Actualidade Nacional

Cheue

12 Maio 2016
22,542
36,217
Conquistas
7
108
quando acabar a época de incêndios devem fazer uma grande campanha de reflorestação....de mais eucaliptos.

mesmo a tempo da época das queimadas e de deitar cigarros para o meio do mato.
 

Gelsenkirchen

Tribuna Presidencial
8 Junho 2016
18,392
28,757
Conquistas
4
42
Lisboa
  • Campeão Nacional 19/20
  • Deco
  • Lucho González
  • Madjer
Nestas alturas ao ver estas tragédias e dramas humanos, já nem falo dos danos ao território, é difícil manter o discernimento e não ter alguma vontade de fazer justiça popular.

As condições atmosféricas não dão tréguas, mesmo com todos os meios aéreos que chegaram de outros países e devem começar a combater esta tarde, não estou a ver isto a ficar resolvido entretanto..
 

avr1922

Tribuna Presidencial
20 Outubro 2017
6,031
2,432
Na minha vila houve fogo em de todos os lados, a sorte é que não foi ao mesmo tempo. Não há uma estrada de saída que não tenha andado a arder.
 

Manageiro de futból

Tribuna Presidencial
25 Julho 2007
7,716
9,872
Esmoriz
Nestas alturas ao ver estas tragédias e dramas humanos, já nem falo dos danos ao território, é difícil manter o discernimento e não ter alguma vontade de fazer justiça popular.

As condições atmosféricas não dão tréguas, mesmo com todos os meios aéreos que chegaram de outros países e devem começar a combater esta tarde, não estou a ver isto a ficar resolvido entretanto..
A temperatura vai descer a partir de amanhã e, pelo menos, no norte litoral a previsão é que a humidade volte e o vento acalme a partir de quinta-feira. Já vai ajudar bastante.
 

Dragaoinvicto

Bancada central
3 Maio 2024
1,041
1,875
Conquistas
5
  • André Villas-Boas
  • José Maria Pedroto
  • Bobby Robson
  • Deco
O Estado tem obviamente culpa no desmazelo e na falta de tratamento e cuidado do território, na falta de meios e condições para os bombeiros e outras entidades fazerem o seu trabalho.

No entanto, e por ter família em meios rurais, já presenciei situações quer com familiares quer com conhecidos de meter as mãos à cabeça. A malta com mais idade muitas vezes não tem cuidados nenhuns. Conheço pessoas com terrenos que lixo plástico e papel não o iam pôr aos contentores, era tudo para queimar, dava menos trabalho... As discussões que já tive por causa disso. Ainda é precisa muita sensibilização, nomeadamente das pessoas mais velhas e com menos conhecimento.

Relativamente a estes fogos, obviamente que não são foram causados por velhotes e por enganos. Para esses pirómanos era prisão muitos e bons anos, mas claro que vivemos em Portugal e nada acontece, como sempre...
 

Tails

Tribuna Presidencial
6 Janeiro 2013
8,095
12,439
É é uma revolta do caralho, e saber que daqui a dois meses, este tópico e falatório de incêndios já não existe.
Daqui a dois meses e para a frente depois muda o tema e a história que encherá as tv's serão as cheias e as inundações.

Num deja vu constante e contínuo.

Entretanto agora estou a olhar pela janela e estando no meio da cidade até mete medo..de repente o céu ficou todo amarelo e quase se deixou de ver os prédios e a outra margem do rio.
 

Tails

Tribuna Presidencial
6 Janeiro 2013
8,095
12,439
“a minha mulher preparou-me uma mala para três dias” Manuel Castro Almeida, Ministro Adjunto e da Coesão Territorial.
Fdx, agora sim!

Depois das buscas no Douro terem tido a honra da presença do senhor PM, agora com o Castro Almeida no terreno esta merda vai jorrar água por todo o lado.

Melhor só se no meio do fogo, através do fumo qual nevoeiro surgisse o Melo com a bandeira portuguesa a gritar que Olivença é nossa!
 

jamesrodriguez2011

Bancada central
31 Julho 2024
1,166
2,046
A culpa disto tudo reparte-se praticamente um pouco por todos, alguns deles com maiores responsabilidades.

Parece-me existir gente com interesses económicos neste país que ano após ano incendeiam para benefício próprio.

Depois, existe falta de prevenção por parte de muitos proprietários de terrenos, que não são limpos, e muitos deles são do próprio estado.

O terceiro fator é falta de meios do estado.Não existem meios para tudo.

Outro ponto, é a plantação do eucalipto. Acho que deve rever-se a continuação da plantação em massa desta espécie.

Por ultimo, juntamos a isto tudo, as condições meteorológicas.


Porque e que se acabou com os guardas florestais? Passou de moda? É uma coisa do passado? Não entendo. Existem coisas do passado, que nunca passam de moda, e que continuariam a ser eficazes.
 

StrecherBearer

Tribuna
25 Julho 2018
3,703
3,772
Conquistas
1
Leiria
  • Bobby Robson
Chamem-me o que quiserem mas era cortar as mãos a estes filhos da puta que pegam fogo de propósito.

A lei tem de ser revista. Não podemos tratar isto como delitos menores quando há vidas em risco.
20 anos para estes cabrões numa cela virada a sul sem arejo.
Concordo, qualquer incendio posto devia ser considerado tentativa de homicidio e no caso de haver mortes homicidio premeditado.
 

Sonic

Bancada central
13 Fevereiro 2024
1,108
1,891
Óbvio que é mão humana. Mas onde estão as dúvidas?
Isto lembra-me uma cena triste de ha uns anos. Penso que foi no Verao 2008.

Estava de férias em Portugal e num certo dia de agosto estava com uns amigos e uns primos a beber umas cervejas e a andar a sair da aldeia de onde a minha familia é. Iamos até à vila para um bar/discoteca e tal. Quando chegamos na estrada à saida da aldeia (iamos a pé pra festa nessa noite), decidimos parar para mandar mais uns goles. Estavamos jeitosinhos. Era meia noite/uma da manha. Nao me recordo com precisao.

A dada altura, ao longe, vejo uma pessoa com uma t-shirt branca atravessar a estrada de um lado para o outro em passo digamos que acelerado. Estava para ai a uns 200m mais acima na estrada. So eu o vi porque estava virado para esse lado. Naquele instante, um gajo nem faz grande caso embora tenha tido um feeling momentaneo de estranheza por aparecer um gajo assim sozinho do nada a essa hora.

Passam uns minutos a malta continua a conversar e tal e começo a ver uma luzinha ao longe no lugar onde uns minutos antes tinha vista aquela pessoa de branco. Inicialmente achei que fosse um poste de luz noturno. Ao longe e de noite aquilo parecia um ponto branco.
Como sou muito observador e de feelings, mal larguei o olhar dali porque estava a achar bizarro. Aquilo ao longe parecia estar a "mexer" um bocado.
Até que passados uns 2 minutos, aquilo começa a alastrar de forma clara. Ai percebi que era o inicio de um foco de incendio.
Berrei para um primo meu "olha ali" e desatamos a correr até lá. Batemos à porta da casa que estava mesmo ao lado do foco para acordar aquela gente (que salvo erro até sao primos distantes ou nao sei quê) e pedir uma mangueira ou o crl. E lá acabamos por apagar aquilo porque ainda era pequeno.
Nao houve desgraça porque por pura sorte paramos sem razao nenhuma ali perto em vez de seguirmos caminho e depois topei aquilo ao longe por puro feeling por conta da pessoa que tinha visto minutos antes atravessar a estrada assim do nada.

E depois? Coincidencia das coincidiencias, aparece um carro (o unico que passou naqueles 10/15 minutos) e lá dentro estava um gajo que era/é da aldeia (pessoa que de resto nao inspira grande confiança), com uma t-shirt branca vestida e a perguntar com um ar quase abatido "está tudo bem por aqui? que é que aconteceu?".

Essa merda ficou-me na retina na altura. So falei com os meus pais e com uns primos muito chegados e nem sequer foi logo nesse verao salvo erro. E foi so mesmo assim conversa trivial. Um "contar de historias". No final aquilo ficou por ali porque logicamente eu nao fui à esquadra dizer aos gajos "olha esse gajo tentou chegar fogo esta noite ali em tal lugar". Embora eu tenha a convicçao absoluta de quem foi o autor a verdade é que nao tinha provas cabais. E aquilo morreu logo ali, nao houve incendio. Mas foi por um triz...

Entretanto, muitas historias ouvi e é bastante obvio que a maioria dos incendios sao fogo posto. Ha interesses atrás disso. E nao sao necessariamento "obscuros". Muitas vezes é gente que quer/precisa de trabalhar para ganhar o dele...
O problema é profundo infelizmente.
 

Edgar Siska

藍白軍最強
9 Julho 2016
71,118
122,050
Conquistas
8
Ao pé da praia
  • Alfredo Quintana
  • Maio/21
  • Junho/22
  • Agosto/22
O céu aqui no Porto está assustador, não me recordo de o ver assim
Mano parece uma cena saída de um filme pós-apocalíptico.
Eu quando saí de casa de manhã estava a ver se vinham zombies, ou exterminadores futuristas, porque era a sensação que dava.

E piorou até agora de tarde.

E o cheiro a mato queimado é por demais.
 

Ruben1893

Neste clube,é impossível pensar que não é possível
24 Julho 2019
83,839
194,685
Conquistas
33
  • Reinaldo Teles
  • Alfredo Quintana
  • Fernando "Bibota" Gomes
  • André Villas-Boas
Mano parece uma cena saída de um filme pós-apocalíptico.
Eu quando saí de casa de manhã estava a ver se vinham zombies, ou exterminadores futuristas, porque era a sensação que dava.

E piorou até agora de tarde.

E o cheiro a mato queimado é por demais.
Parece mais aqueles filmes onde saltas de cidade em cidade até chegares ao México

E no México está sempre o céu amarelo
 

Dragaoinvicto

Bancada central
3 Maio 2024
1,041
1,875
Conquistas
5
  • André Villas-Boas
  • José Maria Pedroto
  • Bobby Robson
  • Deco
Isto lembra-me uma cena triste de ha uns anos. Penso que foi no Verao 2008.

Estava de férias em Portugal e num certo dia de agosto estava com uns amigos e uns primos a beber umas cervejas e a andar a sair da aldeia de onde a minha familia é. Iamos até à vila para um bar/discoteca e tal. Quando chegamos na estrada à saida da aldeia (iamos a pé pra festa nessa noite), decidimos parar para mandar mais uns goles. Estavamos jeitosinhos. Era meia noite/uma da manha. Nao me recordo com precisao.

A dada altura, ao longe, vejo uma pessoa com uma t-shirt branca atravessar a estrada de um lado para o outro em passo digamos que acelerado. Estava para ai a uns 200m mais acima na estrada. So eu o vi porque estava virado para esse lado. Naquele instante, um gajo nem faz grande caso embora tenha tido um feeling momentaneo de estranheza por aparecer um gajo assim sozinho do nada a essa hora.

Passam uns minutos a malta continua a conversar e tal e começo a ver uma luzinha ao longe no lugar onde uns minutos antes tinha vista aquela pessoa de branco. Inicialmente achei que fosse um poste de luz noturno. Ao longe e de noite aquilo parecia um ponto branco.
Como sou muito observador e de feelings, mal larguei o olhar dali porque estava a achar bizarro. Aquilo ao longe parecia estar a "mexer" um bocado.
Até que passados uns 2 minutos, aquilo começa a alastrar de forma clara. Ai percebi que era o inicio de um foco de incendio.
Berrei para um primo meu "olha ali" e desatamos a correr até lá. Batemos à porta da casa que estava mesmo ao lado do foco para acordar aquela gente (que salvo erro até sao primos distantes ou nao sei quê) e pedir uma mangueira ou o crl. E lá acabamos por apagar aquilo porque ainda era pequeno.
Nao houve desgraça porque por pura sorte paramos sem razao nenhuma ali perto em vez de seguirmos caminho e depois topei aquilo ao longe por puro feeling por conta da pessoa que tinha visto minutos antes atravessar a estrada assim do nada.

E depois? Coincidencia das coincidiencias, aparece um carro (o unico que passou naqueles 10/15 minutos) e lá dentro estava um gajo que era/é da aldeia (pessoa que de resto nao inspira grande confiança), com uma t-shirt branca vestida e a perguntar com um ar quase abatido "está tudo bem por aqui? que é que aconteceu?".

Essa merda ficou-me na retina na altura. So falei com os meus pais e com uns primos muito chegados e nem sequer foi logo nesse verao salvo erro. E foi so mesmo assim conversa trivial. Um "contar de historias". No final aquilo ficou por ali porque logicamente eu nao fui à esquadra dizer aos gajos "olha esse gajo tentou chegar fogo esta noite ali em tal lugar". Embora eu tenha a convicçao absoluta de quem foi o autor a verdade é que nao tinha provas cabais. E aquilo morreu logo ali, nao houve incendio. Mas foi por um triz...

Entretanto, muitas historias ouvi e é bastante obvio que a maioria dos incendios sao fogo posto. Ha interesses atrás disso. E nao sao necessariamento "obscuros". Muitas vezes é gente que quer/precisa de trabalhar para ganhar o dele...
O problema é profundo infelizmente.
Graças a Deus que vocês estavam naquele local, podia ter sido uma desgraça, inclusive para as pessoas que viviam ali perto.
 

Edgar Siska

藍白軍最強
9 Julho 2016
71,118
122,050
Conquistas
8
Ao pé da praia
  • Alfredo Quintana
  • Maio/21
  • Junho/22
  • Agosto/22
Entretanto, muitas historias ouvi e é bastante obvio que a maioria dos incendios sao fogo posto. Ha interesses atrás disso. E nao sao necessariamento "obscuros". Muitas vezes é gente que quer/precisa de trabalhar para ganhar o dele...
O problema é profundo infelizmente.
Sim e sim.
Infelizmente a grande maioria dos fogos postos é por interesses económicos.