As taticas de 3 centrais, ganharam uma lufada de ar fresco, porque ultimamente alguns treinadores andam a copiar o gasperinni(o amorim é um exemplo). Essa tática estava a começar a perder impacto, mas agora andam a usar algumas dinâmicas novas, em que os laterais são extremos.Defender que se jogue com 2 avançados não significa que isso seja algo "preciso" para marcar golos.
Por exemplo eu falo de um sistema de 3 centrais há meia duzia de anos mas não creio que seja algo fundamental para se ganhar. Existem N formas de um sistema tático funcionar. Se calhar umas mais faceis que outras mas as opções são realmente muitas.
As coisas podem funcionar de uma maneira ou de outra. E de acordo com o plantel à disposição.
Com a historia dos 3 centrais, a mim responderam-me por diversas vezes que era ridiculo jogar com 3 centrais no tugão, que era muito defensivo. E no entanto a equipa dominadora atualmente por cá, joga com 3 centrais e não marca propriamente poucos golos.
São apenas pontos de vista. Acho que os 3 centrais tem vantagens? Sim. Gostava de ver a equipa testada nesse sentido? Em preepoca, sim. Acho q só é possivel ganhar com 3 centrais? Obvio que não!
Outra dinâmica nova que estão a usar, é os centrais da "ponta" subirem como laterais no terreno, e os extremos ocuparem outras zonas. O matheus reis fez algumas vezes isso contra o Arouca.
De qualquer forma, estamos de acordo que dá para ganhar de qualquer maneira. O importante e usar a tatica que potencie melhor o plantel.