos funciona o "é agora ou nao é", até porque se de repente a tal promessa começa a dar nas vistas e a destacar-se aos olhos de todos o preço aumenta e deixas de ter a capacidade para contratar.
É assim que se descobrem e trazem os talentos e hoje, mais do que nunca, clubes como o nosso são obrigados a ser muito fortes na antecipação.
Isto não quer dizer que o jogador venha a ser um craque a a render muito desportiva e financeiramente. Nada disto é certo.... Trata-se de uma aposta e, como qualquer aposta, pode correr bem ou mal. Ainda assim parece-me uma aposta de risco bastante controlado. Não me parece que esta aposta tenha limitado o resto do nosso mercado (como se viu) e, se o jogador crescer aquilo que se espera e aquilo que o seu potencial indica, teremos um atleta que chegou a um preço reduzido e pode muito bem sair a médio prazo por um preço bastante elevado.
Nao percebo o que é que tem de ridículo trazer 2 PL de 20 anos! Honestamente, nem faz sentido.
O facto de terem ambos 20 anos não significa (como é óbvio) que tenham níveis de crescimento, aprendizagem, evolução e maturidade iguais. Isso parece-me lógico na comparação entre os 2 PL que trouxemos este anos.
O Samu é um jogador com escola e formação num grande clube e numa liga importante. É um jogador já com maior maturidade competitiva e já com competição de primeira liga nas pernas (liga espanhola). Claro que a nao é um jogador "finalizado" mas também já não é apenas uma promessa. É um atleta para chegar e ser titular. Aliás, quase aposto aqui que não fica cá muito tempo e que vai resultar numa grande venda a curto/médio prazo.
O Gül é um jogador que, tendo os mesmo 20 anos, está num processo de formação diferente e com nível de maturidade certamente diferente também. Vem do futebol do norte da Europa e chega para crescer juntamente com a equipa. Não é um jogador que tenha muita competição de primeira liga, muito menos ao nível de ligas como a espanhola. Acredito que possa ainda fazer jogos na equipaB. Ou seja, é um jogador para o futuro a curto/médio prazo e não para chegar aqui e ser titular. Se calhar, quando vendermos o Samu (que volto a apostar vai acontecer a curto/médio prazo), temos aqui um PL de qualidade e completamente formado e pronto a ser titular numa equipa grande como a nossa.
Honestamente, não só não me parece criticável (muito menos ridículo), como me parece uma forma inteligente de trabalhar.